Anonim

A fonte de alimentação do seu computador, ou PSU, é uma parte crítica do seu computador. Ele precisa fornecer a tensão exata ou quase exata na potência necessária a todos os circuitos dentro do seu computador. O processador e a memória são particularmente sensíveis e requerem um suprimento exato ou o mais próximo possível de um.

Então, por que sua escolha de fonte de alimentação é tão importante na construção de sua plataforma?

Apesar dos circuitos reguladores de tensão e corrente sensíveis na maioria das placas-mãe; geralmente adjacente ao próprio processador (CPU) ou memória (RAM), o fornecimento de energia à placa-mãe em relação a esses componentes precisa estar o mais próximo possível do local. Se a sua fonte de alimentação (PSU) tiver problemas para fornecer isso, coisas estranhas começarão a acontecer.

Seu computador pode começar a agir de maneira estranha ou até produzir erros de parada repetidos ou telas azuis da morte. (BSOD) Os logs de eventos podem registrá-los como devidos a erros de memória, e provavelmente corretamente, mas os erros de memória podem estar sendo causados ​​por uma fonte de alimentação não substancial à RAM e / ou CPU.

Por que isso ocorreria? Existem várias razões pelas quais isso pode acontecer. O mais óbvio é que o PSU está desgastado e precisa ser substituído.

As fontes de alimentação, como a maioria dos outros componentes do computador, não duram para sempre. Quanto tempo eles realmente duram pode depender da qualidade da unidade e das demandas que estão sendo feitas. Um suprimento barato e desagradável pode não ser capaz de fornecer sua potência declarada. Se você estiver carregando muito, executando muito hardware, ele pode realmente produzir uma queda de tensão significativa em sua saída devido à alta carga. De fato, a revista Computer Shopper testou várias marcas e modelos de fontes de alimentação quanto à confiabilidade em 2007 (- e testou PSUs novamente em 2008.). Um dos testes foi executar o PSU sob teste em carga máxima para verificar se ele poderia fornecer a potência indicada na lata. Poucos dos trinta ou mais PSUs em teste poderiam realmente fazê-lo, embora mais da metade chegue perto da marca, fornecendo apenas algumas dezenas de watts a menos do que o reivindicado. As PSUs mais baratas foram sem dúvida as piores neste teste; com o PSU mais barato realmente falhando totalmente com uma carga de 500 Watt e outro dos modelos mais baratos literalmente explodindo em uma auto-detonação!

Esticar uma fonte de alimentação resulta em acúmulo de calor em seus componentes, assim como o ato de simplesmente executá-la. Vou reformular isso: O calor se acumula dentro de uma fonte de alimentação quando está sendo usado, e a sobrecarga de uma fonte faz com que o calor excessivo se acumule em seus componentes. O calor é o inimigo de um componente eletrônico. Causa alterações químicas na estrutura química do componente, o que faz com que os componentes individuais se tornem menos eficazes. Sobrecarregar um suprimento o desgastará muito mais rapidamente. Tendo em mente que muitas PSUs são incapazes de fornecer sua potência declarada, sua PSU pode estar sobrecarregada sem que você realmente perceba, especialmente se você adicionou um novo hardware, como uma placa gráfica SLI ou similar.

Mesmo que o acima não seja o caso, as fontes de alimentação não duram para sempre. Se você estiver enfrentando falhas frequentes aleatórias, pode ser que a fonte de alimentação precise de substituição. (Também pode ser devido a um fenômeno conhecido como “praga de capacitores”.)

As fontes de alimentação também não são imunes a picos de energia da rede elétrica. Um grande pico de tensão, ou mesmo uma queda de energia, em que a tensão da rede cai e flutua violentamente, pode em casos raros danificá-los - assim como, mais provavelmente, seu outro hardware. É por isso que é sempre uma idéia sensata executar a energia da sua rede elétrica através de pelo menos um filtro de linha, ou melhor ainda, de um no-break, antes de conectá-lo ao seu sistema.

Por fim, se você estiver montando seu próprio computador ou substituindo a fonte de alimentação na sua caixa existente, meu conselho é que você calcule a potência combinada usada por todo o seu hardware e compre uma fonte de alimentação com cerca de 100 watts a mais do que essa figura. Dessa forma, desde que você não compre o PSU mais barato disponível, você deve ter uma certa quantidade de potência de sobra se os componentes do computador exigirem energia extra a qualquer momento.

Por que sua escolha de fonte de alimentação é tão importante