Anonim

Com o lançamento do Windows 10 Technical Preview 2 Build 10049, o Windows Insiders recebeu pela primeira vez o Projeto Spartan, o navegador da Web da próxima geração da Microsoft que será a peça central do Windows 10. Embora a Microsoft não esteja matando o Internet Explorer (apesar de muitos relatórios errados ao contrário), o Spartan será o navegador padrão para os consumidores que atualizarem para a próxima versão do Windows ainda este ano.

Spartan, e o sistema operacional Windows 10, ainda estão na versão beta, é claro, mas queríamos dar uma olhada em como esse novo navegador se compara da perspectiva de desempenho, tanto com o IE 11 quanto com os navegadores concorrentes. O novo mecanismo de renderização da Spartan, EdgeHTML, já está disponível na versão de pré-visualização do Windows 10 do IE há vários meses, mas decidimos testar o mecanismo nativamente no Spartan.

Para nossos benchmarks Spartan, comparamos o Spartan ao IE 11.0.10011.0 executando seu mecanismo Trident padrão, Chrome 42.0.2311.60, Firefox 37.0 e Opera 28.0. Outros sites que analisaram os benchmarks de navegadores executaram seus testes em hardware de nível intermediário, mas queríamos fornecer a esses navegadores o máximo de capacidade possível, para ver um "melhor cenário" de desempenho. Portanto, usamos nossa plataforma de teste de ponta: um Intel i7-5960x baseado em Haswell, 16GB de memória DDR4 e um SSD Samsung 850 Pro.

Para cada navegador, executamos os seguintes testes: Sunspider 1.0.2, Kraken 1.1, Octane 2.0, Futuremark Peacekeeper, WebXPRT, HTML5Test e o Oort Online. Sem mais delongas, os resultados de nossos benchmarks espartanos:

Aqui está outra olhada nos mesmos testes, desta vez concentrando-se estritamente no Spartan vs. IE:

Parece que Spartan certamente oferece algumas melhorias de desempenho em relação ao IE, e ainda tem a melhor pontuação de Sunspider em todos os principais navegadores Windows, mas ainda está um pouco atrás em comparação com seus concorrentes, especialmente na renderização WebGL testada pelo Oort Online benchmark (nota: Chrome, Firefox e Opera obtiveram o máximo de 10.000 pontos nesse teste, o que explica suas pontuações idênticas).

O Spartan traz uma série de novos recursos interessantes, além do desempenho puro, como anotações e suporte integrados à Cortana, mas os usuários não devem esperar que esse novo navegador salte imediatamente imediatamente para líderes de desempenho como o Chrome.

Benchmarks do navegador Windows 10: spartan vs. ie, chrome, firefox e opera