Anonim

Chegou o momento da pergunta do leitor aqui no TechJunkie e, desta vez, é uma pergunta AV: 'O uso de HDR danificará minha TV OLED? Sei que o OLED tem uma vida útil limitada, o uso do HDR reduzirá essa vida útil? ' Como alguém que está muito interessado na tecnologia da TV, cabe a mim responder.

A resposta não é tão definitiva quanto gostaríamos, porque o HDR não existe há tempo suficiente para ter as evidências de que precisamos dizer sim ou não com algum grau de certeza. O que podemos dizer é que é provável que diminua a vida útil do OLED, mas depende inteiramente de quanto você usa HDR e da qualidade da sua TV.

O que é HDR?

HDR, ou High Dynamic Range, apareceu em anúncios e material de marketing para TVs, mas não veio com muita explicação. Até os funcionários da loja não tinham muita pista. Embora a tecnologia esteja amplamente disponível há alguns anos, alguns balconistas ainda não têm idéia!

HDR é um método para melhorar drasticamente a taxa de contraste em uma imagem. Essas são as diferenças entre o escuro e a luz e a precisão com que cada cor se assemelha à vida real. É uma combinação do contraste, juntamente com um controle rigoroso sobre como as cores são definidas na tela que conferem à HDR sua qualidade.

HDR não é apenas dar mais. É sobre precisão. Uma imagem deve ser a mais precisa possível da real e definir com precisão as diferenças de cor, além de colocar mais informações na tela.

Uma TV com classificação HDR precisa ter mais cores e mais contraste do que uma TV normal, mas o vídeo também precisa estar pronto para HDR. Geralmente em 4K, o vídeo de origem precisa ter os dados para que sua nova e brilhante TV HDR seja exibida. Cada vez mais conteúdo está pronto para HDR e a Netflix e a Amazon estão produzindo esse conteúdo. Assim como outras saídas.

Para o espectador, TVs com HDR significam cores mais precisas e uma ótima definição de 'preto verdadeiro' e contraste na imagem. Isso faz com que a imagem pareça mais realista e tenha mais vida. É difícil descrever em palavras, mas a imagem parece mais real.

TVs OLED

O diodo orgânico emissor de luz OLED é uma evolução do LED que é mais eficiente em termos de energia e pode exibir cores melhores e preto mais preto do que o LED jamais poderia. Ele usa um filme orgânico à base de carbono entre dois condutores e emite luz quando a corrente o atinge. É semelhante à maneira como o LED funciona, mas o filme é muito mais eficaz na exibição dessas cores.

O OLED usa um pixel branco adicional ao lado do vermelho, verde e azul para fornecer cores mais variadas e precisas. É por isso que a reprodução de cores com OLED é mais precisa que o LED.

Além disso, a maneira como os OLEDs são construídos significa que cada pixel é 'auto-emissor'. Isso significa que ele gera sua própria luz e pode ficar totalmente preto quando desligado.

O resultado final de toda essa tecnologia é que as TVs podem ser mais finas e leves, usar menos energia por causa de sua natureza auto-emissiva e reproduzir cores com muito mais precisão, graças a esse pixel branco extra. Esse pixel extra também pode prolongar a vida útil do painel.

A vida útil média de uma tela OLED de boa qualidade é de cerca de 100.000 horas. Na média de 5 horas por dia em que os americanos assistem TV, é uma vida útil de cerca de 20 anos!

O HDR matará minha TV OLED?

Se o HDR oferece mais brilho, é lógico que uma TV OLED que usa HDR forçará mais os pixels para fornecer esse brilho. O brilho exibido em uma TV OLED é controlado pelos níveis de voltagem aplicados ao pixel. Quanto mais voltagem, mais brilhante ela se torna. Quanto menor a tensão, menor o brilho.

Em qualquer dispositivo eletrônico, quanto mais tensão você colocar nele, mais limitada sua vida útil. Isso se torna mais verdadeiro quando você está próximo ou atinge a tolerância de tensão desse dispositivo.

Portanto, em teoria, o uso de HDR em uma tela OLED pode afetar a vida útil do painel. O problema é que o HDR não está em uso popular há tempo suficiente para ter certeza. A vida útil média de 100.000 horas de uma tela OLED foi calculada antes da chegada do HDR e não leva isso em consideração.

Eu acho seguro assumir que o HDR reduzirá a vida útil de uma TV OLED. É o quanto isso oferece o desafio. Até que saibamos mais sobre o preço cobrado, é pura especulação. Se você deseja uma análise muito mais profunda sobre se o HDR prejudicará sua TV OLED, confira esta matéria no TechHive. Vale a pena ler!

O hdr danificará sua TV oled?