Anonim

Se você atualizou recentemente do Windows 7 ou Windows 8.1 para o Windows 10, pode notar que não tem tanto espaço livre na unidade principal do sistema quanto costumava, e o culpado provavelmente é uma nova pasta no seu C : unidade chamada Windows.old . Aqui está uma rápida visão geral de por que essa pasta existe, como você pode excluir o Windows.old e por que não deseja.

O que é o Windows.old?

É importante observar primeiro que o Windows.old não é um novo recurso do Windows 10; faz parte do processo de atualização do Windows desde o Windows Vista e tem um papel importante. A pasta Windows.old contém arquivos importantes do sistema e do usuário que permitem ao usuário reverter uma atualização ou reinstalar o Windows para a versão anterior, porque algo deu errado durante o processo de atualização ou porque o usuário posteriormente descobriu uma incompatibilidade com o software ou hardware na nova versão e precisa reverter para a versão antiga para restaurar a funcionalidade.
O motivo pelo qual muitos usuários estão vendo a pasta Windows.old pela primeira vez agora é porque essa pasta foi criada apenas durante uma atualização verdadeira do Windows e a grande maioria dos usuários não precisou realizar essa atualização no passado. De um modo geral, a maioria dos usuários adquire uma versão do Windows quando compra um PC novo, usa essa versão até que o PC morra ou precise ser substituído e, em seguida, adquire uma nova versão do Windows pré-instalada no próximo PC. Como o Windows 10 é uma atualização gratuita para a maioria dos usuários do Windows 7 e Windows 8.1, no entanto, muitos proprietários de computadores estão executando uma atualização completa do Windows pela primeira vez e descobrindo o Windows.old.
Portanto, devido à sua importância em ajudá-lo a reverter uma atualização do Windows, não exclua a pasta Windows.old se ainda estiver testando a compatibilidade de hardware e software com o Windows 10, pois você não poderá reverter facilmente para o Windows 7 ou Windows 8.1, se o fizer. Mas observe também que você não tem um período ilimitado de tempo para esse processo: o próprio Windows excluirá automaticamente a pasta Windows.old cerca de 30 dias após a atualização, se nenhum problema de compatibilidade for detectado, portanto, realize um teste completo da Windows 10 o mais rápido possível após a atualização.
Como acabamos de mencionar acima, você pode deixar o Windows excluir a pasta Windows.old após um mês ou mais, mas é muito tempo para esperar se você tiver certeza de que sua atualização para o Windows 10 foi concluída com êxito e que seu hardware e software estão funcionando normalmente. Isso é especialmente verdadeiro para usuários com discos rígidos menores, pois a pasta Windows.old pode ser bastante grande. Em um de nossos sistemas de teste aqui no TekRevue , por exemplo, a pasta Windows.old tinha cerca de 17 GB, que é muito espaço para um usuário com laptop ou tablet com um pequeno SSD.


Portanto, para reiterar, se você tem certeza de que sua atualização do Windows 10 foi concluída com êxito e se sente confiante de que não precisará reverter para o Windows 7 ou Windows 8.1, exclua a pasta Windows.old com as etapas a seguir.

Excluir pasta Windows.old

A melhor maneira de remover a pasta Windows.old não é simplesmente excluí-la pelo Gerenciador de Arquivos, mas usar o recurso Limpeza de Disco no Windows. Comece iniciando a Limpeza de disco em Iniciar> Todos os aplicativos> Ferramentas administrativas do Windows> Limpeza de disco ou simplesmente pesquisando Limpeza de disco na caixa de pesquisa do menu Iniciar ou na Cortana.


Se você tiver várias unidades ou partições configuradas no seu PC com Windows 10, será solicitado a "selecionar a unidade que deseja limpar". Certifique-se de selecionar a unidade que contém a instalação do Windows 10, que por padrão é C: dirigir.
O aplicativo Limpeza de disco analisará seu disco por alguns instantes, um processo que pode levar algum tempo, dependendo do tamanho e velocidade do disco, e do número de arquivos que ele contém. Quando o processo estiver concluído, você verá a janela principal Limpeza de disco.


Os arquivos do sistema Windows, como os contidos na pasta Windows.old, são protegidos por padrão e requerem privilégios administrativos para exclusão. Para conceder esses privilégios, clique no botão Limpar arquivos do sistema e autorize o prompt Controle de conta de usuário ( nota: você pode ser solicitado novamente a selecionar um disco; escolha o mesmo disco ou partição que contém a instalação principal do Windows).
Agora você verá uma lista semelhante de Limpeza de disco, mas essa também contém arquivos de sistema protegidos. Localize e marque a caixa ao lado de Instalações anteriores do Windows . Você também pode anotar o tamanho dessa categoria, que permite saber quanto espaço em disco você deve liberar ao excluir esses arquivos.


Com a caixa Instalações anteriores do Windows marcada, desmarque as outras caixas e clique em OK . Você será solicitado a confirmar o processo; clique em Excluir arquivos para continuar.


Após alguns instantes de processamento, o aplicativo Limpeza de disco excluirá o Windows.old e os arquivos contidos nele. Desde que a instalação atual do Windows esteja funcionando corretamente e todos os seus arquivos tenham sido movidos com êxito durante a atualização, tudo o que muda é que agora você terá um pouco mais de espaço livre na unidade C :.
Você pode usar o aplicativo Limpeza de disco novamente no futuro para excluir outros arquivos potencialmente desnecessários do Windows, como arquivos temporários do Windows Update, arquivos de instalação do Windows ou arquivos de log do Windows, mas os arquivos de instalação anterior do Windows quase sempre serão a maior categoria em a lista, e pode não valer a pena excluir os arquivos de log e temporários, considerando o pouco espaço que eles economizarão e sua importância potencial na solução de problemas futuros.

Por que e como excluir a pasta windows.old no windows 10