A velocidade de carregamento da bateria pode diminuir por vários motivos. Às vezes, é causada por problemas de hardware e mau funcionamento, enquanto outras é devido a erros e bugs do software. Continue lendo para descobrir como solucionar problemas de carregamento lento no Xiaomi Redmi Note 4.
Verifique a bateria
As modernas baterias de íon de lítio têm uma vida útil limitada. Dependendo da qualidade e do fabricante, eles geralmente duram entre 300 e 500 ciclos completos. Além desse ponto, as baterias dos smartphones começam a se deteriorar e a perder capacidade.
O carregamento mais lento é um dos efeitos colaterais da deterioração da bateria. Para determinar se sua bateria está pronta para a aposentadoria, considere quantas vezes você a recarregou. Se a resposta estiver no intervalo de 300 a 500 ou mais, talvez seja necessário comprar um novo.
Verifique o cabo e o carregador
Independentemente da marca do smartphone, sempre use os carregadores e cabos originais que o acompanham. Eles são feitos especificamente para o seu telefone e representam a melhor e mais segura maneira de carregá-lo. Se você estiver usando um carregador de terceiros (ou a porta USB do seu PC) com o Redmi Note 4, volte ao original.
Danos físicos no hardware também podem causar problemas de carregamento. Verifique também o cabo e o carregador quanto a danos. Além disso, verifique a porta USB do seu telefone e limpe qualquer sujeira e detritos que possam estar lá. Se o carregador e o cabo estiverem OK e a porta de carregamento estiver limpa, é hora de mudar para a solução de problemas do software.
Carregar no modo de segurança
A primeira coisa que você deve tentar é carregar no modo de segurança. No modo de segurança, muitas das funções e aplicativos avançados que drenam a bateria são desativados, permitindo que a bateria recarregue mais rapidamente. Se você suspeita que aplicativos que consomem muita energia estão causando o problema, veja como alternar para o modo de segurança:
-
Desligue o telefone.
-
Pressione o botão “Power” e segure-o até o logotipo Xiaomi aparecer na tela.
-
Solte o botão “Power” e pressione o botão “Diminuir volume”. Mantenha-o pressionado até a mensagem “Modo de segurança: LIGADO” aparecer na tela.
-
Para sair do modo de segurança, repita as etapas 1-3. Desta vez, você deve receber a mensagem "Modo de segurança: DESLIGADO".
Restauração de fábrica
Você também pode tentar redefinir a fábrica. Você pode fazer isso desligando o telefone e pressionando e mantendo pressionados os botões “Ligar” e “Aumentar volume” para ativar o menu de reinicialização. A outra rota leva pelo aplicativo "Configurações". Para redefinir seu telefone através do aplicativo "Configurações", siga estas etapas:
-
Desbloqueie o telefone.
-
Abra o aplicativo "Configurações" na tela inicial.
-
Entre na seção "Configurações adicionais".
-
Toque na guia "Backup e redefinição".
-
Entre na seção "Redefinição de dados de fábrica".
-
Toque no botão "Redefinir telefone".
-
Aguarde o processo terminar.
Atualize o SO
Você também pode tentar atualizar seu sistema operacional. Você pode fazer isso através do Mi PC Suite ou, se você não tiver um PC em mãos, através do aplicativo "Configurações". Veja como fazer isso através do aplicativo "Configurações":
-
Desbloqueie o seu telefone.
-
Inicie o aplicativo "Configurações".
-
Abra a seção "Sobre o telefone".
-
Vá para "Atualização do sistema".
-
Em seguida, toque no botão "Verificar atualizações".
-
Se houver uma versão mais recente do MIUI, seu telefone será atualizado.
Conclusão
Os métodos explicados nesta redação devem evitar problemas em pouco tempo. Se, no entanto, os problemas com o carregamento persistirem, considere levar o seu Xiaomi Redmi Note 4 a uma oficina.