Anonim

Eu reservaria isso para um artigo da Retro Friday, mas, como se vê, a câmera de vídeo linear (como aquela que usa fitas de vídeo para armazenar vídeos gravados) não parou de ser produzida há tanto tempo. De fato, alguns ainda podem ser comprados novos. Por exemplo, a série Handycam da Sony, que usava fitas Hi8 especificamente, durou até 2008. E embora o ano de 2008 tenha acontecido há quatro anos, esse certamente não passou tempo suficiente para considerar algo "retro", por assim dizer.

Em relação aos formatos de fita de vídeo, os dois mais utilizados (pelo menos nos EUA) no final da filmadora de consumo linear foram o Hi8 (que incluía o Digital8) e o MiniDV. Havia outros formatos por aí (o VHS-C durou surpreendentemente por muito tempo), mas é provável que você ou alguém que você conheceu com uma câmera de vídeo na época usasse um desses dois formatos no final dos anos 2000.

Atualmente, há apenas um motivo para usar uma câmera de vídeo linear: a reprodução de suas fitas antigas. Alguns de vocês por aí têm muitas, muitas horas de filmagem nas fitas antigas que você nunca digitalizou, nem desejam porque o processo levaria muito tempo e que eu posso entender. Mas no que diz respeito à gravação de novo vídeo, sim, você deve parar de usar o linear completamente e mudar para menos linear não da fita.

Antes de listar os motivos, aqui estão algumas dicas para aqueles com caixas e caixas de vídeo antigo em fita:

Ironicamente, o vídeo que você tem em fita dura mais que qualquer mídia não linear que você possui. Se a fita for armazenada adequadamente em local fresco e seco, ela pode durar facilmente 30 anos e não estou brincando. Heck, ainda existem fitas VHS usadas originalmente no início dos anos 80 que ainda são reproduzidas bem agora, três décadas depois. A filmagem pode ser um pouco "irregular" devido a alguma desintegração natural da folga da fita, mas ainda funciona. Obviamente, o problema ao reproduzir fitas antigas quase nunca é a própria fita, mas a unidade de reprodução (geralmente devido a cintos desgastados ou secos). Minha sugestão é pegar uma fita em branco, gravar 15 minutos de vídeo e rotulá-la como “DECK TEST”. Quando você reproduzir suas fitas anos depois, coloque a fita no deck / câmera de vídeo primeiro e reproduza-a para ver se o deck / câmera de vídeo “come” a fita ou não. Caso contrário, você poderá reproduzir fitas com segurança. Se a fita é “consumida”, bem, você sabe que não deve usar essa unidade para reprodução e deve obter outra .. se é que consegue encontrar uma.

Enfim, de volta ao presente.

As câmeras de vídeo digitais não lineares são baratas agora, como em US $ 40 (não que eu sugira comprar essa câmera de vídeo em particular, mas lhe dá uma idéia de quão barata ela pode ficar).

O armazenamento não linear para filmadoras também é barato. Gigs e shows de espaço com SD, SDHC e cartões semelhantes estão prontamente disponíveis, são amplamente suportados e são obviamente o armazenamento de vídeo mais conveniente já feito, pois ele pode caber no bolso da camisa sem nenhum problema e está muito perto de ser literalmente pluma.

O armazenamento não linear não tem a mesma vida útil que o linear. Você receberá no máximo 10 anos do cartão SD antes que ocorram falhas permanentes na leitura (ou talvez antes, se você usar o cartão extensivamente e ficar sem gravação de arquivos). No entanto, considerando que os cartões SD são tão baratos, você pode simplesmente migrar os dados de um cartão para outro com facilidade e barato a cada poucos anos.

Se você ainda estiver usando uma câmera de vídeo com base linear, é hora de jogá-la fora ou retirá-la se, por nenhum outro motivo, além da gravação não linear, agora for mais barato do que linear. Você não poderia dizer isso há um ano, mas agora pode porque é preciso…

… e o fato de novas fitas em branco estarem ficando um pouco difíceis de encontrar nas lojas físicas hoje em dia. Sim, eles ainda estão lá, mas não são exatamente bem abastecidos se você entender meu significado.

Por que é hora de jogar fora (ou pelo menos se aposentar) sua câmera de vídeo antiga baseada em fita