O Windows 10 inclui vários recursos de segurança internos projetados para proteger seu PC contra os perigos de sites criminosos e aplicativos maliciosos. Um desses recursos, chamado Windows Defender SmartScreen, impede a execução de certos aplicativos que são conhecidos por serem maliciosos (por exemplo, vírus e malware) ou não reconhecidos pelo banco de dados da Microsoft, o popular software Windows.
A menos que você seja um pesquisador de segurança executando testes, todos devem estar felizes por o SmartScreen bloquear aplicativos maliciosos conhecidos. É a segunda categoria de aplicativos meramente desconhecidos , no entanto, onde o SmartScreen pode passar de útil a irritante.
Por exemplo, se você tentar executar ou instalar um aplicativo que o Windows não reconheça, será exibida uma janela como a abaixo, avisando que "o Windows protegeu seu PC" e "impediu a inicialização de um aplicativo não reconhecido".
O problema é que parece haver apenas uma opção quando confrontado com este aviso: "Não execute". Se você tiver certeza absoluta de que o aplicativo que está tentando iniciar é seguro e foi obtido de uma fonte confiável, não há felizmente, uma solução rápida, embora não óbvia, para isso. Afinal, por que você não consegue executar qualquer aplicativo compatível com o Windows?
Solução alternativa do Windows Defender SmartScreen
Quando você se deparar com a tela de aviso acima e, novamente, você tem absoluta certeza de que o aplicativo é seguro, basta encontrar e clicar no texto Mais informações , destacado abaixo:
Isso revelará algumas novas informações e opções. Primeiro, você verá o nome do arquivo completo do aplicativo ou instalador que está tentando executar e, abaixo dele, verá o editor do aplicativo enquanto o desenvolvedor estiver registrado na Microsoft. Isso oferece mais uma chance de garantir que você esteja prestes a executar o aplicativo que pensa que é.
Não entre em pânico se o campo do editor estiver listado como Desconhecido . Nem todo desenvolvedor ou editor se registra na Microsoft, e a ausência de informações nesse campo não significa que o aplicativo é perigoso. No entanto, isso deve fazer com que você verifique novamente e verifique se está executando o aplicativo certo a partir da fonte correta.
Se tudo parecer bom, você notará que há um novo botão Executar de qualquer maneira na parte inferior da janela. Basta clicar nele para terminar de ignorar o Windows Defender SmartScreen. Observe, no entanto, que se o aplicativo exigir privilégios de administrador, você ainda precisará aprová-lo por meio da interface familiar de controle de conta de usuário.
Desativar o Windows Defender SmartScreen
A solução alternativa descrita acima é um bom compromisso entre segurança e flexibilidade para executar os aplicativos que você deseja. Mas se você preferir não usar o SmartScreen para seus aplicativos, poderá desativá-lo nas configurações do Windows Defender. Aqui está como.
Primeiro, vá para a área de trabalho, clique em Cortana (ou no ícone de pesquisa do Windows se a Cortana estiver desativada) e procure o Windows Defender Security Center . Inicie o resultado como você vê na imagem abaixo.
Na Central de Segurança do Windows Defender, selecione a seção Controle de aplicativos e navegadores na barra lateral à esquerda (é a segunda na parte inferior e se parece com uma janela de aplicativo com uma barra de título). Por fim, na seção Verificar aplicativos e arquivos à direita, escolha Desativado .
Você precisará se autenticar com privilégios de administrador para confirmar a alteração, e o Windows avisará que seu PC agora pode estar mais vulnerável a aplicativos maliciosos (o que é verdade). Se você for cuidadoso, no entanto, e executar aplicativos apenas de fontes confiáveis conhecidas, usuários experientes que desejam deixar esse recurso desativado devem ficar bem. Se você não estiver confortável em deixá-lo desligado, sempre poderá ligar novamente o SmartScreen repetindo as etapas acima.