Anonim

Muitos sites de computadores defendem simplesmente atualizar seu hardware para acelerar o seu computador. Enquanto isso funciona, há muito o que você pode fazer para acelerar o seu computador sem gastar um centavo. Seria muito melhor acelerar o seu computador com alguns ajustes de desempenho do Windows 10 primeiro.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Use esses ajustes para aproveitar ao máximo o que você tem. Então, se você ainda deseja comprar um novo hardware, pode. Seu novo hardware também fará bom uso do aumento de desempenho que esses ajustes oferecem, dando a você ainda mais retorno sobre seu investimento!

Ajustes de desempenho do Windows 10

Links Rápidos

  • Ajustes de desempenho do Windows 10
  • atualização do Windows
  • Atualizações de driver
  • Serviços do Windows
  • Programas de inicialização do Windows 10
  • Verifique se há vírus ou malware
  • Desinstale programas ou bloatware não utilizados
  • Arrume seu registro
  • Tirar o lixo
  • Modifique seu plano de energia
  • Turn dos 'ajudantes' do Windows 10
  • Desativar rastreamento e relatórios

Alguns ajustes de desempenho do Windows 10 foram projetados para funcionar em sistemas mais antigos, como menor transparência e efeitos na área de trabalho, enquanto outros simplificam o Windows para funcionar com mais eficiência. Definitivamente, sou a favor desse segundo objetivo e basearei este guia na otimização do Windows para funcionar da maneira mais eficiente possível.

Vamos começar com o básico.

atualização do Windows

Antes de começarmos a focar o Windows 10 no desempenho, primeiro verifique se ele está atualizado.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Atualização e segurança e Windows Update.
  3. Selecione Verificar atualizações e permita que o processo seja concluído.

Atualizações de driver

A realização de atualizações de driver garantirá que você esteja usando os drivers mais recentes e eficientes que fazem melhor uso do seu hardware.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Gerenciador de dispositivos.
  2. Selecione sua placa de vídeo, dispositivo de áudio, placa de rede e placa-mãe e verifique as atualizações do driver.
  3. Atualize todos os periféricos se houver uma atualização disponível.

Você pode deixar o Windows cuidar das atualizações do driver, se quiser, ou executar a verificação manualmente. Basta visitar o site de cada fornecedor de hardware e procurar drivers mais novos. Baixar e instalar.

Para drivers gráficos, use o Desinstalador do DDU para remover o driver antigo antes de instalar o novo. É muito mais eficaz assim.

Serviços do Windows

Se você consultou o Gerenciador de Tarefas desde o Windows 10, pode se surpreender com a quantidade de serviços instalados por padrão. A Microsoft projetou o Windows 10 para ser tudo para todas as pessoas. Isso significa muitos serviços e recursos ativados que você nunca poderá usar.

Eu poderia descrever cada serviço e por que você deve deixá-lo sozinho ou desativá-lo, mas o Black Viper o faz muito melhor. Visite o site do Black Viper e siga as instruções para otimizar o Windows 10. Você pode decidir por onde quer ir. Costumo usar o 'Tweaked for Desktop', mas sua milhagem pode variar.

Programas de inicialização do Windows 10

Sempre que você instala um novo programa, ele acha que precisa carregar automaticamente quando você inicializa o Windows. Alguns programas, como firewall, antivírus, scanner de malware, software VPN e outros, precisam ser carregados, enquanto outros não.

  1. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de tarefas.
  2. Selecione a guia Inicialização.
  3. Para solicitar aplicativos, selecione o cabeçalho Status. Os programas listados como Ativado serão carregados automaticamente sempre que você iniciar o computador.
  4. Clique com o botão direito do mouse em uma entrada e selecione Desativar para removê-la da inicialização.
  5. Repita o procedimento para todos os programas que você não precisa carregar ao iniciar o Windows.

A guia Inicialização mostra de maneira útil que tipo de impacto um programa tem no momento da inicialização. A coluna ao lado de Status, Impacto na inicialização mostra você. Baixo significa quase nenhum impacto no tempo de inicialização, enquanto Alto atrasa a inicialização em pelo menos alguns segundos. O que isso não diz é quantos recursos o serviço usa enquanto está ocioso.

Verifique se há vírus ou malware

Vírus e malware afetam o desempenho e a sua privacidade. Ambos usam os recursos do sistema para realizar seu trabalho nefasto; agora é um bom momento para executar uma verificação completa do sistema. Execute o antivírus de sua escolha e faça uma verificação completa. Deixe durante a noite, se necessário. Em seguida, execute o seu scanner de malware, execute isso também.

Desinstale programas ou bloatware não utilizados

Se você comprou seu sistema já pronto, o fabricante provavelmente instalou todos os tipos de aplicativos inúteis ou bloatware, como é conhecido. Se você usa o computador há muito tempo, provavelmente também terá programas instalados que não são mais necessários. A remoção desses recursos liberará recursos e simplificará o computador, aumentando o desempenho.

  1. Baixe e instale o CCleaner.
  2. Selecione Ferramentas no menu esquerdo. A guia Desinstalar deve ser selecionada automaticamente.
  3. Percorra a lista desinstalando qualquer programa que você não usa ou não deseja.

Mantenha o CCleaner aberto quando terminar, pois não precisaremos nos arrumar.

Arrume seu registro

O registro do Windows 10 é um banco de dados que contém configurações do sistema e do programa, bem como preferências, recursos do sistema e links para onde o Windows ou um aplicativo pode encontrar arquivos ou pastas de que precisa. Quanto maior o registro, mais tempo o Windows leva para encontrar alguma coisa. Quanto mais entradas redundantes e quebradas, mais tempo leva para o Windows operar.

Agora que removemos uma carga de programas que não precisamos mais, podemos realizar algumas tarefas domésticas no registro.

  1. Abra o CCleaner.
  2. Selecione Registro no menu esquerdo e Procurar Problemas na parte inferior.
  3. Permita que a verificação seja concluída e selecione Corrigir problemas selecionados no canto inferior direito, se houver algum problema. Você pode salvar uma cópia do registro, se desejar.

O CCleaner teve um rap ruim recentemente, mas ainda o classifico como um limpador de sistema. Eu o uso há anos e nunca colocou um pé errado para mim.

Tirar o lixo

Enquanto você estiver no CCleaner, vamos fazer uma limpeza para limpar dados antigos e arquivos em cache. Removemos os programas antigos, limpamos o registro e nos informamos da limpeza de nós mesmos.

  1. Selecione Limpador no menu esquerdo do CCleaner.
  2. Selecione Analisar e deixe o processo completo. Uma lista de arquivos e a quantidade de espaço que você está recuperando serão exibidos.
  3. Selecione Executar limpador para remover o lixo.

Este é um pequeno ajuste no desempenho do Windows 10, mas é uma boa prática. Ele não apenas garante que seus discos tenham espaço livre, mas também significa que o Windows não precisa pesquisar arquivos não utilizados para encontrar o que está procurando.

Modifique seu plano de energia

Exatamente como você modifica seu plano de energia depende se você está usando um desktop ou laptop e como o usa. Se você usar o laptop como um substituto da área de trabalho, geralmente conectado, poderá usar as configurações de desempenho. Se você usar o laptop como dispositivo móvel, precisará equilibrar o desempenho com a economia de energia.

  1. Digite ou cole 'controle' na caixa Pesquisar Janelas / Cortana e selecione Painel de Controle.
  2. Selecione Hardware e som e, em seguida, Opções de energia.
  3. Selecione o plano de alto desempenho no centro.
  4. Selecione Alterar configurações do plano à direita e Alterar configurações avançadas de energia na próxima janela.
  5. Modifique as configurações conforme necessário, incluindo a desativação de desligar os discos rígidos, a configuração de suspensão seletiva de USB, o Gerenciamento de energia do estado do PCI Express Link e o gerenciamento de energia do processador.

Para obter o máximo desempenho do seu hardware, desabilitar os modos de economia de energia ajudará. Ele tem um efeito indireto no consumo de energia, mas isso é realmente relevante apenas para usuários de laptops. Se você usa o laptop como dispositivo móvel, pode preferir usar o plano de energia balanceado.

Turn dos 'ajudantes' do Windows 10

Desativar as dicas de ferramentas do Windows 10 tem um benefício de desempenho surpreendente. O Windows varre seu computador para oferecer essas dicas de ferramentas e, considerando que a maioria delas é inútil, essa é uma sobrecarga que não podemos fazer.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Sistema e Notificações e ações.
  3. Desativar Obtenha dicas, truques e sugestões ao usar o Windows.

Mantenha a janela Configurações aberta, pois precisaremos dela novamente em um minuto.

Desativar rastreamento e relatórios

Embora o ganho de desempenho ao desativar a telemetria e a coleta de dados possa ser menor, o ganho de privacidade é significativo. Idealmente, você deve fazer isso no momento em que compra o seu computador ou o inicia após a instalação do Windows 10.

  1. Abra Configurações e depois Privacidade
  2. Desative as configurações para melhorar a privacidade e reduzir o trabalho que o Windows precisa fazer para reportar.

Desative o seguinte:

  • Deixe o Windows rastrear o lançamento de aplicativos para melhorar os resultados de pesquisa e início.
  • Serviços de localização e localização, a menos que você precise de GPS ou aplicativos específicos de localização.
  • Fala, tinta e digitação - Serviços de voz e sugestões de digitação
  • Informações da conta - permita que os aplicativos acessem meu nome, foto e outras informações da conta.
  • Contatos, histórico de chamadas e mensagens - permita que os aplicativos leiam ou enviem mensagens, acessem contatos etc.
  • Feedback e diagnóstico - Defina como Básico. Desativar Deixe a Microsoft fornecer experiências mais personalizadas…

Portanto, essas são algumas ótimas maneiras de acelerar o seu computador com alguns ajustes no desempenho do Windows 10. Nenhum deles custa dinheiro, todos podem ser feitos em menos de 30 minutos e todos são reversíveis se você não gostar. O que há para não amar?

Você tem outros ajustes no desempenho do Windows 10 que deseja compartilhar? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!

O desempenho do Windows 10 é ajustado para acelerar o sistema