Anonim

Se você já adquiriu um vírus no seu computador e possui um antivírus instalado para cuidar dele, talvez tenha notado que o software coloca o vírus em quarentena em vez de excluí-lo completamente. Algumas pessoas ficaram confusas ou frustradas com isso, pensando que ele precisa ser excluído completamente do sistema, mas há realmente uma boa razão pela qual o software antivírus pode colocar em quarentena um vírus ou outras invasões prejudiciais.

O caso dos vírus em quarentena

É realmente perigoso excluir um vírus do seu sistema. Isso é chocante, não é? Eu mesmo fiquei bastante surpreso ao saber que, alguns anos atrás, antes de aprender que o software antivírus que coloca em quarentena os vírus realmente tem seu melhor interesse em mente. Um vírus em quarentena é uma boa idéia por alguns motivos, com o primeiro sendo que pode ser um alarme falso.

Em outras palavras, seu software antivírus pode ter recebido um aviso de que algo estava gravemente errado e, portanto, colocar os arquivos infectados em quarentena. Mas espere! Depois disso, de repente, um aplicativo muito importante no seu computador parou de funcionar. Às vezes, um arquivo perfeitamente inofensivo parece estar infectado por um vírus, e esse é um dos motivos da quarentena. O arquivo é retirado da comissão e colocado em uma área onde você decide executar o risco e restaurar o arquivo ou excluí-lo completamente.

Portanto, se houver um programa que você usa regularmente que parou de funcionar subitamente após uma quarentena, é provável que o programa seja seguro e você pode prosseguir e restaurá-lo. Como alternativa, você pode seguir a rota ainda mais segura de excluir os arquivos em quarentena e o restante do programa e reinstalá-lo posteriormente.

É importante ter cuidado nesse cenário. O antivírus ficou muito melhor, onde raramente produz um alarme falso, por isso é possível que haja algo errado. É por isso que muitas empresas de antivírus têm uma maneira de passar os arquivos suspeitos e infectados para a equipe de suporte, onde eles podem analisá-los. Se não houver nada de errado, você terá o OK para restaurar esses arquivos. Não apenas isso, mas isso dá à empresa a chance de melhorar seu software e de não produzir o mesmo alarme novamente ou mesmo em uma situação diferente.

Outro ótimo motivo para manter os vírus em quarentena é para que possam ser investigados pela empresa de antivírus posteriormente, como mencionamos acima. Mais uma vez, isso ajuda a melhorar o software e, por fim, pode mantê-lo protegido contra vírus ou malware semelhantes.

Encerramento

Quando se trata disso, o principal benefício do uso de quarentena é a possibilidade de restaurar um arquivo importante posteriormente, qualquer que seja o arquivo. Existem alguns bônus adicionais, como a empresa de antivírus capaz de investigar arquivos em quarentena para melhorar o software. Mas, o mais importante a lembrar é que, quando um vírus é colocado em quarentena, o software antivírus está excluindo o arquivo infectado do local original. Ao fazer isso, ele não está mais lá e não pode mais prejudicar o seu computador, pois foi colocado em uma pasta oculta que não pode ser acessada por outros programas ou arquivos no seu computador.

Por que antivírus quarentena vírus em vez de excluí-los completamente