Anonim

O controverso sistema operacional Windows 8 da Microsoft pode finalmente começar a ganhar força em termos de adoção, de acordo com dados publicados domingo pelo site de pesquisa NetMarketShare . O último sistema operacional de usuário final de Redmond viu sua participação de mercado (incluindo sistemas reportando como Windows 8.1) aumentar 41% durante o mês, de 5, 42% para 7, 65%. A participação do Windows 8 pode parecer pequena por si só, mas quando comparada com toda a participação de mercado do Mac OS X, que é de pouco menos de 7, 3%, a conquista é notável.

O gráfico mostra a participação de mercado combinada do Windows 8 e 8.1 em comparação com outras versões do Windows e dos sistemas operacionais concorrentes.

Antes que o chefe do Windows, Terry Myerson, fique muito animado, é importante observar que o salto do Windows 8 pode não ser preciso. O NetMarketShare lançou recentemente uma nova metodologia de medição que deduz "páginas ocultas" da coleta de estatísticas. Conforme definido pelo site, as páginas ocultas são aquelas que “são renderizadas, mas nunca visualizadas pelo usuário; portanto, elas não devem ser incluídas nos dados de compartilhamento de uso. Um exemplo de página oculta é uma página que é carregada em uma guia em segundo plano após o lançamento do navegador e nunca fica visível. ”Portanto, embora isso teoricamente torne os testes mais precisos, não está claro se o compartilhamento do Windows 8 agora está superestimado, ou se sempre tiver sido relativamente mais alto que o nível medido e só agora estiver sendo relatado com precisão.

Supondo que a participação de mercado total do Windows 8 e seu crescimento relatado sejam precisos, vários fatores podem explicar o aumento. A primeira e mais óbvia é a temporada de compras de volta às aulas. Estudantes de todos os tipos foram às lojas nas últimas semanas para adquirir seus equipamentos de computação, e o Windows 8 é geralmente o único sistema operacional disponível em PCs vendidos em lojas de varejo (muitos fabricantes ainda oferecem o Windows 7 como uma opção sob encomenda, uma opção que ainda é muito popular para usuários corporativos).

Outro fator pode ser o Windows 8.1 Consumer Preview, que foi lançado ao público gratuitamente em junho. Embora sejam direcionados aos usuários atuais do Windows 8, os arquivos fornecidos pela Microsoft podem ser facilmente usados ​​para instalar uma nova cópia do Windows 8.1 em qualquer PC compatível, independentemente do sistema operacional anterior. A pré-visualização expirará em janeiro do próximo ano, alguns meses após o lançamento oficial do Windows 8.1, por isso não é inconcebível que muitos usuários a tenham com a intenção de usar o Windows gratuitamente enquanto a promoção durasse.

Finalmente, também é possível que o sentimento do consumidor em relação ao Windows 8 dramaticamente diferente tenha finalmente mudado para o positivo. Agora com quase um ano, muitos dispositivos Windows 8 de alta qualidade e novos chegaram ao mercado, e o Windows 8.1, que será lançado em outubro, abordará a maioria das principais reclamações de clientes relacionadas à versão inicial.

No geral, no entanto, a participação de mercado do Windows em todas as versões caiu ligeiramente durante o mês, de 91, 56% em julho para 91, 19% em agosto. Tanto o Linux (1, 25 a 1, 52 por cento) quanto o Mac OS X (7, 19 a 7, 28 por cento) ganharam às custas da Microsoft. Também digno de nota é que o Windows 7 continua mantendo sua posição e até alcançou um pequeno crescimento na participação de mercado no mês. Os ganhos relatados do Windows 8 foram obtidos de versões mais antigas do sistema operacional, como Vista e XP.

A Microsoft e a Apple lançarão as principais atualizações do sistema operacional neste outono. Além do Windows 8.1, a Apple prometeu a próxima versão do OS X, que foi designada 10.9 Mavericks. O Windows 8.1 estará disponível ao público em 17 de outubro, mas a Apple ainda não definiu uma data de lançamento para o Mavericks.

Quota de mercado do Windows 8 salta 40% em agosto