A plataforma Windows 8 da Microsoft atingiu um marco em dezembro, atingindo mais de 10% da participação no mercado de sistemas operacionais de desktop pela primeira vez, segundo dados da Net Applications. Com o Windows 8 em 6, 89% e o Windows 8.1 em 3, 60%, o compartilhamento combinado de 10, 49% mantém o sistema operacional de 14 meses em terceiro lugar geral.
Outros dados do mês: o Windows 7 manteve sua forte liderança em primeiro lugar, ganhando 0, 88% para atingir 47, 52% no geral, enquanto o Windows XP idoso caiu 2, 24% para 28, 98% no geral. Enquanto isso, o Windows Vista mantém 3, 61%, superando o Windows 8.1 por pouco, fato que provavelmente causa consternação em Redmond. A queda na participação de mercado do Windows XP ocorre pouco antes do prazo de abril, em que a Microsoft descontinuará o suporte ao sistema operacional de 12 anos.
Apesar de seu terceiro lugar distante, a participação de mercado combinada de 10% do Windows 8 ainda é significativa devido ao domínio da Microsoft no mercado de sistemas operacionais para desktop. Em um mercado de mais de um bilhão de computadores, a Microsoft controla mais de 90%, comparado a 7, 5% no Mac OS X e pouco menos de 2% no Linux. De fato, o Windows 8 (que muitos consideram uma decepção na melhor das hipóteses e uma falha na pior) sozinho possui uma participação de mercado maior do que todas as versões do OS X atualmente em uso combinadas.
Isso não quer dizer que a Microsoft esteja feliz com o Windows 8, é claro. Após o lançamento decepcionante e a resposta negativa do cliente, a Microsoft tomou medidas internas drásticas, demitindo o então chefe do Windows, Steven Sinofsky, em novembro de 2012 e anunciando a aposentadoria antecipada do CEO de longa data Steve Ballmer em agosto de 2013. Enquanto a empresa aguarda o anúncio de um novo CEO, o atual chefe da divisão Windows, Terry Myerson, já está trabalhando duro para reverter as opções mais questionáveis de design e funcionalidade de seus antecessores. Grandes mudanças que ocorrerão na próxima grande atualização do Windows - codinome “Threshold” - incluem o retorno de um menu Iniciar completo e a capacidade de executar aplicativos da interface do usuário do Windows 8 Style (também conhecida como “Metro”) em janelas separadas na área de trabalho.
Versões e recursos futuros para o Windows 8 ainda estão em andamento, mas esperamos que a Microsoft faça um esforço renovado em direção à sua meta de sistema operacional unificado em 2014.