Anonim

Ao navegar na Web, você deixa dois conjuntos de "pegadas", ou seja, um registro do site que você visitou: um armazenado no servidor que hospeda o site e outro no seu Mac (também conhecido como histórico do navegador). Você pode ocultar ou ofuscar o primeiro conjunto de pegadas usando serviços como VPNs ou Tor, mas e as pegadas no seu Mac?
Você sempre pode limpar o histórico do navegador, mas é algo que precisa se lembrar de fazer sempre. Em vez disso, há um modo especial no Safari chamado Navegação Privada que permite navegar pelo conteúdo do seu coração sem deixar rastros no histórico ou no cache dos sites que você visitou. Aqui está como isso funciona.

Relacionado : Como usar a navegação privada no iPhone e iPad

O que é navegação privada?

Primeiro, é importante esclarecer exatamente o que a navegação privada faz ou não. Como mencionado acima, a navegação privada impede que qualquer registro dos sites visitados seja armazenado no seu Mac . Ele não o torna "privado" ou "invisível" on-line, não oculta ou ofusca seu endereço IP e não impede que os sites que você visita saibam que você está lá.
Portanto, a navegação privada é realmente apenas para impedir que outras pessoas com quem você compartilha seu Mac saibam quais sites você visitou. Isso é importante em termos de um computador compartilhado publicamente, mas também pode ser útil em casa. Os exemplos incluem comprar clandestinamente on-line o presente de aniversário de um membro da família, verificar informações financeiras privadas ou exibir conteúdo adulto.

Usando a navegação privada no Safari para Mac

Com a explicação acima, vamos falar sobre realmente usar a navegação privada no Safari. Normalmente, quando você abre uma nova janela do Safari, fica assim:


Quando você navega com uma janela normal do Safari, o histórico e o cache dos sites visitados são armazenados e mantidos de acordo com as suas preferências. Quando você deseja navegar em uma sessão privada, é necessário iniciar uma nova janela do Safari. Para fazer isso, com o Safari aberto e ativo, vá para Arquivo> Nova Janela Privada na barra de menus. Como alternativa, você pode usar o atalho de teclado Shift-Command-N .


Aparecerá uma nova janela que se parece com uma janela normal do Safari, exceto que ela possui uma barra de endereços muito mais escura. O Safari também exibirá uma explicação da navegação privada na parte superior da janela.

Navegação privada ativada
O Safari manterá seu histórico de navegação privado para todas as guias nesta janela. Depois de fechar esta janela, o Safari não lembrará as páginas que você visitou, seu histórico de pesquisa ou suas informações de preenchimento automático.

Agora você pode navegar na web como costuma fazer, visitar seus sites favoritos, abrir novas guias e assim por diante. Enquanto você permanecer nessa janela de navegação privada e depois fechá-la quando terminar, nenhuma das informações sobre os sites que você visitar será armazenada no seu Mac.


Você também pode usar janelas privadas e normais do Safari ao mesmo tempo ou abrir janelas adicionais de navegação privada através da barra de menus ou do atalho Shift-Command-N . Na captura de tela acima, a janela do Safari na frente está no modo de navegação privada (observe a barra de endereços escura), enquanto a janela atrás dela está no modo de navegação normal. Mesmo que os dois navegadores estejam visualizando o mesmo site, o histórico do Mac registrará apenas uma única visita ao site, a partir da janela de navegação normal na parte de trás, e não gravará nada da janela privada na frente.

Iniciar o modo de navegação privada por padrão

Portanto, o modo de navegação privada do Safari permite navegar na Web sem deixar pegadas locais e sem precisar se lembrar de limpar seu histórico e cache. Mas você ainda precisa se lembrar de abrir uma janela do navegador particular. Se você sempre deseja navegar no modo privado, pode configurar o Safari para iniciar nesse modo por padrão.
Para fazer isso, inicie o Safari e vá para Safari> Preferências na barra de menus (ou use o atalho do teclado Comando- . Na guia Geral da janela Preferências do Safari, localize a opção suspensa rotulada como Safari abre e defina-a como A nova janela privada .


A partir de agora, quando você iniciar o aplicativo Safari, ele será aberto com uma nova janela de navegação privada em vez de uma janela normal. Você ainda pode abrir as janelas normais do navegador manualmente, no entanto, usando o atalho de teclado Command-N ou escolhendo Arquivo> Nova Janela na barra de menus.

Por que e como usar a navegação privada no safari for mac