A versão mais recente do Windows Live Essentials, versão "2011", está disponível para download há um tempo. Nele está a opção de baixar a versão atualizada do Windows Live Mail.
Vou me concentrar no programa Mail, especificamente nas fontes, porque a Microsoft ainda não corrigiu isso e, de fato, piorou.
Estacionário é 100% desaparecido
O estacionário faz parte dos clientes de email gratuitos do Windows desde o Windows 98. Este é o primeiro em que simplesmente não existe.
Este eu posso entender por que ele recebeu o machado. Estacionário no Outlook Express, Windows Mail e Windows Live Mail sempre foi instável e nunca funcionou direito. Além disso, quase ninguém mais usa modelos personalizados no email. O Hotmail não possui e nem o Gmail.
O controle de fontes ainda é horrível
Essa é uma reclamação de longa data, que remonta aos dias do Outlook Express e ainda acontece hoje, mesmo na nova versão do WLMail 2011.
Digamos que você redija um email, escolha a fonte Verdana e defina um tamanho de fonte de 10 pontos. Simples o suficiente. O problema é que, no HTML do email, a fonte é definida como "Verdana" e não "Verdana, sans-serif". O que isso significa é que qualquer e-mail enviado a um usuário de Mac ou Linux não verá nada além da fonte padrão do navegador, terminando neles normalmente vendo uma serifa romana. Por quê? Porque eles não têm Verdana, e é por isso que o “, sans-serif” é importante ter lá no nível do código. Isso significa literalmente: “Experimente o Verdana primeiro, sem serifa a seguir.” Se o computador que estiver lendo a mensagem não tiver a fonte Verdana, o padrão será a fonte sem fonte genérica existente. Em um Mac, a fonte sans-serif padrão é Helvetica e, na maioria das UIs do Linux, é Deja Vu Sans.
Para você, usuários do Linux, em particular, sempre se perguntou por que as mensagens enviadas a você pelos clientes de e-mail da Microsoft parecem "bagunçadas", enquanto todo mundo parece bem, agora você sabe.
Se o cliente WLMail definir fontes corretamente, esse problema de fonte nunca aconteceria, mas ainda ocorre; é um problema muito antigo.
Os emails em texto sem formatação nunca são exibidos como uma fonte de largura fixa
Esse é mais um outro problema com o cliente que é antigo como a sujeira.
Nas configurações de fonte do WLMail, você tem uma fonte proporcional e largura fixa. Proporcional é algo como a interface do usuário Verdana, Arial ou Segoe. Largura fixa é algo como Courier New, Lucida Console ou Consolas.
Não importa em que você define sua fonte de largura fixa, o WLMail nunca mostrará emails em texto sem formatação usando essa fonte e sempre será o padrão proporcional.
A razão pela qual os emails em texto sem formatação devem ser mostrados usando uma fonte de largura fixa é para que os emails sejam exibidos corretamente.
Exemplo de texto sem formatação:
--------------
Cabeçalho de exemplo
--------------Exemplo de corpo de email aqui.
Aqui está exatamente a mesma coisa usando uma fonte proporcional:
----–
Cabeçalho de exemplo
----–Exemplo de corpo de email aqui.
Como você pode ver, a “linha” feita pelos traços está toda bagunçada.
Muitos boletins são entregues usando cabeçalhos de texto sem formatação, como mostrado acima. Se você usa o WLMail 2011, nunca poderá ver sua aparência adequada, a menos que defina a largura proporcional e a largura fixa para uma fonte monoespaçada.
Ironicamente, os emails em texto sem formatação são exibidos corretamente no Hotmail usando uma fonte monoespaçada adequada.
Os emails em texto sem formatação estão sempre na fonte Calibri
Digamos que você queira que tudo no seu WLMail 2011 apareça no estilo old school no Courier New 10pt e tenha todos os emails compostos, enviados e recebidos para exibição nessa fonte.
Com o Outlook Express da velha escola, você pode conseguir isso seguindo estas instruções.
Nós deveríamos fazer isso no WLMail 2011, assim:
Etapa 1. Arquivo, Opções, guia Leia, botão "Fontes". Defina a fonte proporcional e a largura fixa como Courier New, tamanho da fonte definido como "Menor", clique em OK.
Etapa 2. guia Arquivo, Opções, Enviar. Marque "Texto sem formatação" em "Formato de envio de e-mail".
Etapa 3. Opções de arquivo, guia Compor. Defina “Mail” e “News” para 10 pt. Courier New, desmarque a opção "Converter teclas especiais em emoticons", desmarque a opção "Converter mensagens em e-mails com fotos ao adicionar fotos".
Aplicar, OK.
Você vai compor um novo e-mail e…
Calibri novamente. Eu configurei todas as instâncias possíveis de uma configuração de fonte no WLMail 2011 para mostrar Courier New, mas o Calibri ainda aparece na janela de composição.
Observe que estou no modo de texto sem formatação. Isso é evidenciado pelo fato de que todas as opções de fonte estão esmaecidas e o botão que diz "Rich text (HTML)" é uma opção para alternar para o modo Rich text e não a partir de . Se eu estivesse mudando de Rich text para texto sem formatação, o botão indicaria "Texto sem formatação".
O WLMail 2011 ignora completamente suas configurações de fonte para texto sem formatação na janela de composição. Ao ler outros e-mails, você verá seu Courier New. Mas ao compor? Não.
Este é o primeiro e único cliente de email gratuito da Microsoft que eu já vi, onde simplesmente não é possível alterar sua fonte de largura fixa na janela de composição.
Simplificando, isso é uma bagunça.
Eu tenho a idéia de que esse problema pode ser nativo do meu computador. Afinal, eu fiz a atualização de uma versão beta do WLMail 2011 para uma versão oficial, então talvez houvesse algum bug na versão beta que inadvertidamente fosse transferido quando a atualização foi concluída. Eu também tenho apenas um computador com Windows 7. Meu outro computador, um netbook com XP, não pode executar o Windows Live Essentials 2011 porque esse software requer o Vista SP2 ou superior. Isso significa que não tenho outro computador Win7 para ver se consigo replicar o problema.
Você pode estar se perguntando neste momento por que sou tão inflexível sobre fontes de texto sem formatação em um cliente de email. Posso responder melhor dizendo que a exibição da fonte é uma das funções mais básicas que um cliente de email pode executar . Você poderá fazer com que o seu cliente de e-mail exiba e-mails em texto sem formatação da maneira que desejar . Com o webmail, você não tem essa opção, mas sim um cliente.
Se algum de vocês por aí tiver um computador Win7 junto com o novo cliente WLMail 2011, fique à vontade para ver se consegue replicar o mesmo problema que eu tive. Eu sinceramente espero que seja um problema nativo da minha caixa Win7.
Ah, e se alguém da Microsoft vê isso, esta é a versão que estou executando: