Anonim

Embora o Windows 10 seja anunciado como a versão mais fácil do Windows para ser executada em computadores com poucos recursos e baixo poder de processamento, esse não é exatamente o caso.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

O Windows 10, assim como o Windows 7 e 8, vem com uma tonelada de serviços que são executados constantemente em segundo plano e drenam o poder de processamento. Algumas dessas verificações do sistema podem ser desativadas, mas outras continuam sendo executadas, independentemente das configurações que você alterou ou desativou.

O Windows Installer Worker do Modules é um serviço particularmente irritante de se lidar. As CPUs de médio porte podem ter uma taxa de uso de até 50% sem executar nada além dos serviços do Windows. E como essa função está relacionada às atualizações do Windows, essa verificação do sistema é realizada se você possui ou não uma conexão ativa com a Internet.

Veja como você pode reduzir a taxa de uso da CPU e melhorar o desempenho do seu sistema.

Esperar

Links Rápidos

  • Esperar
  • Desativá-lo
        • Abra a caixa de diálogo Executar ou a Caixa de pesquisa
        • Digite services.msc e pressione Enter
        • Procure pelo instalador do módulo do Windows
        • Clique duas vezes e mude de Automático para Manual
        • Em seguida, procure o Windows Update
        • Defina de Automático para Manual
        • Abra o seu painel de controle
        • Localize e abra a atualização do Windows
        • Clique em Alterar configurações no lado esquerdo da janela
        • Altere a configuração de Automático para a seguinte opção "Verifique se há atualizações, mas deixe-me escolher se deseja fazer o download e instalá-las"
        • Reinicie o sistema para verificar se as alterações ocorreram
  • Corrigir erros do TIWORKER.EXE
  • Alternativa de último recurso
        • Abra a caixa de diálogo Executar
        • Digite msconfig.exe e pressione Enter
        • Na guia Geral, selecione Inicialização normal
  • Um pensamento final

Por mais decepcionante que isso possa parecer, o Instalador de Módulos do Windows não trará sua CPU para sempre. Isso geralmente acontece apenas se você desabilitou parcialmente as atualizações ou se não instalou uma versão atualizada do Windows.

Se você tiver paciência para deixá-lo seguir seu curso, pode esperar até que o serviço instale todas as atualizações necessárias, enquanto estiver em segundo plano. Eventualmente, você deve observar que a taxa de uso da CPU cai para um valor ridiculamente baixo quando não há mais nada a atualizar.

Desativá-lo

  1. Abra a caixa de diálogo Executar ou a Caixa de pesquisa

  2. Digite services.msc e pressione Enter

  3. Procure pelo instalador do módulo do Windows

  4. Clique duas vezes e mude de Automático para Manual

  5. Em seguida, procure o Windows Update

  6. Defina de Automático para Manual

  7. Abra o seu painel de controle

  8. Localize e abra a atualização do Windows

  9. Clique em Alterar configurações no lado esquerdo da janela

  10. Altere a configuração de Automático para a seguinte opção " Verifique se há atualizações, mas deixe-me escolher se deseja fazer o download e instalá-las "

  11. Reinicie o sistema para verificar se as alterações ocorreram

Isso deve desativar a manutenção agendada e impedir que o Windows procure constantemente atualizações. Observe que, se você fizer isso, precisará verificar manualmente as atualizações do Windows de vez em quando. Isso é claro, o que você deve fazer se estiver interessado. Se você ativar o recurso de atualização automática novamente depois de um tempo, é provável que a taxa de uso da CPU dispare, especialmente em sistemas intermediários e mais lentos.

Corrigir erros do TIWORKER.EXE

Embora o método anterior deva ser uma solução válida para o alto consumo de recursos em um sistema Windows, às vezes alternar para atualizações manuais não é suficiente. O Instalador do Windows Modules Worker ainda pode estar esgotando muitos recursos se você tiver um erro no arquivo tiworker.exe.

Para corrigir isso, comece acessando o menu de solução de problemas. Digitar a palavra na Caixa de Pesquisa do Windows deve ser suficiente para encontrá-la.

Depois de entrar no menu, selecione Ver tudo para expandir a lista. Role para baixo até localizar Manutenção do sistema. Ative-o para permitir que o Windows realize uma verificação do sistema. Demora alguns minutos para concluir.

Alternativa de último recurso

Também é possível tentar executar uma inicialização limpa do seu sistema operacional. Para fazer isso, você deve usar a ferramenta Configurações da Microsoft.

  1. Abra a caixa de diálogo Executar

  2. Digite msconfig.exe e pressione Enter

  3. Na guia Geral, selecione Inicialização normal

Reinicie seu sistema e siga as instruções que aparecerem. Ao usar esse método, você removerá todos os arquivos temporários e indesejados do seu sistema. Isso pode ajudar a reduzir muito a taxa de uso da CPU, se nenhum dos métodos anteriores funcionou.

Observe que, após executar uma reinicialização limpa com esse método, outros serviços podem voltar às configurações padrão. Pode ser necessário acessar o Gerenciador de tarefas novamente para desativar a inicialização de serviços indesejados na inicialização. Como você deve saber, isso ajuda a acelerar o tempo de inicialização do Windows.

Um pensamento final

Embora a espera pelo trabalhador do instalador dos módulos do Windows termine todas as atualizações e verificações, pode demorar um pouco, ainda é recomendável que você permita que isso aconteça. Depois de instalar uma cópia nova do Windows, deixe o programa em execução por algumas horas e conclua todos os downloads.

Depois de instalar todas as atualizações e reiniciar o sistema, deixe o serviço executar mais algumas horas para concluir sua última verificação. Depois disso, se as taxas de uso da CPU e do disco ainda estiverem muito altas, continue para desativá-lo.

Depois de instalar todas as atualizações mais recentes, você não precisará usar o segundo método apresentado.

Trabalhador do instalador de módulos do Windows - causando alto uso da CPU