Se você estiver jogando, editando um documento ou fazendo algo que possa fazer com que você pressione a tecla Shift no teclado algumas vezes, provavelmente ouvirá um sinal sonoro irritante e verá uma mensagem falando sobre algo chamado Sticky Chaves .
A seguir, veja rapidamente o que é Sticky Keys, por que você provavelmente não precisa dele e como desativar esse prompt para que ele nunca interrompa seu trabalho ou reproduza-o novamente.
O que são teclas de aderência?
O Sticky Keys é um importante recurso de acessibilidade em muitos sistemas operacionais diferentes, incluindo macOS, a maioria das distribuições Linux e Windows. No caso do Windows, as etapas abrangem o Windows 10, mas o Sticky Keys faz parte do sistema operacional desde o Windows 95.
Como a maioria dos usuários do Windows sabe, os atalhos de teclado são comandos úteis (e em alguns casos necessários) que envolvem o usuário pressionando várias teclas simultaneamente. Por exemplo, pressionando Control-Alt-Delete para fazer login em determinadas versões do Windows ou Alt-F4 para fechar a janela do aplicativo ativo. Para usuários com certas deficiências, no entanto, pode ser difícil ou impossível pressionar várias teclas ao mesmo tempo.
É aí que entra o Sticky Keys. Como o próprio nome sugere, esse recurso permite que o comando de uma tecla modificadora - Shift, Control, Alt ou Windows - fique “preso” por um curto período de tempo, permitindo que o usuário insira com êxito um atalho para várias teclas pressionando uma tecla de cada vez. Embora isso permita aos usuários com deficiência inserir facilmente atalhos de teclado, a Microsoft reconhece que não é desejável deixar as Teclas de Ativação ativadas o tempo todo, pois há muitos casos em que um usuário pressiona uma dessas teclas modificadoras apenas uma vez sem a tecla precisa ter a entrada "stick" enquanto o Windows aguarda o pressionamento de teclas adicional.
Portanto, o Windows inclui um atalho útil para habilitar ou desabilitar as Teclas de Aderência pressionando a tecla Shift cinco vezes seguidas. É essa ação que a maioria dos usuários inadvertidamente executa quando vê o prompt Teclas de aderência.
Desativar atalho de teclas de aderência
Se você não precisar de Teclas de aderência, poderá desativar completamente o atalho para não ver esse prompt aparecer se pressionar rapidamente a tecla Shift no futuro. Para fazer isso, precisaremos modificar uma opção no aplicativo Configurações do Windows 10. Para chegar lá, clique na mensagem que aparece no prompt Teclas de aderência ( Desative este atalho de teclado nas configurações do teclado Facilidade de acesso ) ou abra o aplicativo Configurações e navegue até Facilidade de acesso> Teclado .
A partir daí, localize a seção Usar teclas de aderência no lado direito da janela e desmarque a entrada Permitir que a tecla de atalho inicie as teclas de aderência . Depois de desmarcar a opção, basta fechar o aplicativo Configurações. A alteração entrará em vigor imediatamente, sem a necessidade de salvar nada ou reiniciar o seu PC.
Para testá-lo, pressione rapidamente a tecla Shift pelo menos cinco vezes no teclado. Com a opção desabilitada, nada deve acontecer. Se você precisar reativar o atalho de Teclas de aderência, basta retornar à página Configurações designada e marque a caixa novamente. Você também pode usar a opção de alternar para ativar as teclas de aderência em período integral, embora, conforme mencionado, isso possa causar problemas em certos aplicativos ou cenários em que uma tecla modificadora deve ser pressionada apenas uma vez.
Ativar teclas fixas sem o aviso
Observando esse problema de um ângulo diferente, se você planeja usar as Teclas de aderência com freqüência e não deseja ver o aviso ou ouvir o sinal sonoro, volte para Configurações> Facilidade de acesso> Teclado e role para baixo até a parte inferior da tela. página no lado direito da tela.
Lá, você encontrará duas opções em Facilitar a digitação . Desmarque essas opções para desativar a mensagem e o som de aviso ao ativar as Teclas de aderência (ou suas opções relacionadas, Teclas de alternância e Teclas de filtro). Você só precisará acompanhar quando ativar e desativar a opção para evitar problemas inesperados de entrada ao usar as teclas modificadoras do teclado.