Anonim

Todos sabemos que as guerras do sistema operacional continuarão até o fim dos tempos. Você terá os caras do Windows entrando sem entusiasmo no campo de batalha em seus ternos e gravatas. Os caras da Apple cambaleando para o campo de batalha com roupas de arco-íris cheirando a cânhamo. E os caras do Linux tropeçarão nos protetores de bolso.

Certo, acabei de alimentar o debate. Novamente! E propositalmente sim.

Agora estou fazendo as notícias técnicas semanais para um programa de rádio local. Eu estava conversando com o anfitrião e ele quer me receber em algumas semanas para, basicamente, ter uma discussão na rádio sobre qual sistema operacional é melhor. Ele me perguntou qual sistema operacional eu queria argumentar. Eu disse a ele que argumentaria pela Apple. Por quê? Porque eu uso.

Mas, isso me fez pensar sobre isso. Nessa discussão de rádio, vou ter que dar uma olhada no OS X como um louco (e vou). Mas, uma vez que tiro a camisa do arco-íris, reconheço totalmente que cada sistema operacional tem seus próprios prós e contras. Seria mais meu estilo ter uma discussão no ar onde falo sobre os três principais sistemas operacionais. Mas, talvez outro dia. Aqui na PCMech, no entanto, gostaria de dar minha opinião sobre isso.

Vamos levá-los um por um.

janelas

O Windows é o garoto grande da cidade, mas não necessariamente o mais legal. Usar o Windows é como se casar - você sabe onde está tudo, sem surpresas e, de alguma forma, fica apenas arrastando alguns pequenos tapa no rosto ao longo do caminho.

Prós:

  • Uploads de disponibilidade de software porque as pessoas assumem que você está usando o Windows, a menos que você diga o contrário.
  • Fácil de usar (na maior parte)
  • A Microsoft pode não ser rápida em grandes atualizações, mas é muito boa em corrigir o Windows rapidamente quando surgem problemas de segurança.
  • Vai funcionar com a mais ampla seleção de hardware, com exceção de nenhum.

Contras:

  • O Vista faz com que o sistema operacional Windows pareça estar chegando a um beco sem saída.
  • Lento nas principais atualizações. O Vista levou uma eternidade. O Windows 7 deve sair mais cedo.
  • Não possui os aprimoramentos de interface usufruídos pelos usuários do OS X e Linux (usando o Compiz)

Quem deve usar o Windows? Enterprise, porque a Microsoft é o rei nessa arena. Quanto aos consumidores, alguém realmente escolhe o Windows? É meio que vem no seu computador. Pessoas que desejam um computador fácil sem pagar por hardware premium vão usar o Windows. Os jogadores vão usar o Windows porque o DirectX facilita os jogos no Windows.

Apple OS X

A Apple, com seu marketing superior, coloca o Windows sobre os carvões diariamente na TV. Eles querem ser o novo garoto legal do quarteirão. E de muitas maneiras, é. Se você for a uma loja da Apple, há quase um sentimento de culto a respeito. Como se você fosse legal porque está na loja da Apple. Mas, no Kamp3r (que é frequente na nossa sala de bate-papo do PCMech LIVE), ter Mac é como se casar com um pré-nupcial, embora o resultado final seja o mesmo e custe o dobro.

Prós:

  • Sistema operacional verdadeiramente de 64 bits
  • O software OS X geralmente é melhor projetado para combinar com o que funciona e o que é mais fácil no seu fluxo de trabalho diário
  • Alto grau de estabilidade do sistema (sem dúvida, ajudou porque a Apple controla com tanta força o hardware que o OS X roda).
  • Muito software disponível (mas não tanto quanto o Windows). Mas você nunca vai querer.
  • Os preços do Leopard superam o Windows. Você ganha mais pelo seu dinheiro com o OS X - período.

Contras:

  • O hardware em que você executa o OS X (no Mac) é mais caro que o hardware do PC. É um ótimo hardware, mas certamente há um preço de entrada mais alto. E a Apple não oferece um sistema de torre de nível médio, algo pelo qual eu os incentivei.
  • Não há tantos jogos disponíveis para Mac neste momento.

Quem deve usar o OS X? Se você é uma pessoa que deseja um sistema que funcione e que não esteja constantemente lutando, vá para o Mac. Se você não estiver interessado em construir sua própria caixa, recomendo o Mac. Se você é um jogador, eu recomendo NÃO comprar um Mac. Se você é um jogador barato, também não vai usar o Mac.

OS X é o único sistema operacional que outros tentam emular. Você não encontrará software para o Mac para fazer com que o OS X pareça ou atue como Windows ou Linux. Você encontrará, porém, Linux e Windows com complementos para fazer com que pareça e atue mais como um Mac. Há uma razão para isso.

Linux

Ah, o amado Linux. Por último mas não menos importante. O Linux é como o Clay Aiken dos sistemas operacionais - começou como o idiota dos idiotas, mas continua tentando ser mais legal mudando o penteado. Dito com toda a honestidade, porém, o Linux compartilha de várias maneiras os benefícios do Windows e do Mac. Está ficando realmente atraente. Mas ele também vem com seu próprio conjunto de contras, remanescentes de sua história nerd.

Prós:

  • Verdadeiramente livre. Tudo sobre ele é de código aberto e gratuito. Isso significa que você pode personalizar o que quiser.
  • Usando o Compiz, o Linux é capaz de fazer colírio para os olhos, o que faria os usuários da Apple e do Windows babarem.
  • Escolha a distribuição e o software mais adequados para você. Você não está confinado com o que uma empresa disponibiliza.

Contras:

  • Não me importo com o que qualquer fanboy do Linux diz, em breve, você terá que entrar no temido Terminal para fazer algo. Isso significa a linha de comando. Que nojo. Todas as distribuições de Linux que eu já experimentei estavam na linha de comando em menos de uma hora.
  • O suporte a hardware não está no nível do Windows ou OS X. Isso significa que você estará procurando drivers e, se os encontrar, precisará usar o gerenciador de pacotes (se o driver puder ser encontrado lá) ou (como eu disse) entre na linha de comando e execute uma série impressionante de comandos sem sentido para instalar o driver.
  • Por não serem comerciais, alguns dos aplicativos disponíveis gratuitamente simplesmente não correspondem aos seus equivalentes comerciais. Você depende da comunidade de código aberto para criar seu software. Isso é bom e potencialmente ruim ao mesmo tempo.
  • Embora seja possível abrir qualquer formato de arquivo, você estará usando o software que a maioria dos outros nunca ouviu falar. Isso significa que o suporte virá da comunidade de usuários do Linux.

Quem deve usar o Linux? Se você tem um computador antigo do qual deseja usar, instale o Linux nele. Se você tem um espírito independente e um tanto contrário, use o Linux. Se você procura o computador mais barato, use o Linux. Se você quer um computador no qual não precise lutar, um computador no qual não precisará passar horas em fóruns procurando respostas, um computador no qual possa executar software comercial - não use o Linux.

Como Kamp3r coloca, o Linux é como se casar em uma igreja católica por um monge budista - com certeza ele funcionará muito bem, mas simplesmente não parece certo.

Conclusão

Sim, associei este artigo às minhas opiniões. Tenho certeza que muitos vão concordar, enquanto muitos outros não. E assim vai a natureza das guerras do sistema operacional.

Windows versus os x versus linux. traga os estereótipos!