No papel, uma prequela do Batman com Bruce Wayne quando criança logo após o assassinato de seus pais não deveria funcionar. Antes de Gotham estrear, o programa já havia sido cancelado por muitos pessimistas, principalmente por sua atuação em um Batman infantil, mas quando o programa finalmente estreou, lentamente encontrou uma base de fãs de seguidores que o consideravam digno. Apesar do início lento, o programa cresceu gradualmente, passando de um programa policial para dentro e fora da cidade titular, para algo com sua própria tradição, tramas que duraram uma temporada e uma revisão de Batman e muitos de seus vilões.
Veja também o nosso artigo 25 Melhores Filmes de Ficção Científica e Fantasia Streaming na Netflix
Com a quinta temporada atualmente no ar, a Fox está anunciando o programa como a temporada final da série, com sua ordem de episódios cortada das 22 usuais das temporadas 1 a 4 para apenas 12 episódios, deixando os fãs imaginando: Gotham será escolhido por um serviço de streaming como Netflix, Amazon ou Hulu? Vamos dar uma olhada no programa e o que sua trajetória significa para o futuro da série.
As cinco estações de Gotham
Criado como uma série projetada para se concentrar exclusivamente no Departamento de Polícia de Gotham, o programa começa com uma jovem Selina Kyle assistindo o assassinato de Thomas e Martha Wayne, deixando seu filho Bruce órfão e em choque quando seus pais são tirados dele. O programa então muda o foco para o comissário Gordon, atualmente trabalhando como detetive muitos anos antes de ele subir na hierarquia. Juntando-se a Harvey Bullock, um detetive grisalho, Gordon tenta concentrar seus esforços em resolver o assassinato de Thomas e Martha Wayne, enquanto lida lentamente com a corrupção de Bullock e tenta permanecer um policial limpo.
Não foi até a segunda temporada de Gotham , com o subtítulo Rise of the Villains e Wrath of the Villains, sobre suas duas partes, focada em Gordon ser demitido do departamento enquanto Bullock sai. Juntando-se ao gângster local Oswald Cobblepot, Gordon trabalha para derrubar Theo Galavan, enquanto novos vilões como Hugo Strange, Freeze e outros vilões começam a aparecer. Como o show continuou, cada temporada continha dois arcos distintos. Durante a terceira temporada, os espectadores foram apresentados ao arco Mad City e Heroes Rise , que testemunhou Gordon se tornar um caçador de recompensas após os fugitivos de Indian Hill, enquanto Strange, Mr. Freeze, Riddler e Mad Hatter continuaram causando problemas. A terceira temporada também colocou o foco de volta em Wayne quando ele começou a aprender mais sobre o assassinato de seus pais e a infame organização criminosa conhecida como Tribunal de Corujas.
A quarta temporada, com o subtítulo Um Cavaleiro das Trevas, para todos os vinte e dois episódios, finalmente entregou tudo o que os espectadores queriam. Finalmente, Penguin assumiu o crime da cidade, emitindo licenças no submundo para qualquer criminoso crescente começar a operar. Com Jim se aproximando de Carmine Falcone em busca de ajuda, as coisas continuam a piorar em Gotham. Com criminosos saindo do Arkham Asylum e prometendo mergulhar Gotham na anarquia, Bruce Wayne cumpre seu destino e se torna o Cavaleiro das Trevas de Gotham.
Tudo isso faz com que o programa se torne algo totalmente novo, mas, em vez de transformar Gotham em um programa de televisão do Batman, a quinta temporada foi anunciada pela Fox como a final do programa, com doze episódios em vez de 22.
Gotham foi cancelado?
Sim e não. Enquanto alguns programas são anunciados como "terminando" em vez de cancelados (veja Crazy Ex-Girlfriend na CW, que foi lançada como uma série de quatro temporadas, ou Game of Thrones na HBO), Gotham fica em algum lugar no meio. Embora a quinta temporada tenha sido anunciada como a temporada final bem antes do tempo, as observações do showrunner de Gotham , John Stephens, sugerem que, pelo menos, o programa com uma contagem de episódios mais longa para sua temporada final teria sido preferido. Gotham nunca foi um mega-gigante de audiência para a Fox, por isso faz sentido que o programa termine na marca dos 100 episódios.
De fato, Gotham foi planejado originalmente para ter apenas dez episódios em sua temporada final, mas essa ordem foi aumentada para doze, a fim de atingir a contagem de 100 episódios tão valorizados para distribuição. No mínimo, esses 100 episódios significam que Gotham será exibido na televisão por um longo tempo.
Gotham será escolhido para uma sexta temporada?
Embora a Fox não esteja mais interessada em produzir Gotham , sempre é possível, na era da mídia de streaming, que os programas sejam escolhidos por redes rivais ou serviços de streaming. Infelizmente, isso normalmente acontece quando um programa é cancelado sem uma temporada final. Gotham pode ter recebido o machado após seu quinto passeio, mas o programa teve tempo para encerrar suas histórias, o que fará com o 100º episódio do programa.
Então, quais são as chances de Gotham ser pego em algum lugar novo? Infelizmente, bem baixo. Gotham é produzido pela Warner Bros. Television e DC Entertainment, o que pode ser parte do motivo pelo qual a Fox está encerrando o programa. Como a Fox não é dona da produtora por trás de Gotham , eles têm menos motivos para continuar produzindo o programa. Tanto a Netflix quanto a Amazon têm se concentrado cada vez mais em apenas produzir seu próprio conteúdo, tornando improvável que o programa seja escolhido por lá. O programa pode dar um salto para a CW, na qual a WarnerMedia tem participação, mas infelizmente, agora que a AT&T é proprietária da Warner Bros., a empresa se concentrou em tentar transformar a HBO em sua própria gigante de streaming para comparar com a Netflix.
A outra possibilidade é o serviço de streaming do Universo DC, que começou em 2018 e é o lar de programas como Titans , Doom Patrol e Swamp Thing. De fato, o DC Universe pegou Young Justice pela terceira temporada depois de ser cancelado pela Cartoon Network, deixando-o como uma possível saída para o programa. Infelizmente, Titans realmente escalou um Bruce Wayne para sua segunda temporada, retratando-o como um Batman mais velho e possivelmente aposentado, tornando improvável que o programa seja escolhido pelo DC Universe.
Por fim, também temos que mencionar que a quinta temporada de Gotham provavelmente encerrará a trama, deixando improvável uma pick-up futura. Os roteiristas por trás do programa falaram sobre trazer a série a um final satisfatório, e deram tudo certo, apresentando o Coringa com sua aparência habitual para o lote final de episódios. Por fim, contar uma história completa com um final completo pode parecer agridoce para a base de fãs de Gotham , mas com mais séries de quadrinhos do que nunca, pode ser bom ver um final satisfatório ao invés de um esgotamento decepcionante.
O que você acha que poderia acontecer com Gotham ? Tudo deveria terminar aqui? Conte-nos o que pensa abaixo!