Abaixo está minha experiência usando o Flash em navegadores da web modernos, ou seja, dentre os usados, você verá o que eu achei o melhor desempenho.
# 3: Mozilla Firefox 6
O maior problema do Firefox quando se trata de Flash é que ele é extremamente rápido - no começo. Depois de um tempo, a loucura que mastiga a memória do navegador assume o controle e reduz a velocidade de tudo, incluindo o Flash.
O Flash no FX 6 é ótimo desde que você reinicie o navegador uma vez por hora (ou mais).
# 2: Internet Explorer 9
O IE9 é um ótimo navegador, sem dúvida. É muito rápido no sorteio (literalmente), lida com guias com facilidade e faz um bom trabalho em geral. No entanto, com o Flash, percebo algumas falhas de vez em quando, principalmente no vídeo em Flash. De vez em quando, em um vídeo em Flash HD, vejo a queda de quadros. Não é frequente, mas acontece.
# 1: Google Chrome
Você precisa jogar muito no Chrome para diminuir a velocidade e, eventualmente, ele ficará atolado por jogar muito Flash, mas o ponto é que leva muito tempo para fazê-lo.
Digamos, por exemplo, que você decida fazer algo "pesado" com o Flash, como carregar uma lista de reprodução do YouTube que será reproduzida automaticamente de um vídeo para o outro. Agora, digamos que a lista de reprodução de vídeos tenha 30 vídeos e 10 minutos cada. O Chromium sobreviverá sem atolar? Sim. No final da provação, talvez seja necessário reiniciar o navegador - MAS - o ponto é que você poderá assistir a toda a lista de reprodução sem precisar mexer em nada.
Uma placa de vídeo melhor melhorará o desempenho do vídeo em Flash?
Improvável.
Se você pode reproduzir DVDs ou vídeo MP4 / MPEG independente com o Windows Media Player, VLC ou outro media player sem queda de quadro, o desempenho do seu vídeo é excelente e você não precisa de uma placa gráfica melhor.
O navegador é o único culpado pelo desempenho lento do Flash?
Não. O flash por natureza é uma coisa bestial quando se trata de uso de memória e processador, e é uma daquelas coisas que é um mal necessário quando se trata de navegação na web moderna.
Sempre houve aquele cara da galeria de amendoim que grita “USE UM FLOCADOR DE FLASH!” Isso não é uma solução, é uma solução alternativa e uma má solução, porque os bloqueadores de Flash não melhoram o desempenho do Flash.
O único momento em que o Flash vai melhorar é quando uma plataforma melhor de rich media obtém ampla adoção que não é o Flash. Existem alguns no horizonte via HTML5 que estão sendo testados por várias grandes empresas da Web (com o Google sendo uma delas), então teremos que ficar até que algo melhor apareça.
No que diz respeito ao desempenho geral do Flash, o Chrome é o melhor por enquanto.
Quem ultrapassará o Chrome no departamento de desempenho do Flash? Firefox 7 pode. Eu tentei o beta 1 do FX 7 e ele finalmente possui um gerenciamento de memória que (suspiro!) Realmente funciona. Quando o Fx 7 estiver fora da versão beta, eu definitivamente escreverei uma resenha sobre esse navegador, porque pode ser finalmente o Firefox que interrompe esse navegador do inferno que consome memória - incluindo o Flash.