Anonim

Como muitos de vocês, fiquei entusiasmado ao saber sobre o lançamento de armazenamento ilimitado para o Amazon Cloud Drive na semana passada. Sou fã de serviços de armazenamento e sincronização on-line há anos, começando com o Dropbox em 2008 e passando a acumular contas com Google, Microsoft e Apple. Eu ainda uso principalmente o Dropbox para a maioria das minhas necessidades de sincronização de dados, mas ele se tornou relativamente caro nos últimos anos, pois os concorrentes continuaram a oferecer mais armazenamento por menos dinheiro. Continuo otimista sobre o Microsoft OneDrive e o armazenamento praticamente ilimitado incluído em uma assinatura do Office 365, mas a sincronização do OneDrive ainda apresenta alguns problemas sérios no Windows e no OS X, e o upload de arquivos para o serviço é ridiculamente lento.

Além de experimentar algumas fotos através de um tablet Kindle Fire, eu ainda precisava mergulhar no Amazon Cloud Drive, que opera desde 2011. Ao saber da oferta de "armazenamento ilimitado" da Amazon por apenas US $ 60 por ano, eu estava esperançoso de que finalmente chegasse uma boa solução. Afinal, o Amazon Web Services alimenta grande parte da Web moderna, incluindo monstros de largura de banda como a Netflix, e se alguma empresa pode garantir largura de banda adequada, é a Amazon. Mas rapidamente descobri, parafraseando Obi-Wan Kenobi, que o Amazon Cloud Drive "não é o serviço de armazenamento on-line que estou procurando" e provavelmente também não é o que você está procurando.

Para mim, serviços como o Dropbox oferecem duas funções importantes: armazenamento e sincronização. Não é suficiente que meus arquivos sejam armazenados na nuvem; Também quero atualizações em tempo real das cópias locais desses arquivos em todos os meus dispositivos, garantindo que eu tenha acesso à planilha mais recente do Excel ou à imagem do Photoshop o tempo todo. O Dropbox, o Google Drive, o Microsoft OneDrive e até o iCloud Drive da Apple possuem recursos de sincronização local, permitindo armazenar arquivos na nuvem e sincronizar as versões mais recentes desses arquivos no meu PC, Mac, smartphone e tablet. Infelizmente, o Amazon Cloud Drive não oferece esse recurso.

Quando você se inscreve no Amazon Cloud Drive pela primeira vez, é oferecida a opção de baixar um aplicativo de desktop. Mas, em vez de fornecer recursos de sincronização local, como aplicativos similares fornecidos por outros serviços de armazenamento on-line, você descobre rapidamente que o aplicativo de desktop da Amazon é apenas um simples upload de lotes, destinado a ajudá-lo a colocar seus arquivos na sua conta do Amazon Cloud Drive. Os usuários simplesmente arrastam e soltam arquivos e pastas no aplicativo Amazon Cloud Drive, e um atalho no aplicativo leva você a uma interface da Web na qual você pode ver seus arquivos online.

O que tudo isso significa é que seus arquivos estão realmente seguros e protegidos na nuvem nos servidores da Amazon, e você pode acessá-los manualmente a partir de qualquer dispositivo com um navegador da Web moderno, mas também precisará pegar um arquivo manualmente, se desejar acessá-lo e reenvie-o manualmente para o Amazon Cloud Drive quando terminar de fazer as alterações.

Compare esse processo relativamente trabalhoso com o OneDrive, Google Drive ou Dropbox. Com esses serviços, os arquivos que você acessa são armazenados no dispositivo local; portanto, quando você abre uma planilha do Excel, por exemplo, abre a cópia mais recente do arquivo no seu Mac ou PC. Quando você salva esta planilha após fazer alterações, um dos serviços mencionados acima detecta a alteração e carrega automaticamente a nova versão do arquivo na nuvem e, em seguida, sincroniza as alterações no novo arquivo com qualquer outro dispositivo sincronizado.

Obviamente, esse tipo de funcionalidade é sempre opcional e você pode configurar qualquer um dos populares serviços de armazenamento on-line para operar como o Amazon Cloud Drive, com arquivos armazenados apenas na nuvem e sem cópias locais sincronizadas, mas tudo o que faz é dificultar para acessar seus dados e esse não é o tipo de configuração que a maioria dos usuários prefere. A sincronização de dados descrita acima é a verdadeira mágica desses serviços e, com a Amazon, você é obrigado a baixar manualmente os arquivos de que precisa ou baixar todo o conteúdo do seu Cloud Drive de uma só vez, o que rapidamente se tornará impraticável à medida que os usuários tiram vantagem de Armazenamento "ilimitado".

Obviamente, há uma vantagem no Amazon Cloud Drive: backup. Por US $ 60 por ano para capacidade de armazenamento praticamente ilimitada, o Amazon Cloud Drive oferece uma solução acessível para quem deseja proteger uma cópia de seus dados na nuvem, mas também mantém um acesso razoável a eles em praticamente qualquer dispositivo. Quando você limita o serviço a essa estrutura, o Amazon Cloud Drive é um bom negócio, e provavelmente vou manter minha assinatura ativa e usá-la como um repositório online extra de fotos, músicas e outros dados digitais difíceis de substituir. Mas, como está agora, o Amazon Cloud Drive não é o salvador on-line de armazenamento e sincronização que eu esperava inicialmente, e parece que eu continuarei usando o Dropbox e o OneDrive por enquanto.

Por que o amazon cloud drive não substitui o dropbox ou o onedrive