Anonim

Com tantas informações na internet e muitos sites financeiros mostrando como gerenciar dinheiro, orçamento, investir e encontrar o melhor banco, por que você precisaria de ajuda profissional? Quando você deve contratar um consultor financeiro?

Se você tiver apenas uma conta corrente e um 401k, provavelmente não precisará de um consultor financeiro. Se suas finanças estão se tornando mais complicadas, você tem uma herança para gerenciar, investimentos para planejar ou planos de longo prazo para o seu dinheiro, e pode se beneficiar de um consultor financeiro.

O que um consultor financeiro pode fazer por você?

Links Rápidos

  • O que um consultor financeiro pode fazer por você?
  • Quando é um bom momento para contratar um consultor financeiro?
    • Autônomo ou startup
    • Alto patrimônio líquido
    • Iniciando uma família
    • Ganhador alto
    • Aproximando a aposentadoria
  • Como encontrar um consultor financeiro

Antes de entrarmos no quando, vamos dar uma olhada no porquê. Com o que exatamente um consultor financeiro pode ajudá-lo? Um bom consultor financeiro poderá oferecer orientação e conhecimento para ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros. Alguns terão habilidades específicas, como planejamento patrimonial, impostos ou seguros, mas todos devem poder ajudar com aspectos gerais do seu planejamento financeiro.

Aqui estão algumas coisas que um consultor financeiro pode ajudá-lo:

  • Racionalizando seus investimentos
  • Melhores seguros para prêmios mais baixos
  • Identificando bons tipos de investimento
  • Combinando sua meta financeira com produtos adequados
  • Eficiência tributária
  • Conselho financeiro geral
  • Verifique todas as decisões que você toma com um olhar profissional
  • Identifique ou acesse produtos financeiros que você pode não ter visto

Depende muito do que você quer fazer e do que deseja alcançar. Os consultores financeiros têm um amplo mandato e adaptam sua abordagem às suas necessidades específicas.

Quando é um bom momento para contratar um consultor financeiro?

Existem várias etapas da vida em que faz sentido contratar um consultor financeiro. Há também outros momentos em que faz sentido. Depende muito de quão complicadas são suas finanças e do que você pretende alcançar. Um consultor financeiro sempre trabalhará com você, se você quiser, é apenas se vale a pena a despesa ou não.

Aqui estão algumas vezes em que consultores financeiros são particularmente úteis.

Autônomo ou startup

Se você trabalha por conta própria ou está executando uma startup, o uso de um consultor financeiro pode fornecer os conselhos e as orientações necessárias. As pessoas que estão iniciando ou administrando seu próprio negócio têm um conjunto único de desafios financeiros e diferentes opções de aposentadoria, demandas fiscais e metas de longo prazo.

Alto patrimônio líquido

Se você herdou muito dinheiro ou vale muito com seus próprios esforços, provavelmente se beneficiará de um consultor financeiro. Você pode precisar de ajuda para diversificar seus investimentos, gerenciar saldos grandes, obter as melhores taxas de juros, tornar-se eficiente em impostos, planejamento imobiliário e muito mais. Há vários problemas com os quais o aconselhamento profissional pode ajudar.

Iniciando uma família

Casar-se e formar uma família também traz alguns desafios financeiros. Desde a união de finanças a hipotecas, fundos de faculdade a seguros de vida, planejamento imobiliário a empréstimos e investimentos. Seus requisitos exatos serão específicos para você e precisarão de planejamento personalizado de um consultor financeiro.

Ganhador alto

Se você conseguir o emprego dos seus sonhos com um salário alto, saber como usar esse dinheiro da melhor maneira é como um consultor financeiro pode ajudar. Eles podem aconselhar sobre impostos, investimentos, priorizando gastos, orçamento e muito mais. Você provavelmente vai querer aproveitar esse dinheiro, mas também fazê-lo funcionar da melhor maneira possível. Um profissional pode ajudar com isso.

Aproximando a aposentadoria

Se você estiver se aproximando da aposentadoria, terá um conjunto diferente de prioridades financeiras. Você tem condições de se aposentar? Você deve pedir segurança social? Como você gerencia vários planos de aposentadoria? Como você pode fazer um orçamento eficaz para aproveitar ao máximo seus recursos? Todas essas perguntas são complicadas e um consultor financeiro pode ajudar a entender tudo.

Como encontrar um consultor financeiro

Antes de começar a procurar, você precisa descobrir que tipo de consultoria financeira você precisa. Muitos consultores são especializados, portanto vale a pena saber o que você deseja e, em seguida, encontre um consultor qualificado nessa área.

Você pode usar recursos como o Conselho CFP que possui uma função de pesquisa para encontrar um consultor. A Associação Nacional de Consultores de Finanças Pessoais tem alguns conselhos sobre a escolha de um consultor financeiro. Caso contrário, siga as recomendações, use um mecanismo de pesquisa, pergunte a amigos e familiares ou tente as Páginas Amarelas.

Antes de contratar uma empresa ou consultor, consulte o site da FINRA em busca de reclamações e experiência. Ele fornece detalhes sobre quaisquer reclamações ou infrações que você precisa conhecer antes de contratá-las.

Contratar um consultor financeiro não é barato, mas se você escolher com sabedoria, ele economizará ou fará muito mais do que custa. Se sua vida financeira está se tornando complicada, talvez seja hora de procurar uma pequena ajuda profissional.

Quando contratar um consultor financeiro