O Expanse foi um sucesso surpresa quando foi lançado. A ficção científica nem sempre se sai bem na TV, mas The Expanse foi melhor que a maioria. Baseado em uma série de livros de James SA Corey, essa também não é sua espaçonave habitual e ficção científica de bandidos. É isso que a torna tão boa. Com a série 3 em exibição no momento, haverá uma temporada 4 da Expanse na Netflix?
Veja também o nosso artigo 35 Melhores Shows no Amazon Prime
A resposta curta é não. A Netflix não estará executando a quarta temporada da Expanse. Mas esse não é o fim, pois o Amazon Prime assumiu o controle. Vou chegar a isso em um minuto, no entanto.
O programa de TV Expanse
The Expanse é uma série de livros de James SA Corey, que é o pseudônimo de Daniel Abraham e Ty Franck. Ambos têm um histórico de escrita de fantasia, então criaram Corey para sua ficção científica. Originalmente executada no SyFy, a Netflix tinha o direito de mostrá-lo como um Original Netflix em outros países.
O Expanse se passa em 200 anos no futuro, onde a humanidade colonizou o sistema solar e o cinturão de asteróides e está felizmente conduzindo seus negócios. A humanidade se dividiu em três facções principais: Terra, Marte e O Cinturão. Como seria de esperar, essas três facções não se dão bem e competem ativamente entre si por recursos. A história segue alguns tópicos. Um deles, um policial do espaço chamado Josephus Miller, encarregado de encontrar uma mulher em fuga. Segundo, um capitão de cargueiro James Holden que é atacado por navios que ele pensa serem de Marte.
A história segue Miller e Holden e o embaixador da ONU Chrisjen Avasarala da Terra, enquanto encontram a garota e descobrem uma enorme conspiração que busca desencadear uma guerra entre as facções.
O programa de TV Expanse segue cada um dos livros à medida que se desenrola e é uma ópera espacial, pois é um programa de detetive ou uma teoria da conspiração intergaláctica. É um processo lento, mais sobre os personagens e como eles reagem a situações diferentes do que o cenário. No entanto, o cenário é realista, como você imagina e é totalmente crível. Se a humanidade realmente vive nas estrelas daqui a 200 anos, é assim que imagino que será. A localização muda, mas a humanidade permanece a mesma.
A primeira temporada de The Expanse segue o primeiro livro, Leviathan Wakes, e apresenta o mundo, as pessoas e a turbulência entre as facções. É um cenário de muita coisa acontecendo, incluindo a busca pela garota e o ataque ao navio de Holden.
A segunda temporada introduz mais personagens militares marcianos, mas ainda segue Holden enquanto ele esconde o que encontrou na primeira temporada e depois se vinga de um genocídio. Nesta temporada, o escopo aumenta e a configuração se expande exponencialmente. É um conto épico em escala épica e uma das melhores séries de ficção científica do momento.
A terceira temporada vê Terra, Marte e O Cinturão em guerra e continua diretamente a partir do final da segunda temporada. O elemento que causa todo o atrito entre as facções ganha ainda mais destaque à medida que cada facção quer que o controle dela vença a guerra. É mais voltado para a situação do que as duas temporadas anteriores, mas nada menos do que isso.
Haverá uma temporada 4 da Expanse?
Embora a terceira temporada tenha deixado a porta aberta para mais e há sete livros da série, a Netflix enlatou The Expanse no final da terceira temporada. Aparentemente, o motivo está no licenciamento insustentável. Uma citação da Deadline explica melhor do que eu:
Dizem que a decisão de cancelamento da Syfy está vinculada à natureza de seu contrato para a série, que apenas concede à rede a cabo direitos lineares de primeira execução nos EUA. Isso coloca uma quantidade extraordinária de ênfase na visualização linear ao vivo, que é é inerentemente desafiador para séries de ficção científica / gênero que tendem a atrair a maior parte de seu público do digital / streaming. '
Graças a uma campanha de fãs, incluindo a contratação de um avião para rebocar um banner dizendo 'Save The Expanse' do lado de fora da sede da Amazon, uma petição da Change.org e muita atividade online, a Amazon decidiu comprar os direitos do programa.
Isso são boas e más notícias. Boas notícias, porque a história continuará com o mesmo orçamento, showrunners, elenco e equipe. Más notícias, porque a Netflix acabará perdendo o acesso ao The Expanse e teremos que assinar a Amazon para continuar assistindo ao programa.
O futuro parece bom para o The Expanse. Com críticas elogiosas, seguidores decentes, campanhas ativas e agora o apoio da Amazon, é perfeitamente possível que veremos o programa acompanhar todos os nove livros que compõem a série. Embora não seja capaz de assistir as outras estações, fico feliz por alguns de vocês.