Anonim

Agora que você sabe o que um roteador faz e qual o tipo certo para você, graças aos nossos dois guias úteis sobre o assunto, é hora de se aprofundar no último tópico de todos: personalização. Muitas pessoas não sabem disso, mas hoje em dia, se você não gosta da maneira como o roteador está configurado como padrão ou sente que estão faltando alguns recursos vitais, você pode realmente instalar seu próprio firmware personalizado que vem com todos os os sinos e assobios que você deseja.

Mas como essas instalações personalizadas funcionam e elas realmente trazem benefícios sobre o painel de um roteador padrão? Leia mais para descobrir.

Qual é o objetivo?

Logo de cara, ajuda a saber por que você iria querer mexer no firmware do roteador em primeiro lugar. Embora a quantidade de funcionalidade disponível em roteadores mais recentes, como D-Link, Netgear, Cisco e Linksys, esteja aumentando a cada dia, ainda há toda uma gama de configurações ocultas que os entusiastas da rede hardcore sabem que só estão disponíveis em firmware de design personalizado como Tomate ou Open WRT.

D-Links quer combinar Tomato com um roteador cor de tomate

Como instalar o Linux em uma máquina que normalmente usa OSX, o firmware personalizado abre todos os cantos da verdadeira capacidade de um roteador, dando ao usuário maior controle sobre tudo, desde a maneira como o recurso VPN direciona qualquer tráfego de entrada ou saída até opções de overclock que permitem maximizar o alcance e a potência do seu hub de rede até o limite absoluto.

O firmware personalizado oferece o controle que você deseja sobre sua experiência de rede sem fio, além de fornecer uma variedade maior de configurações quando se trata de operações vitais, como a criação de regras de firewall ou o bloqueio do servidor de mídia com criptografia AES de 256 bits.

Um Peg quadrado em um buraco redondo

Mas para cada roteador, há um tipo diferente de firmware personalizado projetado para ser executado no lugar do painel que ele já possui. Se você instala DD-WRT, Tomato ou Open WRT, tudo depende do modelo do dispositivo que você possui, bem como do tipo de funcionalidade que você deseja alcançar que o seu roteador atual ainda não possui.

Se isso parece com sua idéia de diversão, DD-WRT pode ser o ajuste perfeito

A atualização para firmware desconhecido pode ser uma perspectiva perigosa para alguém que não sabe o que está fazendo, e combinar o modelo com o firmware personalizado apropriado é a parte mais importante de começar com o pé direito. Se você precisar descobrir que tipos de software personalizado existem ou o que você pode instalar de acordo com o modelo do seu dispositivo, visite qualquer um dos três links respectivos acima para pesquisar em cada site se o seu roteador deve ou não é compatível.

Por fim, se você sente que está preparado para a tarefa e tem um hub WiFi que fará o trabalho, mas ainda não tem certeza se o firmware personalizado vale a pena, as pessoas por trás do DD-WRT foram gentis o suficiente para fornecer sua própria maquete em HTML5 do que você poderia esperar do seu roteador se você executasse o firmware. Você pode usar esta ferramenta para navegar, comparar os recursos de um firmware personalizado com o que o seu roteador já cuida e verificar se o switch valeria a pena para suas necessidades específicas.

O firmware personalizado pode não ser para todos, mas o grande número de ajustes e configurações personalizáveis ​​que ele adiciona ao seu WiFi é certamente suficiente para atrair qualquer pessoa interessada em ter a máxima flexibilidade em sua rede doméstica.

Guia de rede sem fio - o que é firmware personalizado?