É um conselho padrão executar a versão mais recente de qualquer navegador da web que você usar e que o seu sistema operacional suporte; os motivos são para melhor segurança e proteção contra scripts não autorizados, estabilidade do aplicativo em si, recursos de versões mais recentes e assim por diante.
No entanto, se eu perguntar à platéia qual versão do navegador você está usando atualmente, provavelmente muitos de vocês dirão que não estão executando a versão mais recente.
Mas isso é ruim ?
Bem, isso depende do navegador e do computador em que você está usando.
Ao usar uma caixa de computador no trabalho, sim, estou ciente de que muitos de vocês são forçados a usar um navegador mais antigo e não têm escolha, então não é sua culpa.
No entanto, no seu PC doméstico, é um rápido resumo de quantos anos você pode usar um navegador antes de começar a encontrar problemas.
Internet Explorer
O mais antigo absoluto que você pode acessar aqui é o Internet Explorer 7, porque, se for mais antigo, terá grandes problemas de segurança e nenhum suporte a guias nativas. Embora seja verdade, você pode usar um utilitário complementar para fazer com que o IE6 tenha guias, ainda assim não é o mesmo que incorporá-lo ao navegador.
No IE8 e 9, quando você clica no botão "compatibilidade" (o ícone se parece com um pequeno pedaço de papel quebrado), o navegador IE volta a renderizar páginas como se fosse o IE7, então essa é a especificação mínima.
Raposa de fogo
Atualmente, a maioria dos sites funciona com o Firefox a partir da versão 3.6 . Ao usar o 3.5 ou anterior, você encontrará problemas de compatibilidade do site e muitos complementos / plugins simplesmente não funcionam com algo tão antigo.
Também deve-se notar que estamos nos aproximando rapidamente do ponto em que alguns sites exigirão o Firefox 4 ou superior apenas para funcionar. Se você se deparar com isso, sugiro que você pule 4, 5, 6, 7, 8 e 9 e vá direto para a versão atual 10. Por que? Como 10 é a primeira versão que implementa a compatibilidade padrão de complemento / plug-in de versões anteriores (o que significa que a probabilidade de um complemento / plug-in quebrar na próxima versão é extremamente pequena).
Ópera
Atualmente, este navegador está na versão 11.61 (com 12 no estágio alfa), mas para aqueles que insistem em executar uma versão mais antiga, a mais antiga que você pode acessar antes de encontrar problemas é a 9.64, que foi a última versão da versão 9.
O principal motivo para você não ter mais de 9 anos é o modo como o Opera lida com formulários da web. Qualquer coisa anterior a 9 resultará na renderização "maluca" de certas páginas da Web que tornarão alguns sites simplesmente inutilizáveis.
Safári
Mesmo que este navegador esteja disponível para Windows e Mac, você provavelmente só o usa quando em um Mac. A versão mais atual é a 5.1.3 para Mac OS X 10.7 (lançada muito recentemente em 1 de fevereiro de 2012), mas se você envelhecer, o território "seguro" será o Safari 4.1.3. Qualquer coisa mais antiga que isso e você encontrará problemas com o Flash, incompatibilidades de formulários da web, execução lenta de JavaScript e outras coisas que farão com que o navegador seja uma droga.
cromada
Esse navegador, por si só, se atualiza automaticamente em segundo plano silenciosamente. Na plataforma Windows, ao examinar o editor de registro, você verá o Google Updater sendo executado na inicialização do Windows e, no Gerenciador de tarefas, provavelmente o GoogleUpdate.exe está sendo executado agora, se você estiver usando o navegador Chrome.
Enquanto escrevia isso, fui para a tela Sobre no menu de ferramentas para verificar o número da versão e, mesmo executando o Chrome 16.0.912.77 m, havia outra atualização disponível:
… Que atualizou o navegador para o Chrome 17.0.963.46 m:
… Significando que a versão mais recente deste navegador no momento da redação deste documento é o Chrome 17.
Você precisa visitar periodicamente a tela Sobre para atualizar este software? Não, você não deve, pois o navegador se atualiza periodicamente silenciosamente conforme mencionado acima.
Por esse motivo, não há motivo real para executar um Chrome mais antigo, pois o navegador se atualiza automaticamente para a versão mais recente da sua plataforma.
Se você deseja executar uma versão mais antiga usando o Chromium em vez do Chrome sem atualização automática, sinceramente não sei quantos anos você poderia ter antes de encontrar problemas de estabilidade, segurança e desempenho. Se eu tivesse um palpite bruto, diria que o mais antigo que você pode ter é provavelmente o Chrome 9, mas, novamente, esse é um palpite .
Você está melhor no longo prazo usando o Chrome mais recente, pois ele se integra muito melhor à Chrome Web Store para extensões, complementos e assim por diante. Além disso, a compatibilidade de formulários é muito, muito melhor no novo Chrome, em comparação com o antigo.
Para aqueles de vocês que ficaram completamente assustados com o fato de o Google ter instalado um atualizador em segundo plano que você não sabia que é "ligar para casa" para se atualizar periodicamente, não, não há opção em nenhum lugar do navegador para desativá-lo. Se você deseja que o Google Updater desapareça, é necessário parar de usar o Chrome e usar o Chromium. Você também teria que parar de usar outros produtos do Google, como o Google Earth, que também usa o atualizador automático. Então você precisa cavar seu registro para garantir que qualquer referência ao GoogleUpdater seja removida.
Sim, o Goog coloca essas coisas de atualização muito profundamente no sistema operacional Windows e alguns de vocês estão pensando: “Nossa, isso é tão ruim quanto as coisas de telefone que a Microsoft faz …”, errado. É pior porque o Google Updater faz isso com mais frequência. Mas essa é a natureza de como os navegadores se atualizam hoje em dia - mesmo para o Firefox. O material da casa telefônica é o preço que você paga pela conveniência da atualização automática. Mas pelo menos no Firefox você tem a opção de desativar todo o material de atualização automática 100%.