Ok, é hora de algumas coisas para o construtor de PC (ei, é necessário que eu faça um desses de vez em quando, porque afinal é o PCMech, certo?)
Quando as pessoas ouvem "scratch-built", elas pensam: "Oh, ok, eu tenho que comprar um estojo .."
Pare aí mesmo.
Um verdadeiro arranhão é quando você constrói fisicamente o gabinete ou atualiza algum tipo de caixa para manter uma placa-mãe ATX padrão. E sim, isso envolve perfuração.
Eu tenho que colocar um aviso aqui: Se você tem menos de 18 anos, obtenha a permissão dos pais antes de usar uma broca. E, como sempre, use óculos de segurança ao perfurar e use um ambiente seguro para o trabalho.
De onde você tira as especificações?
Obtenha o documento de especificação ATX formfactors.org. Esse link do documento é um PDF, portanto será impresso corretamente. Ele lista todas as medições, requisitos de espaço e assim por diante. Você precisa disso para que, quando começar a fazer furos, saiba para onde eles devem ir, entre outras coisas.
Se o ATX é um pouco grande demais para a caixa que você está construindo, também há a especificação MicroATX.
Também existem outros fatores, como o Mini-ITX, e muitas outras coisas para as quais você pode baixar a documentação. FormFactors.org é o melhor amigo de um construtor de PCs quando se trata de obter os documentos necessários.
E sim, diagramas completos estão incluídos em cada documento.
O que você pode usar para construir o caso?
Tudo o que você desejar, incluindo madeira - o que foi feito antes. Se você usar madeira, sugiro usar algum tipo de material não inflamável nas “paredes” interiores, como neste kit de isolamento acústico. Você também pode colocar um “seguro” extra na madeira que você usa, pré-tratando-a com uma camada retardadora de chama de algum tipo.
Obviamente, é óbvio que o gabinete deve ter muitas aberturas de ventilação e suportes para mantê-lo funcionando frio e impedir que pegue fogo. ????
E a adaptação para PC?
É aqui que você pega uma caixa de computador proprietária mais antiga, destrói, corta e fura para abrigar uma placa-mãe moderna padrão, fonte de alimentação e assim por diante.
Um exemplo disso são os PCs de estações de trabalho antigas e desajeitadas, como a série HP Vectra do final dos anos 90 / início dos anos 2000, como este:
Há um lugar especial em meu coração para essas antigas estações de trabalho de mesa porque, com toda a honestidade, elas parecem boas - até hoje. O estilo se manteve ao longo dos anos.
O problema com essas caixas HP é que muitas (se não todas) possuem placas-mãe e PSUs não padrão proprietárias. Quando você estripa a caixa, você realmente precisa estripá-la completamente, para que não haja mais nada por dentro.
Depois de eliminá-lo, o processo de adaptação é bastante simples. Há muito espaço para uma placa MicroATX e um PSU de baixa potência (são menores e cabem mais facilmente). Você pode instalar ventiladores do tipo servidor de tamanho 1U para mantê-lo fresco, se necessário.
Para portas USB, basta rotear um hub USB a partir das portas na parte traseira da nova placa-mãe que você instala.
Quanto à tampa da unidade de disquete, você pode substituí-lo por um leitor de cartão 13 em um, mas isso pode ser um grande desafio. A montagem que segura a unidade de disquete é proprietária e a tampa não será fácil de cortar.
A unidade óptica possui montagens proprietárias, mas é uma unidade óptica de tamanho padrão. Essa parte é fácil.
Pronto para ficar esperto?
Você pelo menos sabe por onde começar agora, sendo essa a documentação do fator de forma.
Se você estiver procurando por idéias sobre o que pode fazer com um PC integrado, visite www.mini-itx.com, role para baixo e olhe para a barra lateral direita. Você verá links para muitos projetos interessantes - e totalmente funcionais - que as pessoas montam.