Anonim

O Windows Defender é o utilitário antivírus e antimalware interno e gratuito da Microsoft no Windows. Trabalhando em conjunto com outros recursos de segurança do sistema operacional, o Windows Defender geralmente faz um bom trabalho para manter o PC com Windows 10 protegido contra vírus e malware comuns.
Mas nenhum utilitário antivírus é perfeito e ainda é possível ser infectado no Windows 10. O problema é que vírus e malware avançados agora podem se incorporar ao sistema operacional e desativar os próprios recursos e precauções destinadas a impedir essa infiltração. Em tal situação, um utilitário antivírus como o Windows Defender pode não ser confiável ou não funcionar, porque o vírus ou malware quebrou ou limitou seus recursos.
Nesse caso, você geralmente precisa recorrer à chamada ferramenta "offline". O objetivo de um antivírus offline é que ele seja executado fora do sistema operacional, evitando, assim esperamos, os vírus e malware que comprometeram o sistema. Em alguns casos, os desenvolvedores de antivírus fornecem discos de inicialização especiais para realizar uma verificação de vírus offline. Nesse caso, você reinicia o PC e inicializa no disco antivírus. O sistema operacional infectado permanece inativo enquanto o aplicativo antivírus executa sua verificação. Isso permite que o antivírus verifique o seu PC sem medo de ser infectado, além de detectar e remover corretamente arquivos que podem estar inacessíveis enquanto o sistema operacional está em execução.
Em vez de exigir um disco de inicialização especial, no entanto, a Microsoft concedeu ao Windows Defender seu próprio modo offline que é simples de usar no Windows 10 com apenas um clique. Aqui está uma rápida olhada no uso do Windows Defender para executar uma verificação offline de vírus e malware.

Verificação offline do Windows Defender

Para começar, faça login no seu PC com Windows 10 e inicie o Windows Defender Security Center . Você pode fazer isso pesquisando-o no menu Iniciar ou selecionando-o na lista Todos os aplicativos.
Quando a janela da Central de Segurança for exibida, selecione Proteção contra vírus e ameaças (o ícone Escudo abaixo de Início na lista no lado esquerdo da janela). É aqui que você pode executar uma verificação rápida e definir suas configurações e preferências de atualização de definição. Porém, precisamos de mais uma etapa, então clique em Executar uma nova verificação avançada, localizada abaixo do botão Verificação Rápida.


A janela Verificações avançadas oferece a opção de executar uma verificação completa de tudo no seu PC, uma verificação personalizada de apenas alguns locais ou a Verificação offline do Windows Defender, que é o que estamos procurando.


Clique no botão de opção para selecionar a opção de verificação offline e clique em Verificar agora . O Windows avisa que a verificação offline exige que o usuário reinicie o PC. Verifique se todos os seus trabalhos e aplicativos abertos estão salvos e, em seguida, continue, aceitando todos os avisos de Controle de Acesso do Usuário.


Após alguns instantes, seu PC será reiniciado. Em vez de inicializar no Windows, no entanto, uma tela de inicialização semelhante o levará a uma instância especial da interface do Windows Defender.


Nesse momento, o Defender está sendo executado de forma totalmente independente do seu sistema operacional, fornecendo acesso total a todos os arquivos potencialmente infectados, minimizando o risco de se comprometer. O tempo necessário para a digitalização variará dependendo do tamanho da sua unidade e da velocidade do seu hardware. Apenas deixe terminar.


Quando terminar, o Defender tentará remover as infecções encontradas. Se for bem-sucedido, reiniciará o seu PC no Windows, onde você poderá verificar se o problema foi realmente resolvido. Se o Defender não conseguir corrigir o problema, considere o uso de versões offline de outras ferramentas ou medidas mais drásticas, como reformatar o disco rígido.
De qualquer forma, faça backup dos seus dados, mas tome cuidado para não fazer backup dos arquivos infectados, pois isso pode levar a uma nova instalação limpa do Windows a ser infectada imediatamente.

Antivírus do Windows: como executar uma verificação offline do Windows Defender