Anonim

O Windows 10 tem muitas opções de personalização para a interface da área de trabalho, e discutimos anteriormente as opções que permitem que usuários com hardware compatível habilitem ou desabilitem um leve efeito de transparência para certos elementos da interface do usuário. No entanto, essa técnica tem apenas um efeito mínimo no impacto visual real da sua barra de tarefas, oferecendo muito pouca translucidez real para revelar o papel de parede ou os aplicativos do usuário posicionados abaixo da barra de tarefas. No entanto, existem algumas opções que permitem aumentar a translucidez da barra de tarefas. Vou mostrar duas abordagens básicas para fazer isso.

Alterar a transparência da barra de tarefas usando o registro

O Windows 10, como todas as versões anteriores do Windows, conta com um banco de dados chamado Registry para configurar dezenas de milhares (se não mais) opções de configuração de baixo nível para Windows e muitos aplicativos de software. Como o registro é muito crítico para o bom funcionamento do Windows 10, é extremamente importante ter muito cuidado ao editá-lo, pois você pode facilmente bloquear seu sistema com uma alteração de registro desaconselhada. Não faça alterações no registro sugeridas por sites em que você não confia e tenha cuidado ao fazer as alterações em que confia. Antes de fazer grandes alterações, defina um ponto de restauração no Windows 10 e faça um backup do sistema.

Editar o registro em si é um processo simples. Clique no botão Iniciar ou na barra de pesquisa e digite "regedit". O Editor do Registro aparecerá na lista de resultados; clique nele para iniciar o utilitário.


No Editor do Registro do Windows, use a lista hierárquica no lado esquerdo da janela para navegar para:

HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWAR \ EMicrosoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \ Advanced

Depois de selecionar a tecla "Avançado" à esquerda da janela, clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia do lado direito da janela e selecione o valor "Novo> DWORD (32 bits)" e nomeie-o como "UseOLEDTaskbarTransparency" .


Em seguida, clique duas vezes no seu novo valor DWORD e, na caixa exibida, defina seu campo Dados do valor como o número um (“1”). Clique em OK para fechar o editor de valores e feche o Editor do Registro.

Volte para a área de trabalho do Windows 10, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio e selecione Personalizar. Como alternativa, você pode clicar em Iniciar> Configurações> Personalização. Na seção Personalização de Configurações, clique em Cores. Na janela Cores, ative "Efeitos de transparência". Se essa opção já estiver ativada, alterne-a rapidamente desativando-a e reativando-a para que a alteração entre em vigor.

O resultado do aumento da transparência da barra de tarefas varia de acordo com a escolha da cor de destaque e a imagem do papel de parede da área de trabalho, mas você deve observar uma pequena mas notável diminuição da opacidade, removendo uma possível distração visual para alguns usuários e permitindo que você aprecie mais claramente o seu papel de parede da área de trabalho imagem de ponta a ponta da tela.

Se você não gostar dessa nova aparência de "alta transparência", volte para o mesmo local do Editor de Registro identificado acima, clique duas vezes na entrada UseOLEDTaskbarTransparency e altere "1" (uma) para o padrão "0" (zero). Em seguida, alterne novamente a configuração "Efeitos de transparência" e a barra de tarefas do Windows 10 retornará ao seu nível padrão de translucidez.

Alterar transparência da barra de tarefas usando o shell clássico

As etapas acima envolvem o uso de configurações internas do Windows para aumentar a translucidez da barra de tarefas, mas se você deseja ter mais controle sobre o nível exato de translucidez ou se deseja tornar a barra de tarefas completamente transparente, pode usar a opção gratuita ferramenta de terceiros chamada Classic Shell.

O Classic Shell é um ótimo utilitário com centenas de opções úteis para personalizar a aparência do Windows, mas uma de suas opções é a capacidade de não apenas alternar entre uma barra de tarefas transparente e opaca, mas também definir a porcentagem exata de transparência da barra de tarefas. também. Basta baixar e instalar o Classic Shell usando o link fornecido anteriormente, inicie o módulo incluído do Menu Iniciar clássico e clique na guia "Windows 10 Settings".


Aqui, você verá várias opções para ativar ou desativar a transparência da barra de tarefas, definindo um valor de cor personalizado e, o mais importante para nossos propósitos, um valor percentual para "Opacidade da barra de tarefas". Para alterar esse valor, primeiro marque a caixa Personalizar barra de tarefas e escolha Transparente.

Em seguida, defina o valor na caixa “Opacidade da barra de tarefas” entre 0 e 100, com 0 representando uma barra de tarefas completamente transparente e 100 representando uma barra de tarefas completamente opaca. Depois de fazer a alteração, clique em "OK" e você verá a transparência da barra de tarefas mudar imediatamente. Na captura de tela de exemplo acima, definimos o valor da opacidade como zero, resultando em uma barra de tarefas completamente transparente.

Deseja mais recursos do Windows 10 para personalizar sua área de trabalho?

Aqui está o nosso guia para agrupar e organizar seus ícones da área de trabalho do Windows 10.

Mostraremos como adicionar novos ícones da área de trabalho do Windows 10.

Aqui está nosso tutorial sobre como adicionar papéis de parede animados em 3D à área de trabalho do Windows 10.

Temos um guia para adicionar detalhes de recursos do sistema à sua área de trabalho.

Aqui está o nosso guia geral para personalizar sua área de trabalho do Windows 10.

Windows 10: aumente a transparência da barra de tarefas por meio do registro