O Google acabou de entrar no mercado de IPTV com o YouTube TV e, se você mora em Nova York, Los Angeles, San Francisco Bay Area, Chicago ou Filadélfia, pode se inscrever hoje. O motivo da disponibilidade limitada é que o YouTube TV visa solucionar uma das maiores deficiências dos serviços de IPTV existentes: os canais locais.
Serviços como Sling TV e DirecTV Now se concentram principalmente nas redes de cabo disponíveis nacionalmente (embora alguns canais locais estejam disponíveis em determinados mercados), mas o YouTube TV também oferece uma ampla variedade de canais locais, incluindo ABC, CBS, FOX, NBC e o CW. A complexidade do acesso de licenciamento a esses canais locais significa que apenas pessoas fisicamente localizadas nas cidades acima mencionadas podem se inscrever no serviço, embora o Google ainda esteja trabalhando na expansão do acesso a mercados adicionais.
Canais e Preços
Se você mora em um desses mercados, no entanto, verá que o YouTube TV oferece um valor atraente em comparação com seus concorrentes. Como os outros serviços de IPTV, o YouTube TV tem um custo mensal inicial (atualmente US $ 35 por mês) que você ingressa ou cancela a qualquer momento, sem contratos ou outros compromissos. Ao contrário da maioria dos outros serviços de IPTV, no entanto, o YouTube TV tem apenas um plano com cerca de 40 canais ao vivo e acesso aos Originais Vermelhos do YouTube. Além dos canais incluídos, os usuários podem se inscrever opcionalmente no Showtime ou no Fox Soccer Plus por US $ 11 ou US $ 15 por mês, respectivamente.
Ainda existem algumas limitações, no entanto. Alguns mercados como o nosso em Los Angeles estão sem a CW, então você deve verificar a disponibilidade do canal para o seu mercado. Existem também algumas grandes omissões no pacote de canais mais amplo, incluindo canais populares como HGTV, AMC, TBS e Nickelodeon, todos os quais podem ser encontrados em outros serviços, embora geralmente como parte de um pacote mensal com preço mais alto.
DVR
Apesar das advertências sobre o canal, o YouTube TV oferece outro grande recurso que o diferencia de muitos concorrentes: um DVR gratuito e bastante funcional. Ao usar o DVR com programas de TV, basta clicar no pequeno ícone de mais ao lado da lista e, em seguida, todas as exibições de cada episódio desse programa serão “gravadas” e adicionadas à sua biblioteca de DVR.
A princípio, ficamos preocupados com a falta de controle sobre as configurações do DVR, como você pode encontrar com o TiVo ou o DVR da sua empresa de cabo (por exemplo, “passe de temporada” ou “gravar apenas novos episódios”), mas rapidamente percebemos que isso não acontece ' não importa. Com o YouTube TV, você tem espaço de gravação ilimitado e "sintonizadores" ilimitados, para que não haja conflitos de gravação ou limitações de armazenamento. Assim, você pode adicionar programas à sua fila do DVR livremente e ter tudo guardado para assistir mais tarde, sem se preocupar em perder espaço. Esse método funciona muito bem tanto para acompanhar os programas atuais quanto para descobrir programas antigos. Por exemplo, se você adicionar um programa frequentemente distribuído como How I Met Your Mother à sua fila de DVR, terá várias temporadas prontas para assistir depois de algumas semanas.
Além de "gravar" todas as transmissões ao vivo de um programa específico, o Google se uniu às redes para oferecer acesso instantâneo ao conteúdo transmitido também. A maioria das redes oferece versões de streaming de seus programas populares por meio de sites e aplicativos. Se você optar por "gravar" um programa que também esteja disponível em uma dessas plataformas oficiais de streaming, você receberá a versão de streaming. O benefício dessa abordagem é que você obtém acesso instantâneo a versões de alta qualidade de todos os episódios disponíveis para streaming. A desvantagem, no entanto, é que essas versões de streaming são as mesmas que você obteria se fosse diretamente ao site ou aplicativo da rede, o que significa comerciais inimagináveis.
Ao assistir a seus programas gravados por meio do DVR de TV do YouTube, você terá a maioria dos benefícios de um DVR ou TiVo típico de uma empresa de cabo, incluindo pausar, pular e avançar rapidamente. O avanço rápido é alcançado por meio de um controle deslizante que você arrasta, mas você não pode avançar rapidamente em programas que não gravou (ou seja, as versões de streaming discutidas acima). Então, se você acha que pode estar interessado em um programa, basta configurá-lo para gravar. Você tem espaço ilimitado e as gravações permanecerão na sua biblioteca de DVR por 9 meses. Demorou um pouco para se acostumar, mas nos sentimos liberados ao ponto em que começamos a gravar tudo e decidimos o que assistir mais tarde.
Opções de visualização
Por fim, apesar dos benefícios do YouTube TV em comparação com seus concorrentes, ele tem uma enorme desvantagem: suporte a dispositivos. É claro que o YouTube TV está disponível no Android e iOS, e você também pode assistir pela Web em seu laptop ou desktop, mas a única maneira de assistir atualmente na TV da sala de estar é através do Chromecast, o dispositivo de mídia top de linha do Google . Não há suporte para outros decodificadores como Apple TV, Roku ou Amazon Fire TV.
Claro, você sempre pode conectar seu laptop à sua TV via HDMI ou usar um HTPC dedicado, mas essas soluções geralmente não são tão fáceis de usar quanto os dispositivos de mídia dedicados mencionados anteriormente e não têm a mesma probabilidade de passar na “aceitação conjugal” Isso faz do YouTube TV uma ótima opção para usuários que assistem a maior parte do conteúdo de vídeo em seus telefones, tablets e laptops, mas não necessariamente ideal para aqueles que ainda desfrutam de uma experiência tradicional de visualização na sala de estar.
Pensamentos finais
No geral, consideramos o YouTube TV um bom começo para o Google. Ele apresenta alguns recursos novos para o crescente setor de IPTV e oferece o mesmo modelo de baixo custo e cancelamento a qualquer momento que desejarmos. Mas o YouTube TV também apresenta grandes desvantagens em termos de seleção de canais e suporte a dispositivos. Embora esperemos e esperemos que esses dois problemas sejam resolvidos daqui para frente, os benefícios do YouTube TV são irrelevantes para quem deseja assistir via Apple TV ou para quem é viciado em HGTV, por exemplo.
Mas, como outros serviços de IPTV, o YouTube TV tem uma avaliação gratuita e sem risco, para que você possa se inscrever e experimentar gratuitamente por 30 dias para ver se os benefícios do serviço superam suas desvantagens. Para uma discussão completa sobre o YouTube TV, confira o Episódio 787 do The HDTV e Home Theater Podcast .