Anonim

Há muito poucas coisas que o usuário comum faz para fazer com que um processador seja executado com capacidade total. Até um processador moderno modesto tem capacidade mais que suficiente para o jogo, editor de imagem ou vídeo mais desafiador ou para qualquer outro programa que você queira usar. Portanto, pode ser irritante quando o próprio Windows utiliza todo o seu processador, causando lentidão no computador. Quando esse processo é chamado de 'Processo ocioso do sistema', a ironia não se perde em nós.

A primeira coisa que você provavelmente notará sobre o uso excessivo do seu processador (CPU) será a gagueira ou a lentidão durante o uso normal. Quando seu computador normalmente brilha muito feliz, ele pode parar, ficar lento ou gaguejar e você pode ver o círculo giratório azul, pois o Windows precisa aguardar o processamento de uma tarefa. Isso pode acontecer por vários motivos, um dos quais é o processo ocioso do sistema.

O que é o processo ocioso do sistema?

O processo ocioso do sistema é um processo do Windows introduzido para os primeiros processadores com hyperthread no WindowsNT. É controlado pelo Windows e iniciado pelo Agendador de tarefas.

A idéia por trás do processo ocioso do sistema é desligar a CPU quando ela não está sendo usada. Um processador não pode ficar parado e não fazer nada literalmente, pois o Windows pode perder o encadeamento e não conseguir reiniciá-lo. Em vez disso, mantém o processador girando com instruções de baixa energia, para que possa interrompê-lo imediatamente com uma tarefa.

O processo é um loop de instruções que informam o processo de suspensão e faz parte do modo de economia de energia no hardware do processador e no Windows. Embora o Gerenciador de tarefas possa mostrar a utilização do processo ocioso do sistema em até 100%, o processo não utiliza o processador. Está dizendo para dormir.

Normalmente, o Windows envia as instruções do processador enquanto você usa o computador. Eles seriam enfileirados e processados ​​tão rapidamente quanto sua CPU pudesse processá-los. Todas as tarefas aguardam bem na fila e são processadas por sua vez, a menos que um processo de prioridade mais alta salte a fila. Quando não há instruções de tarefas recebidas para o seu processador, o Windows envia as tarefas de processo ocioso do sistema. Isso diz à CPU para desligar e economizar energia.

Quando outra tarefa é colocada em fila para o seu processador, o Processo Inativo do Sistema é interrompido e a tarefa ocorre. A alta utilização por meio do processo ocioso do sistema é realmente um problema com essa interrupção, não com o processador muito ocupado.

Como corrigir alta utilização pelo processo ocioso do sistema

Se você vir uma alta utilização pelo processo ocioso do sistema, pode haver algumas coisas causando isso. Os culpados comuns são antivírus, scanners de malware, drivers desatualizados e até a descoberta de rede do Windows. As causas são diversas e requerem uma pequena investigação. Aqui estão algumas coisas para tentar.

Reiniciar

Como sempre, a primeira coisa a fazer com qualquer problema do Windows é executar uma reinicialização completa. Se o Windows estava mastigando um arquivo ou não conseguiu interromper o Processo Idle do Sistema, uma reinicialização deve corrigi-lo. Se o problema ocorrer novamente, tente uma dessas outras correções.

Verifique seu antivírus ou scanner de malware

Se o Processo ocioso do sistema continuar ocupando recursos, execute uma verificação antivírus completa e uma verificação completa de malware. Embora raro, o código malicioso pode causar problemas com as interrupções do sistema, o que normalmente interrompe o Processo Idle do Sistema em favor de uma tarefa do Windows. Execute uma verificação completa do sistema e execute qualquer ação apropriada se algo for encontrado.

Atualize seus drivers

Ocasionalmente, uma incompatibilidade com um driver pode fazer com que o processo ocioso do sistema execute o processador em 98%. Execute um Windows Update e permita a atualização de dispositivos não Windows.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Atualização e segurança e selecione Opções avançadas no centro.
  3. Alternar Atualize-me para outros produtos da Microsoft ao atualizar o Windows.
  4. Volte e execute a atualização do Windows.

Atualize os drivers da placa de rede, do áudio e da placa-mãe, se houver novos disponíveis ou se o Windows Update ainda não os tiver.

Verifique a integridade do arquivo

Às vezes, um arquivo do Windows pode ser corrompido e causar problemas na execução do núcleo do Windows. Como a verificação e a correção são simples, é definitivamente uma tentativa.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Prompt de Comando (Admin).
  2. Digite 'sfc / scannow' na janela e pressione Enter.
  3. Permita que o processo conclua e corrija quaisquer erros.

Redefina seu plano de energia do Windows

Se nenhuma das opções acima funcionar, tente redefinir seu plano de energia. O processo ocioso do sistema agora faz parte da economia de energia e, às vezes, isso pode agitá-lo o suficiente para funcionar corretamente novamente.

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Sistema e Energia e suspensão.
  3. Selecione Configurações de energia adicionais no centro.
  4. Selecione Alto desempenho como seu plano de energia, se ainda não o tiver definido.
  5. Salve suas alterações.
  6. Reinicie o computador.

Se a porcentagem de Processo ocioso do sistema for alta e interferir no seu computador, uma dessas correções certamente funcionará. Deixe-nos saber como você se sai!

Por que a porcentagem de processo ocioso do meu sistema é tão alta?