Assim que você abre seu navegador, toda a sua atividade online pode ser (e está sendo) rastreada. Os sites que você visita, as coisas que você compra online e os serviços nos quais você faz login. A navegação privada pode ajudá-lo a manter essas informações para si mesmo.
Mesmo que você pense que não se importa, pode haver muitos motivos para você querer permanecer anônimo. Eles nem sempre são os óbvios, como impedir que outras pessoas vejam seu histórico de navegação e aprendam o que você faz online. Talvez você queira impedir que sites como o Facebook usem essas informações para adequar seus anúncios a você.Ou não quer se preocupar em sair ao usar um computador público.
No entanto, não pense que assim que você ativar o modo de navegação privada, isso garante que você não está sendo gravado. Com o recurso de navegação privada do Safari, você pode usar o Terminal para acessar facilmente todos os sites que visitou.
Vamos dar uma olhada em como fazer isso e como se livrar dessas informações para sempre.
Como ativar a navegação privada no Safari
Se você nunca usou o recurso de navegação privada do Safari antes, veja como ativá-lo.
- Abra o navegador Safari.
- Escolha Arquivo > Nova Janela Privada. Você notará que na janela privada a barra de endereços está mais escura.
- Para abrir uma nova guia privada, pressione Command + T. Qualquer nova guia que você abrir nesta mesma janela também usará a navegação privada.
Se você deseja definir a navegação privada do Safari como uma opção padrão, pode fazê-lo nas configurações.
Vá para Preferências e escolha Geral. Na guia, encontre Safari abre com menu e clique em Uma nova janela privada.
O que a navegação privada do Safari faz e não faz
Antes de chegar ao lado prático das coisas, é importante aprender o que significa navegação privada. Além de como exatamente ele protege sua privacidade quando você usa o navegador Safari.
O que o recurso de navegação privada do Safari faz
Embora esse recurso não ofereça total privacidade, a navegação privada minimiza a pegada digital que você deixa online.
Entre os impactos positivos da navegação privada no Safari estão os seguintes:
- Seu histórico de navegação não pode ser encontrado na aba de histórico do Safari.
- Não preenche automaticamente nomes de usuário ou senhas que você salvou anteriormente no navegador.
- Não salva novas senhas inseridas em sites durante a navegação.
- Limita os irritantes cookies de rastreamento que alguns sites tentam anexar a você.
Coisas que a navegação privada não esconde
Claro, você não deve confiar totalmente no Safari com sua privacidade. Simplesmente porque tem certas limitações. Algumas coisas que o recurso de navegação privada do Safari não esconde incluem:
- Os favoritos que você salva em uma sessão privada ainda ficam visíveis quando você navega na web com a navegação privada desativada.
- Endereço IP do seu dispositivo.
- Se você estiver usando seu computador de trabalho e ele tiver um software de monitoramento instalado, ele ainda verá e registrará sua atividade online.
- Seu provedor de serviços de Internet ainda pode ver o que você faz online (e possivelmente vender essas informações).
Melhore sua privacidade usando comandos de terminal
Como mencionamos anteriormente, quando você usa a navegação privada do Safari, o recurso não armazena seu histórico de pesquisa na guia de histórico.
No entanto, há um local no seu computador onde você pode encontrá-lo. É o Terminal.
- Para encontrar o Terminal, vá para Aplicativos e depois para Utilitáriospasta em seu computador.
Depois de abrir o Terminal, execute este comando para ver a lista de sites visitados:
dscacheutil -cachedump -entries Host
Se você receber uma mensagem de erro como "Não foi possível obter detalhes do nó de cache", não se preocupe e pule para a seção abaixo para limpar o cache. Caso contrário, você obterá uma lista dos domínios dos sites visitados, com a seguinte aparência:
Chave: h_name :(domínio do site)ipv4 :1
No entanto, existe uma maneira de excluir essas informações.
Limpe seus rastros
O Terminal possui um comando que permite que você limpe esses sites armazenados de seu computador para sempre.
Abra o Terminal e digite o comando:
dscacheutil -flushcache
Isso praticamente “descarregará” todas as informações armazenadas do Terminal. Se você quiser ter certeza de que esses domínios desapareceram, tente executar o comando dscacheutil -cachedump -entries Host novamente. Desta vez, você verá um cache de serviço de diretório em branco.
Infelizmente, não há como automatizar isso. O que significa que não impedirá que o Terminal salve os domínios dos sites que você visitar no futuro. Portanto, você terá que fazer todo esse processo regularmente para manter seus registros limpos.
Navegação privada em outros navegadores
Safari é considerado um navegador obrigatório para usuários de Mac, pois vem pré-instalado em seu computador. Mas você pode estar usando outros navegadores alternativos, bem como, ou em vez do Safari.
Felizmente, não importa qual navegador você escolher, ele terá seu próprio recurso de navegação privada. Assim, você pode aprender como permanecer anônimo no Firefox, Chrome, Opera ou qualquer outro navegador que você usa.
Se você quiser levar as coisas para o próximo nível, é recomendável também usar ferramentas e extensões extras para melhorar a privacidade online.