Anonim

Na semana passada, Jason escreveu um artigo sobre os motivos pelos quais usar o Linux. Jason é um verdadeiro fã do Linux e eu fiz parte da "discussão acalorada" a que ele se refere no início de seu artigo. Seu artigo realmente tocou um nervo e rapidamente se tornou um dos artigos mais populares de toda a PCMech.

Visto que eu era, de fato, parte da dita “discussão acalorada”, pensei em lançar alguma luz sobre minha escolha pessoal de computador: o Mac.

Em resumo, minha visão sobre os outros

Antes de entrar no OS X, deixe-me indicar corretamente meu ponto de vista no Windows e no Linux. Eu não sou fã de nenhum sistema operacional. Todos têm pontos fortes. Todos têm fraquezas. A escolha do sistema operacional é pessoal.

O Linux é ótimo para os geeks. Não é, na minha opinião, um sistema operacional pronto para uso no horário nobre pelo consumidor típico. Ilustrando meu argumento, foi quando Rich e eu perguntamos a Jason (na discussão acalorada) sobre a instalação de aplicativos no Linux. Ele imediatamente começou a falar sobre "apt get", yada yada. E, aí, ele provou meu argumento. Para um nerd do Linux, "apt get" é uma segunda natureza. Mas, você sinceramente espera que o usuário final típico (pense no seu vizinho) possa trabalhar com isso?

Sim, existem gerenciadores de pacotes e eles são ótimos. Mas a instalação de aplicativos não é o fim. O Linux ainda está em um ponto em que você luta com o suporte ao driver ou se vê forçado a usar o Terminal (a linha de comando) para fazer as coisas. Quando tentei o Linux, era contra isso que eu estava enfrentando. Portanto, não tente discutir comigo, nerds do Linux. Esta é a minha experiência e eu não sou exatamente novo em computadores. Eu estava literalmente VIVENDO na linha de comando quando estava usando o Ubuntu. Colocando a tela dupla em funcionamento? Você precisa fazer todos os tipos de edição do arquivo de configuração. Apenas não é viável. Eu nunca tive que editar um arquivo de configuração com o OS X. E muito raramente no Windows. Com o Linux, é quase normal. (Dave agora aguarda as guerras de chamas da multidão do Linux).

Quanto ao Windows, o Vista é e foi um desastre. E o que isso me diz é que o Windows é um sistema operacional no limbo. Windows XP é experimentado e verdadeiro. Não que seja perfeito, mas pelo menos suas falhas são bem conhecidas e foram tratadas. O efeito final é que o XP é um ótimo sistema operacional com muito suporte. Exceto que a Microsoft é insistente em forçar o Vista a cair na garganta de todos, o mais cedo possível.

O Windows já foi. São notícias antigas. Eles tentam ser novos e falham. Para que o Windows avance além da bagunça do Vista, ele precisa começar a abandonar o suporte legado, migrar para 64 bits e basicamente redesenhar algumas das coisas subjacentes que o impedem (ou seja, registro).

Mas estou usando o Mac

Mais uma vez, eu não sou fã de Apple. Eu sou, porém, um fã. Eu uso a Microsoft em meus computadores desde os dias do DOS 6.2. Eu trabalhei com todas as versões do Windows que já existiram (para os consumidores de qualquer maneira). Mas, depois de usar o XP para sempre, atualizando para o Vista, lamentando essa decisão, atualizando para o XP novamente … bem, eu estava cansado do Windows. O OS X Leopard foi lançado e parecia fresco e novo. Então, no dia em que o Leopard saiu, saí e comprei um Mac Pro. Eu tenho usado o OS X como meu sistema operacional principal desde então.

Agora, eu nunca teria comprado um Mac se não pudesse executar o Windows nele. Isso foi um pré-requisito para mim. Agora possuo 3 Macs diferentes e 2 deles têm o Windows instalado dentro do VMWare Fusion (o terceiro é um Mini e simplesmente não tem a potência). Mas, com o passar do tempo, estou usando o Windows cada vez menos (por opção). Eu o uso para a minha contabilidade (porque não sinto vontade de comprar o mesmo software para o Mac) e também para o Live Writer. Também o uso no Paint Shop Pro, porque estou acostumado a esse editor de imagens em particular. Caso contrário, você me encontrará no OS X.

Por que eu prefiro o OS X e a Apple

  1. A Apple é mais rápida em desenvolver aprimoramentos . A Microsoft tem um cronograma de desenvolvimento lento e lento para o Windows e o resultado final (Vista) foi muito difícil. A Apple desenvolveu o Leopard muito mais rapidamente e a atualização do Tiger foi realmente digna da atualização.
  2. Um Mac é o único computador que pode executar todos os sistemas operacionais . Sou um blogueiro de informática. Tenho motivos para experimentar qualquer sistema operacional. O Mac é a única máquina que me permite fazer isso. O OS X não pode ser executado em nada além da Apple. Sim, com alguns hackers, alguns conseguiram instalar o OS X em um PC, mas confie em mim, não é como executá-lo em uma máquina Apple verdadeira. Você ficará limitado se tentar o método “hackintosh”, se conseguir fazê-lo funcionar. Sem mencionar que você está violando o EULA para tentar. Mas, com o OS X como sistema operacional host, posso executar qualquer outro sistema operacional desejado em uma máquina virtual ou com o Bootcamp. Pessoalmente, nunca usei o Bootcamp porque o VMWare Fusion é tão bom assim.
  3. Design de software é melhor . Em geral, acho que o design dos aplicativos para o OS X é muito melhor pensado. O design da GUI é muito bom para trabalhar, sem mencionar que a estética visual é melhor que o Windows. De fato, toda a interface gráfica do OS X simplesmente tira o Vista da água. Agora, algumas distros do Linux que usam o Compiz produzem gráficos bastante perversos dentro do sistema operacional, alguns dos quais são melhores que o OS X. Parabéns ao Linux por isso, mas não o suficiente para eu lidar com o resto.
  4. Conveniências . O OS X Leopard apenas possui itens que fazem o Windows parecer antigo. Por exemplo, o Quick Look permite a visualização fácil de qualquer arquivo sem se preocupar com anexos ou ser forçado a abrir aplicativos pesados ​​e completos apenas para exibir um arquivo. O Cover Flow facilita a navegação em uma pasta, fornecendo visualizações gráficas completas de todos os arquivos na pasta.
  5. Melhor valor . O OS X Leopard é vendido por US $ 129. Se você compra um Mac com ele, ele vem (é claro). Por esse dinheiro, você obtém um sistema operacional real que não atolar (como o Vista) e vem com utilitários realmente úteis. Por exemplo, o Automator vem com o OS X e é uma jóia escondida do sistema operacional, permitindo a criação fácil e gráfica de scripts que podem ajudá-lo a automatizar todos os tipos de tarefas no seu Mac. Paguei mais de US $ 129 para comprar uma versão comercial do Windows XP. Vista é ainda mais.

Para mim, essas coisas somam uma coisa: posso realizar meu trabalho com mais rapidez e eficiência no Mac.

Quando tive que fazer o downgrade do Vista para o XP para não ter uma experiência totalmente ruim com o computador, ficou claro para mim que o Windows está em um patamar. Eu estava em um cavalo morto. Eu queria usar um sistema operacional que estivesse inclinado para a frente. O Linux tem pontos fortes, mas eu não queria usá-lo. Não ser comercial, francamente, atrapalha. Mac foi a escolha certa para mim.

Equívocos populares

  1. O Mac é um mundo diferente e não pode operar com usuários do Windows . Não é verdade. Quase todo mundo com quem eu ligo usa o Windows e posso abrir todos os seus arquivos sem problemas. Eu não tive nenhum problema com isso. Ninguém sabe que estou usando um Mac, a menos que eu conte a eles.
  2. Tudo no Mac custa dinheiro . Não é verdade. Existem muitos aplicativos gratuitos e de código aberto disponíveis para o Mac. Muitos deles. De fato, parece que existem tantos quanto para o Windows. Agora, obviamente, todos os aplicativos Linux são de código aberto. Isso é um dado. Mas isso mostra que você pode carregar o seu Mac com software livre para o conteúdo do seu coração e ser muito feliz. Grande parte do software que uso diariamente no meu Mac é gratuito (incluindo a minha suíte de escritório).
  3. Mais software para Windows do que para Mac . Talvez, mas não parece. Sempre que preciso sair e encontrar um aplicativo OS X para realizar alguma coisa, eu o encontro. Acho que uma coisa que leva a esse equívoco é que você talvez não veja tanto software de caixa de varejo para Mac. Mas, fique on-line e você verá o quanto realmente está disponível.
  4. Mac é apenas Uber caro . Esse debate vai durar para sempre, muito provavelmente. O problema do hardware Mac é que ele é realmente bom. Vai durar. Nos PCs, a maioria deles é feita de peças a granel. Quando você paga mais para obter peças de boa qualidade para um PC, acaba no mesmo preço que um Mac comparável. Tudo isso dito, é verdade que você precisará pagar mais por um Mac. A culpa disso é da Apple - NÃO porque eles superestimam seus produtos, mas porque eles não oferecem sistemas de médio porte. O IMac é um multifuncional (que muitos não querem) e a única torre que eles têm é o caro Mac Pro. Não há torre de médio alcance e isso é um erro. Mas, se você comparar um Mac Pro a um PC equipado com preço, não encontrará uma lacuna enorme. Estou bem ciente de que as pessoas vão ler isso e achar que eu sou um Mactard estúpido, mas eu vou apoiá-lo - e isso vem de uma pessoa que não costumava pensar nisso.
  5. A Apple controla tudo o que você faz . Vamos lá, eu ouço a mesma coisa sobre a Microsoft o tempo todo. A verdade é que usar um Mac não é diferente de todos os que usar uma máquina Windows - exceto que é um sistema operacional diferente. Você não precisa obter seu software da Apple. Você não precisa comprar todas as atualizações de hardware da Apple. Não é apenas a máquina super controlada que alguns fazem parecer. Se fosse, eu não teria comprado.

Este artigo já está ficando muito longo. Vou deixar com isso:

A escolha do sistema operacional é pessoal. Se você gosta do Windows, tem mais poder para você. Se você acha que o Linux é a resposta, mais poder para você. Se você gosta do Mac, tudo bem. Todas essas máquinas basicamente fazem a mesma coisa, apenas com estilos diferentes. Da mesma forma como se você chegasse ao seu destino dirigindo um Ford ou um Chevy.

Para mim, porém, estou feliz por ter saltado do navio. Não sinto mais como se minha experiência com o computador (que, na verdade, é a maior parte da minha vida, dado o que faço para viver) está parada usando um sistema operacional que acha que a mais recente melhoria da GUI são grandes ícones e botões de brilho. Mudar para a Apple tornou as coisas interessantes novamente. Eu sou um técnico e gosto de assistir avanços e falar sobre as últimas tecnologias. Bem, a Microsoft não me dá nada para falar. Isso é chato. E agora que estou usando o Mac, também estou descobrindo que a lentidão da Microsoft estava afetando minha velocidade de trabalho de maneiras que eu nem sabia.

Por que usar um mac?