Como um dos navegadores mais populares do mundo, o Chrome tem um grande apelo e é bastante responsável. A equipe por trás do Chrome trabalha duro para fornecer um navegador da Web seguro e confiável para as massas e geralmente lança atualizações, correções de bugs e ajustes de segurança para nos manter seguros. Então, como você pode saber qual versão do Chrome você possui?
Consulte também o nosso artigo Como redefinir o Chromebook de fábrica
Além das versões de software, o Chrome também possui versões de canal para atender diferentes públicos. Não é apenas o Chrome, Firefox, Opera, Edge, Safari e outros navegadores da Web que também usam o mesmo princípio para o seu software.
Verifique sua versão do Chrome
Se você quiser verificar qual versão do Chrome você possui, leva apenas um segundo.
- Abra o Chrome e selecione o ícone do menu de três pontos no canto superior direito.
- Selecione Ajuda e Sobre o Google Chrome.
- Uma nova janela deve aparecer com o número da versão.
Essa mesma janela executa uma verificação de atualizações automaticamente e fará o download e instalará as atualizações. Você pode ser solicitado a reiniciar o Chrome se ele baixar um.
Na imagem do título, você verá que tenho a versão 59.0.3071.86 do Chrome. Isso significa que estou executando o Chrome versão 59. Os números a seguir informam que essa é uma atualização iterativa da versão 59.
Você também verá que ele diz 'Build Oficial'. Isso significa que é uma versão estável e não Canary, Beta ou Dev. O Chrome Canary é a vanguarda, onde os desenvolvedores estão experimentando novos recursos e você os está testando. Esta é a versão menos estável. O Chrome Dev está um passo atrás do Canary, onde esses recursos foram testados por um tempo e são considerados relativamente estáveis. A versão beta está entre oficial e desenvolvedor e será mais avançada no teste e no desenvolvimento do controle de qualidade.
Você também notará que estou usando a versão de 64 bits do Chrome. Você não precisa usá-lo, mas se você possui um dispositivo compatível com 64 bits, deve. Não é apenas mais rápido, mas também mais seguro.
Um aplicativo de 64 bits pode acessar mais memória mais rapidamente que aplicativos de 32 bits, o que acelerará sua experiência. Ele também pode utilizar o poder dos processadores de 64 bits, se você tiver um. Os aplicativos de 64 bits podem utilizar o sandbox de maneira mais confiável, o que isola cada guia do navegador do resto do seu computador. Essa é uma ferramenta essencial para proteger seu dispositivo contra ataques de invasão por unidade ou malware.
Verifique sua versão do Firefox
Para verificar sua versão do Firefox, o processo é muito semelhante ao do Chrome.
- Selecione o ícone do menu de três linhas.
- Selecione o pequeno ícone de ponto de interrogação na janela de opções.
- Selecione Sobre o Firefox.
Verifique sua versão do Opera
O Opera funciona de maneira um pouco diferente, mas o princípio é o mesmo.
- Selecione o botão Opera no canto superior esquerdo do navegador.
- Selecione Sobre o Opera na janela de opções.
- Veja o número da versão.
Verifique sua versão do Edge
Pela primeira vez, o Edge é realmente mais fácil de identificar do que o Chrome ou o Firefox.
- Abra o Edge.
- Selecione o ícone do menu de três pontos no canto superior esquerdo.
- Selecione configurações.
- Role para baixo até a parte inferior da janela deslizante até Sobre este aplicativo. O número da versão está logo abaixo.
Verifique sua versão do Safari
Para verificar a versão do Safari no seu dispositivo Mac ou iOS, faça o seguinte.
- Abra o Safari.
- Selecione Sobre o Safari no menu suspenso.
- A versão deve estar listada na parte superior da janela.
Existem dezenas de navegadores viáveis por aí e todos eles funcionam de maneira semelhante. Se você não usar um dos listados acima, a verificação da versão deve seguir o mesmo método básico, mas a nomeação do menu pode ser um pouco diferente.
Existem várias convenções de nomenclatura de software que determinam como todo software deve ser rotulado. Alguns sistemas possuem números de versão baseados em sequência que incrementam à medida que são lançadas, como Versão 1, Versão 1.1, Versão 1.2 etc. A nomeação de versão semântica usa três seqüências numéricas, como Versão 1.0.0, Versão 1.0.1 e assim por diante. A Wikipedia possui uma excelente página sobre convenções de nomenclatura de software, se você quiser saber mais.
Faz sentido sempre executar a versão mais recente de qualquer software, a menos que haja um problema conhecido em uma versão recente. Os navegadores geralmente implementam atualizações e correções de segurança em seus lançamentos, o que torna ainda mais importante a execução do navegador mais recente. Infelizmente, os navegadores também são o tipo de software predominante que apresenta problemas com esses lançamentos.
No geral, é sempre melhor executar a versão mais recente, ou pelo menos, apenas uma única versão por trás da versão mais recente. Pelo menos agora você sabe como verificar qual versão possui.