Decidi recentemente comprar outro roteador sem fio Linksys WRT54GL. Meu primeiro foi atingido por um raio e substituí-o por um TRENDnet barato que está prestes a morder a poeira, então tomei a decisão de escolher outro WRT54GL.
Agora, note que o WRT54GL é sem dúvida o melhor roteador sem fio para consumidores , pois há coisas de nível empresarial que obviamente são construídas muito melhor com um chassi de aço montado em rack. Mas quando se trata de algo que “simplesmente funciona” em casa, é o WRT54GL.
Quais são as diferenças entre o WRT54G, WRT54GS e o WRT54GL?
É mais ou menos tudo sobre a memória interna. Todas as especificações estão aqui de revisão em revisão, mas a unidade que tinha mais memória interna foi o modelo GS de revisão inicial com 32 MB de RAM e 8 MB de flash.
O GL possui 16 MB de RAM e 4 MB de flash e suporte completo para Tomato, OpenWrt e DD-WRT.
O GL também é sem dúvida o melhor chassi do lote, simplesmente pelo fato de possuir antenas destacáveis reais. Felizmente, esse ainda está disponível para venda no momento.
Em outras palavras, não, não é aconselhável adquirir um modelo mais antigo. Você provavelmente encontrará aquele em que não pode desconectar as antenas, e a capacidade de invadir o firmware será mais ou menos ou não funcionará.
Por que o WRT54GL é tão bom, mesmo que tenha apenas uma velocidade G sem fio máxima?
É porque o WRT54GL é incrivelmente estável. O chassi grande com boa ventilação basicamente impossibilita o superaquecimento (pelo menos em estoque, de forma não modificada). E raramente você verá um 54GL desbotar uma conexão, com ou sem fio. A maneira como ele lida com a rede é simplesmente incrível.
No mundo dos roteadores sem fio, há um monte de lixo por aí - incluindo vários dos próprios Linksys que eram realmente muito, muito ruins. Mas não o 54GL.
O 54GL é uma das poucas peças de hardware de rede em que posso dizer: "Sim, compre e você vai adorar" e fique totalmente confiante com essa afirmação.
Existem falhas no 54GL?
Apenas um, mas é algo que não incomoda a maioria das pessoas.
O procedimento de instalação é complicado. De um modo geral, você nunca deseja usar o CD de instalação e, em vez disso, vai direto para o programa de administração e configura tudo manualmente.
Além disso, a interface de administração é mais ou menos a mesma coisa da velha escola de 2003, ou seja, foi feita em uma época em que “roteadores eram roteadores”, o que significa para um novato que não é uma interface amigável - e “ampla aberto ”até você definir alguma segurança sem fio.
No entanto, para muitos nerds de computadores que lêem isso, "parece um lar", porque muitos de vocês usaram um 54G ou 54GL em algum momento ou outro. É a mesma interface que você lembra e não mudou muito, o que neste caso é uma coisa muito boa.
E mesmo que você não seja super geek, há uma tonelada de documentação on-line (provavelmente mais do que qualquer outro roteador) no WRT54GL, e é realmente fácil de encontrar.
Se você comprar um, não esqueça os cabos
Uma coisa boa a se praticar é que, sempre que comprar um novo roteador, sempre substitua os cabos de rede, se você precisar deles ou não. Sim, isso adicionará de 10 a 20 dólares de custo extra, mas vale a pena garantir que o novo roteador tenha o melhor desempenho com um cabo novo.