O ponto é aquele que escapa a qualquer um que não tenha trabalhado em um ambiente de servidor corporativo, concentrando-se especificamente em armazenamento de longo prazo. É chamado prazo de validade .
A fita de meia polegada premium tem um prazo de validade de cerca de 30 anos, como esta marca. É muito caro, pois é especialmente revestido para garantir vida útil máxima em relação a qualquer outro tipo de mídia que você possa imaginar. E há até fitas com vida útil de 50 anos.
Por que o Google usa fita é o mesmo motivo pelo qual uma grande empresa faz o mesmo - recuperação de desastres .
No caso de um desastre natural (por exemplo, terremoto) ou outro (por exemplo, falha maciça na rede elétrica), a fita tem mais chances de sobreviver. Além disso, é uma mídia física que, se necessário, pode ser transportada fisicamente para um centro de recuperação de dados muito mais seguro e fácil do que os discos rígidos. Se você está se perguntando por que alguém precisaria fazer isso, bem, se a energia acabar, não há internet, você precisará transportar os dados de alguma maneira - mesmo que isso signifique caminhão ou avião.
Outro tipo de desastre ocorre quando o próprio sistema sofre uma grande falha. O backup em fita é, em última análise, independente do sistema; portanto, se o sistema der errado e corromper os dados além do estilo cascata de reparo, o backup em fita salvará o dia lá e não deverá ser afetado por um bug em todo o sistema.
Você deve usar o backup em fita de 1/2 polegada?
Para uso doméstico, é um exagero total. O equipamento e a mídia são proibitivamente caros e as transferências de dados são lentas.
Aqui está um link que mostra onde você teria mais opções com backup em fita (mais de 40 unidades diferentes para escolher) usando o formato LTO Ultrium 4, classificado primeiro pelo menor preço. Acredite, você precisa de bolsas muito profundas para armazenar dados dessa maneira.
Deseja desenvolver sua própria recuperação de longo prazo / desastre de forma barata?
Óptica e nuvem ainda são suas melhores opções aqui. Usar os dois seria a melhor solução de backup doméstico econômica.
No lado óptico das coisas, se você acha que o DVD é muito pequeno, considere uma unidade de gravador de Blu-ray, porque eles quebraram a barreira dos preços de US $ 100 . Um da LG com gravação de 10x custa US $ 89. Um da LITE-ON com gravação de 12x custa US $ 99.
Um pacote de 50 discos BD-R de 25 GB custa entre US $ 30 e US $ 60, dependendo da marca e da velocidade de gravação. Se você acha que é caro, não é. Lembre-se de 50 discos de 25 GB são 1, 25 TB de armazenamento.
Saiba também que existe o formato BD-R DL, que pode armazenar 50 GB por disco - mas você precisará de uma unidade de gravador compatível com BD-R DL + a mídia, tudo o que custa significativamente mais do que o BD-R comum.
Por que não usar apenas discos rígidos de 1TB / 2TB?
Você pode optar por usar HDDs de 1 ou 2 TB, mas os discos são mais fáceis de manusear e usar. Empacotados adequadamente, eles também podem suportar muito melhor o armazenamento a longo prazo.
