Anonim

Antes de mergulhar, lembre-se de que as conexões WiFi e Ethernet com fio são soluções válidas. O WiFi continua melhorando e é praticamente a única solução razoável para dispositivos móveis e laptops.

A Ethernet é melhor, mas cabe a você determinar se a melhoria vale ou não, dada a configuração extra e as limitações do uso de fios físicos.

Rapidez

É uma realidade indiscutível no mundo das redes que as conexões com fio são significativamente mais rápidas que as sem fio. Isso vale para mais do que apenas Ethernet. Os jogadores profissionais geralmente não usam mouses e teclados sem fio. Há uma razão para isso.

É bastante fácil ver a diferença quando se observa as velocidades teóricas e práticas oferecidas pelas conexões com e sem fio.

A largura de banda máxima teórica de uma porta Ethernet média é de 1 Gb / s. Para empresas e redes de maior volume, também estão disponíveis equipamentos de 10 Gb / s.

Atualmente, o AC sem fio é o principal padrão WiFi, e a velocidade teórica máxima de uma banda AC sem fio é de 1300Mb / s. Isso é realmente acima da velocidade da porta Ethernet média; no entanto, seu roteador compartilha essa velocidade entre todos os dispositivos conectados nessa banda.

Existem muitos roteadores por aí anunciando mais largura de banda do que 1300Mb / s, mas esses são roteadores de várias bandas. Cada banda ainda tem um máximo de 1300Mb / s.

: Como aumentar a velocidade da Internet

A verdadeira diferença ocorre quando você olha para velocidades práticas. Em uma rede com fio, é mais provável que você encontre um gargalo em outro lugar que não a sua rede. Esse gargalo pode ser a velocidade de leitura / gravação do disco rígido ou a conexão à Internet. Se você tiver alguns excelentes SSDs, poderá chegar perto de uma taxa de transferência total de 1 Gb / s pela rede. Lembre-se de que são gigabits, não gigabytes. Se você está falando em bytes, é de cerca de 128 MB / s.

Em uma rede sem fio, você nunca chegará perto das velocidades teóricas. Na verdade, a maioria das velocidades de WiFi representa apenas metade do que é anunciado, e isso está em perfeitas condições com apenas um dispositivo conectado. O máximo ideal do AC sem fio é tipicamente em torno de 400-500Mb / s. Coloque dispositivos adicionais, paredes, interferência e todos os outros fatores que podem atrapalhar a velocidade do Wi-Fi, e você terá sorte se estiver em torno de 200 Mb / s.

Confiabilidade

Quem usou o Wi-Fi sabe que nem sempre é confiável. Até as melhores redes sem fio podem ter suas peculiaridades, e algumas na extremidade inferior podem ser completamente voláteis.

As redes com fio não compartilham esses problemas. O uso de uma conexão física significa que os dados têm um caminho claro para ir e voltar, e não há muito que possa atrapalhar.

Latência

Latência é um atraso na transmissão. Afeta todas as formas de rede, mas o WiFi sente muito mais. Os sinais através dos cabos Ethernet viajam mais rápido que as ondas de rádio e são mais diretos. Também há tempo de processamento necessário para descriptografar o sinal. Paredes, pisos e outras barreiras físicas também atrapalham a transmissão do sinal e afetam o desempenho.

Interferência

A interferência é um grande problema para redes sem fio. Na verdade, é a razão pela qual uma nova frequência, 5 GHz, foi adicionada ao WiFi.

Toneladas de dispositivos usam ondas de rádio para se comunicar. A frequência de 2, 4 GHz, que o WiFi usa, tornou-se extremamente confusa com telefones sem fio, controles remotos e até outros dispositivos WiFi. Com todo esse tráfego, os sinais se confundem e fornecem uma tonelada de ruído extra que os receptores precisam classificar. Quando você está falando de um carro de brinquedo com controle remoto, isso não importa. Quando é a sua conexão com a Internet, ele faz.

Mesmo a frequência de 5GHz não é perfeita. Mais dispositivos Wi-Fi estão começando a usar 5GHz e também interferem entre si.

Interferências menores podem atrapalhar as redes com fio, mas, na maior parte, os próprios cabos bloqueiam qualquer sinal eletromagnético nocivo que possa atrapalhar.

Conexões descartadas

Quem não teve seu WiFi cortado sem motivo? Recentemente, esse problema ficou melhor, mas as redes sem fio ainda cortam as conexões por curtos períodos de tempo.

Na maioria das vezes, essas “micro gotas” não são tão ruins. Se você está apenas navegando na Internet, provavelmente não notará. No entanto, se você estiver transmitindo vídeo HD ou jogando um jogo, você o fará. O vídeo pode gaguejar ou parar completamente para armazenar em buffer. Os jogos podem não pressionar as teclas e causar atraso. Ninguém gosta de lag.

As redes com fio não sofrem com a queda de conexões porque a conexão é um cabo real que funciona entre o computador e um roteador. A menos que alguém o corte ou puxe, ele está conectado.

Segurança

Não há necessidade de se preocupar com segurança em uma rede com fio. A única maneira de conectar é conectar um cabo Ethernet. Com o WiFi, há um conjunto adicional de preocupações.

As conexões Wi-Fi precisam ser configuradas e criptografadas corretamente. Você precisa gerenciar o acesso, manipular senhas e garantir que ninguém entre na rede que não deveria estar lá.

Se uma rede Wi-Fi não estiver protegida, todos estarão abertos a todos os tipos de ataques desagradáveis, e a própria rede poderá se tornar uma ferramenta para um invasor.

Você já deve usar WiFi?

WiFi certamente não é terrível. De fato, trouxe muita acessibilidade ao mundo; no entanto, ele ainda possui algumas falhas. Uma coisa é certa: o WiFi não vai a lugar nenhum e continuará a melhorar. Mas, enquanto isso, é melhor usar fios sempre que possível.

Por que ethernet é melhor que wifi?