Anonim

O que começou como rumores no final da semana passada se transformou em certeza no domingo, quando AllThingsD informou que o conselho do Yahoo aprovou um acordo de US $ 1, 1 bilhão em dinheiro para comprar a plataforma de blogs sociais Tumblr. O Yahoo deve anunciar publicamente o acordo, além de detalhar seus planos para o futuro das duas empresas, em um evento hoje em Nova York.

Atualização: A CEO do Yahoo, Marissa Mayer, confirmou oficialmente o acordo através de um post no Tumblr esta manhã. A empresa também divulgou um comunicado à imprensa.

Prometemos não estragar tudo. O Tumblr é incrivelmente especial e tem uma ótima coisa. Operaremos o Tumblr de forma independente. David Karp permanecerá CEO. O roteiro do produto, sua equipe, sua inteligência e irreverência permanecerão os mesmos, assim como sua missão de capacitar os criadores a fazer o melhor trabalho possível e colocá-lo na frente do público que eles merecem. Yahoo! ajudará o Tumblr a ficar ainda melhor, mais rápido.

O Yahoo não estava sozinho no seu interesse no Tumblr, fundado em 2007 pelo CEO David Karp e pelo ex-CTO Marco Arment. O Facebook, Google, Microsoft e Twitter fizeram ofertas para comprar o serviço em diferentes pontos ao longo de 2013.

Fundador do Tumblr David Karp

Como parte do acordo, Karp assumirá uma posição no Yahoo por pelo menos quatro anos e continuará administrando o Tumblr. Um ponto importante das negociações de venda foi a insistência de Karp de que o Yahoo adotasse uma abordagem "hands-off" do Tumblr, permitindo que ele continuasse sem a integração forçada da marca do Yahoo ou de outras propriedades do Yahoo.

Essas garantias da CEO do Yahoo, Marissa Mayer, não foram suficientes para acalmar os medos de milhares de usuários do Tumblr, que responderam aos rumores de aquisição com preocupação e raiva. Muitos usuários foram ao serviço no fim de semana para postar reações emocionais. “Eu realmente sinto as lágrimas nos meus olhos” e “Tchau, nunca mais entrando no Tumblr…” foram respostas típicas.

Outros decidiram simplesmente abandonar o serviço. O WordPress, uma plataforma de blogs concorrentes, permite que os usuários mudem de outro serviço e importem suas postagens no blog. Normalmente, entre 400 e 600 postagens são importadas a cada hora, mas Matt Mullenweg, CEO do WordPress, afirmou ontem à noite que a taxa horária de importações saltou para mais de 72.000 após as notícias do Yahoo-Tumblr.

Quanto aos planos do Yahoo para o serviço, pouco se sabe até agora além do desejo da empresa de alcançar uma população mais jovem. As lutas da empresa nos últimos anos a deixaram fora da periferia de uma nova geração de usuários online. Como evidenciado por algumas postagens no serviço, muitos usuários do Tumblr nem sabem o que é o Yahoo.

De acordo com AllThingsD , "o Yahoo está buscando reforçar seu forte conjunto de ofertas de mídia existentes para atrair uma população diferente e também entrar no espaço social por meio de soluções de software baseadas no consumidor, elegantes e fáceis de usar".

Marissa Mayer, CEO do Yahoo

O acordo é o maior da empresa desde que a ex-executiva do Google Marissa Mayer assumiu o cargo de CEO em julho passado. Também pode ser o acordo que faz ou quebra seu mandato e o futuro da empresa. Fontes familiarizadas com os planos do Yahoo de comprar o Tumblr disseram que Mayer sabia que o acordo seria "a aposta no que sua estratégia está avançando para o Yahoo".

Se nada mais, o acordo trará um fluxo de tráfego, principalmente jovem, para os livros do Yahoo. O Tumblr foi visitado por 117 milhões de usuários em abril, e a empresa anuncia que hospeda 50, 9 bilhões de posts em 108, 6 milhões de blogs.

A receita é outra questão. Como muitas startups, a empresa achou difícil incorporar publicidade sem alienar sua base de usuários. Tentativas recentes de introduzir publicidade no lado de criação de blogs do serviço produziram resultados modestos até agora. A empresa reportou US $ 13 milhões em receita no ano passado, e afirma que poderia chegar a US $ 100 milhões este ano, à medida que os esforços de geração de receita continuem sendo lançados.

Se o Yahoo conseguir gerenciar com êxito a integração da base de usuários do Tumblr em sua linha de propriedades estabelecida, no entanto, a receita gerada pelo Tumblr será insignificante em comparação aos benefícios mais amplos da antiga propriedade online. Prenunciando o acordo da empresa com o Tumblr na semana passada na Conferência Global de Tecnologia do JP Morgan, o diretor financeiro do Yahoo, Ken Goldman, disse à platéia que um dos desafios da empresa é "uma demografia envelhecida". Chegando à cobiçada demografia 18 a 24, uma prática do qual o Yahoo "se afastou por alguns anos", poderia tornar a empresa "legal de novo".

Mas a compra de um serviço popular preenchido com usuários que desconfiam do Yahoo será um grande desafio para a empresa. Uma fonte do Yahoo conversando com a AllThingsD resumiu sucintamente a abordagem da empresa: “Seremos muito cuidadosos aqui.” Outra fonte do Tumblr acrescentou: “Esta será uma dança muito delicada, já que muita coisa pode dar errado se for feita sem cuidado. "

Os investidores aparentemente estão esperando ouvir mais do Yahoo oficialmente antes de fazer julgamentos sobre as notícias. As ações da empresa (YHOO) mantêm-se estáveis ​​nas negociações de pré-mercado, uma queda de 0, 23% no momento deste artigo.

Yahoo aposta em compra de US $ 1,1 bilhão no Tumblr