Como cobrimos um pouco o Tinder no TechJunkie, também recebemos algumas perguntas sobre o aplicativo de namoro. Um que surgiu algumas vezes é: "O que é o Tinder Social e por que não posso usá-lo?" Normalmente, estamos explicando como usar recursos, como conexões comuns ou ouro do Tinder. Nesse caso, porém, você está sem sorte - ou talvez tenha mais sorte do que pensa. A resposta é realmente bastante interessante.
Consulte também o nosso artigo Como obter mais correspondências no Tinder
O Tinder Social foi lançado em abril de 2016. Embora o Tinder seja um aplicativo de namoro, eles perceberam que as pessoas podem se encontrar com o aplicativo e querer passar mais tempo juntos, mesmo que não tenham se dado bem com ele. A idéia era fornecer uma maneira para que vários usuários do Tinder se reunissem de maneira platônica para socializar, sair em grupo ou participar de eventos em grupo. Adicionar uma dinâmica social ao aplicativo ajudaria a incluir mais do que apenas daters ou aqueles que desejam se conectar.
Tinder Social era uma ótima teoria, mas não tão boa na prática - o exemplo perfeito de pessoas sentadas ao redor de uma mesa no Vale do Silício pensando que estão mudando o mundo e errando completamente.
Tinder Social
O Tinder Social passou por um teste na Austrália antes que o Tinder o lançasse em todo o mundo. Os usuários do Tinder receberam o teste, o que lhes permitiu criar um grupo de amigos dentro do aplicativo. A ideia era que você pudesse conversar, interagir e planejar eventos com pessoas do Tinder. Tudo agradável e amigável e principalmente platônico. Parecia com esse recurso que o Tinder queria expandir do namoro puro para uma mini rede social.
A realidade não era tão idílica.
Em primeiro lugar, não havia opção para ignorar ou desativar o Tinder Social. Isso deveria ter impressionado a todos como uma grande bandeira vermelha. Se você era um usuário australiano do Tinder na base de usuários selecionada, estava no Tinder Social e foi isso. Na superfície, isso não era um problema - você não precisava usá-lo, afinal. Em vez disso, levantou uma questão maior.
Para criar um grupo no Tinder Social, você receberá uma lista de todos os seus amigos do Facebook. Até agora, tudo bem, certo? Até você perceber que os únicos amigos do Facebook listados no Tinder Social eram outros usuários do Tinder. Essencialmente, o recurso divulgou todas as pessoas que você conhece no Facebook que usavam o Tinder, secreta ou não.
Outed on Tinder
O Tinder sempre exigiu uma conta do Facebook para usar. O aplicativo tiraria imagens da rede do Facebook para aparecer no seu perfil. O que não fez foi postar ou anunciar o fato de que você usou o Tinder para o resto do Facebook. Você poderia estar razoavelmente confiante de que, embora os dois aplicativos estivessem vinculados, o Tinder nunca divulgaria o fato de você usá-lo.
Até o Tinder Social aparecer. De repente, você sabia exatamente quais de seus amigos do Facebook usavam o aplicativo. Você pode até olhar para os perfis do Tinder sem precisar correspondê-los primeiro. Isso teve consequências óbvias. Os amigos podem olhar para o seu perfil do Tinder e dar uma boa risada. Eles podiam ver suas imagens e usá-las como diversão - ou pior, e de repente, sua vida secreta no Tinder foi tornada pública.
Se você era solteiro e aberto sobre o seu uso do Tinder, isso não era tão terrível. Mas sempre há alguém com quem você não deseja compartilhar os detalhes da sua vida de namoro. E se você fizer parte de um grupo religioso, de uma família conservadora ou de algum outro grupo que desaprove esse tipo de namoro? E se você fosse casado ou apegado? E se você estivesse procurando por alguém do mesmo sexo, mantendo isso em segredo? Parte do apelo do Tinder era poder procurar parceiros sem compartilhar esse tipo de coisa com sua rede social mais ampla - até que, com o Tinder Social, o Tinder tentou ser sua grande rede social também.
Escusado será dizer que isso não foi nada bom. Os usuários rapidamente foram às redes sociais para reclamar. Muitos usuários australianos cancelaram sua conta do Tinder. Presumivelmente, muitos relacionamentos foram encerrados também, amigos e outros.
A resposta de Tinder também foi menos do que ideal. Eles até sugeriram que seu uso do Tinder não deveria ser privado, dizendo que 70% de seus usuários chegaram de recomendações de qualquer maneira. Não é uma ótima maneira de se apaixonar por sua base de usuários.
Eles finalmente encerraram o experimento do Tinder Social dizendo:
“Descontinuamos o Tinder Social em seu formato inicial. Embora o recurso tenha sido adotado de maneira modesta, sem nenhum esforço real de marketing, tornou-se evidente que o recurso desenvolvido não se encaixava perfeitamente na nossa direção futura, que será focada fortemente nos recursos de vídeo, localização e orientados por IA. Acreditamos, no entanto, que esses recursos levarão a uma experiência social mais ampla no Tinder, que era a intenção original do Tinder Social. ”
Deixar de mencionar convenientemente qualquer pesadelo de privacidade.
Uma experiência do usuário do Tinder Social
No breve período em que o Tinder Social estava sendo testado na Austrália, alguns usuários experimentaram. Nem sempre correu bem. Este post no The Federalist explica com perfeita clareza o que pode dar errado quando você configura uma data de grupo usando o Tinder Social. Leia até o final - vale a pena apenas pelos risos.
Se você está procurando Tinder Social, receio que esteja sem sorte. Foi, nunca mais voltar. Depois de ler isso, você provavelmente está feliz por ter escapado. Sei quem eu sou!