Anonim

Apesar dos relatórios anteriores que mostravam um quadro sombrio de vendas, os tablets baseados no Windows 8 da Microsoft venderam surpreendentemente bem no primeiro trimestre, segundo dados publicados esta semana pela empresa de pesquisa Strategy Analytics. O Surface RT da Microsoft, baseado em ARM, o Surface Pro com tecnologia x86 e uma variedade de dispositivos de terceiros combinados para capturar 7, 5% das remessas globais de tablets nos primeiros três meses de 2013, totalizando 3 milhões de unidades.

Remessas globais de sistemas operacionais para tablets com marca (milhões)
Fonte: Strategy Analytics
1º trimestre de 20121º trimestre de 2013
iOS11, 819, 5
Android6.417, 6
janelas0, 03.0
De outros0, 50, 4
Total18, 740, 6

Enquanto esses números colocam a plataforma firmemente em um terceiro lugar distante atrás do iOS e do Android, eles são relativamente altos, considerando as críticas modestas recebidas pelos dispositivos da marca Surface da Microsoft e a disponibilidade limitada de hardware de terceiros.

Para perspectiva, o Surface RT da Microsoft foi lançado em outubro de 2012 para análises sem brilho; o dispositivo era mais caro do que muitos tablets Android concorrentes e não possuía o ecossistema de aplicativos de terceiros desfrutado pelo iOS. O Surface Pro, lançado em fevereiro de 2013, foi recebido de forma mais positiva. Embora o dobro do preço do Surface RT, o Surface Pro apresentasse uma CPU x86 completa, o que significa que os usuários podiam executar quase qualquer aplicativo ou jogo de software moderno do Windows. Embora a Microsoft não tenha fornecido números de vendas oficiais para os dispositivos, os analistas estimam que um total de 1, 5 milhão foi vendido até março.

Supondo que o relatório desta semana sobre as remessas gerais de tablets seja preciso, os 1, 5 milhões adicionais vieram de tablets Windows 8 de terceiros fabricados por, entre outros, ASUS, Lenovo, Samsung, HP, Dell. A empresa de pesquisa acredita que o Windows 8 como plataforma de tablet tem espaço adicional para crescer se a empresa e seus parceiros puderem resolver problemas de distribuição, incentivar o desenvolvimento de mais aplicativos e educar melhor os consumidores sobre os dispositivos e seus recursos.

Compartilhamento de mercado de SO de tablet com marca global
Fonte: Strategy Analytics
1º trimestre de 20121º trimestre de 2013
iOS63, 1%48, 2%
Android34, 2%43, 4%
janelas0, 0%7, 5%
De outros2, 7%1, 0%

De acordo com os dados da Strategy Analytics, o compartilhamento de remessas do Windows aumentou às custas do iOS e do Android. O iOS viu sua participação de remessas ano a ano cair quase 24%, enquanto o crescimento do Android diminuiu quase uma margem igual. As remessas globais de tablets foram de 40, 6 milhões no trimestre, ante 18, 7 milhões no mesmo trimestre do ano passado.

Uma pergunta sobre o relatório que surgiu em vários blogs e fóruns é a definição de "Windows tablet". A Microsoft e seus parceiros fizeram um forte esforço com o Windows 8 para incluir recursos de toque em muitos tipos de dispositivos, de tablets tradicionais, a conversíveis laptops para computadores de mesa completos com telas sensíveis ao toque de mais de 20 polegadas. Se todos esses tipos de dispositivos se enquadram na categoria de tablets baseados no Windows 8, o desempenho do primeiro trimestre da Microsoft não é tão impressionante.

Para esclarecer a situação, conversamos com Neil Shah, da Strategy Analtyics, que nos disse que apenas os fatores de forma tradicionais "ardósia" são considerados, embora esses dispositivos possam ter teclados destacáveis, como o Surface. Os laptops “conversíveis”, mesmo aqueles que podem ser orientados para uma posição semelhante à da ardósia, não são contados para os fins do relatório. Em resumo, qualquer coisa com um teclado permanente, como o ThinkPad Twist da Lenovo, não está incluída.

Tablets Windows 8 conquistam 7,5% de participação de mercado no primeiro trimestre de 2013