Com tantas opções diferentes disponíveis para roteadores sem fio disponíveis hoje em dia, pode ser difícil decidir qual hub de rede é ideal para você e sua casa. Embora algumas ofereçam velocidades incrivelmente rápidas por um preço igualmente alto, às vezes a resposta nem sempre é “mais cara é automaticamente melhor” quando se trata de fatores diferentes, como o plano de banda larga pelo qual você paga, o número de pessoas que estão se conectando a qualquer momento hora e os aplicativos específicos que você planeja usar na rede.
Então, qual roteador é uma correspondência feita para você? Leia mais para descobrir.
Quanto você deve gastar?
Como qualquer produto de tecnologia no mercado, os roteadores têm dezenas de modelos e sabores diferentes, todos com preços muito diferentes. Para todo iPhone 6S Plus com 128 GB de espaço, há um iPhone 5C com 16 GB e para todo Netgear Nighthawk X8 (US $ 360 USD), existe um Netgear R6250 (US $ 99) que pode ser quase tão bom quanto um trabalho por menos de 1/3 do preço, dependendo de como você planeja usá-lo.
Realisticamente, a quantia que você perde em seu próximo roteador não deve se basear apenas na ideia de que "mais caro significa melhor", porque é dividido caso a caso. Use apenas a Internet doméstica para fazer alguma navegação leve na Web ou verificar as notícias uma ou duas vezes por dia? O R6250 seria mais do que bem equipado o suficiente para lidar com o trabalho, e você seria capaz de lançar um pouco de streaming de Netflix em 1080p na mixagem sem se preocupar.
Se você está em uma casa grande, precisa de muito alcance e precisa da latência mais baixa possível para a próxima sessão de fragilidade no Battlefield 4, pense em olhar para o X8 simplesmente porque suas antenas grandes, processador interno mais rápido e Os recursos garantirão que você não derrube um quadro durante a próxima disputa de embreagem. A quantia gasta no seu roteador não deve depender tanto do seu orçamento, como também do número de dispositivos necessários para suporte, que tipos de receptores cada um possui e quantos recursos eles podem se conectar no primeiro lugar.
Entendendo seu ambiente
Uma questão importante que as pessoas encontram em determinados roteadores é que, com tantos dispositivos diferentes conectados através de diferentes canais e bandas sem fio, as linhas podem rapidamente ficar atoladas. Poucos consumidores sabem disso, mas dispositivos frequentemente desatualizados (como um iPhone 4 ou um laptop antigo) podem diminuir a velocidade dos outros dispositivos conectados a uma única banda sem fio, devido a um fenômeno conhecido como "congestionamento de rede".
Por exemplo, embora o 5Ghz seja melhor em obter uma conexão estável em faixas mais curtas, nem todos os dispositivos móveis possuem receptores preparados para aproveitar ao máximo tudo o que podem fazer. Não apenas isso, mas se você não tomar cuidado com o gerenciamento de quais dispositivos estão em qual banda, pode acabar rapidamente que todos os dispositivos em sua casa estão conectados à banda de 2, 4 Ghz (diminuindo a velocidade), enquanto o espectro de 5 Ghz fica totalmente vazio.
Recursos como o Smart Connect, que você encontrará no novo roteador AC3200 da D-Link, são um remédio para esse problema, examinando automaticamente cada dispositivo individual quanto à distância do roteador, a potência do receptor e os aplicativos que ele está tentando usar. dividindo o tráfego da banda de acordo. Isso também pode ser feito manualmente, alterando as configurações da Internet no próprio roteador, embora o processo de configurar tudo corretamente ainda possa ser trabalhoso para quem não sabe o que está fazendo desde o início.
Outro fator importante a ser lembrado é que, mesmo que você compre um roteador caro, se ainda estiver com DSL ou com um plano de Internet a cabo de baixo custo, os roteadores de alto padrão realmente não serão tão bons quanto você pode ter esperança. Por exemplo, o Ac3200 é classificado para atingir velocidades acima de 1300Mbps em uma única banda, mas se sua assinatura de banda larga transmitir apenas até 100Mbps no total, isso representa apenas 1/15 da produção teórica do roteador, ou seja, - muito dinheiro desperdiçado (e potencial).
Sempre que você for comprar o próximo roteador, verifique se sua conexão com a Internet está preparada para lidar com o que ele pode oferecer. Se você estiver apegado a um plano mais lento, não gaste mais do que o necessário e, se tiver fibra ótica, precisará acessar os níveis mais altos do nível de preços para obter todas as quedas de desempenho da sua rede na qual você está inscrito.
Então, que tipo de roteador é ideal para você?
Bem, como você pode ver acima: tudo depende de como planejar usá-lo e de onde.
Se você mora em um complexo de apartamentos lotado com muitos hubs de rede vizinhos, obviamente pegar um roteador que possa se comunicar no espectro de 5 Ghz será um item obrigatório. Dito isto, muitos dispositivos móveis e laptops mais antigos não estão equipados para receber o sinal de 5 Ghz, por isso é importante garantir que, se você pretende colocar uma moeda extra no seu hub para obter a funcionalidade adicional, você poderá realmente utilizar em primeiro lugar.
A maioria dos roteadores avançados lançados em 2015 está preparada para tirar proveito dos novos serviços de Internet, como a próxima implantação do Google Fiber (1Gbps para cima / baixo simultaneamente), mas mesmo assim poderá levar anos até vermos a fibra óptica em todos os principais cidade em todo o país. Isso significa que, por enquanto, é mais provável que você escolha um roteador que esteja no meio da estrada no que diz respeito aos custos, com energia suficiente para impedir que sua família feliz por esperar o temido símbolo de "buffering" no Netflix, mas não é tão exagero que tudo o que você acaba enfrentando é uma enorme angústia de um hub de rede que serve apenas para metade dos recursos com os quais foi instalado.