Na sequência do meu artigo sobre como fazer backup de seus dados, aprendi algumas novas lições importantes:
Os discos rígidos podem falhar de várias maneiras e cada falha tem sintomas variados. Às vezes, a coisa simplesmente não funciona. Isso pode ser acompanhado, talvez, por algum ruído da própria unidade. Esses sintomas geralmente são causados por falha mecânica, como um colapso do eixo devido a um rolamento defeituoso, mas esse tipo de falha não é o mais comum. Normalmente, o declínio é sutil, aumenta ao longo do tempo e é provavelmente devido a uma falha nos circuitos eletrônicos a bordo do inversor.
Eu tive uma dessas falhas na unidade C: no computador em que estou escrevendo isso recentemente. Começando logo após escrever o artigo sobre backups, veja uma sutil cadeia de eventos que levou à alteração da unidade:
Por qualquer motivo, eu continuava recebendo um vírus em lote no sistema. Essa foi uma ocorrência semanal por um longo tempo (este foi, até onde eu sei, um evento totalmente separado da próxima falha no disco.) Que causou a máquina de vez em quando produzir um erro de parada - Melhor conhecido como BSOD ou tela azul da morte. O remédio era bastante rotineiro: remova C: \ delnis.bat (o vírus em lote.) Da unidade C: manualmente e execute uma verificação antivírus e antispyware apenas para garantir que não haja outras ameaças no sistema.
Não foi surpresa, portanto, que por volta da quinta-feira, ocorreu um BSOD, e na reinicialização encontrei C: \ delnis.bat no sistema e o removi. Foi uma surpresa, no entanto, que outro BSOD ocorreu durante a verificação antivírus subsequente, seguido por outro naquela noite. Desta vez, não consegui encontrar nenhum malware na máquina.
Na sexta-feira, ocorreu um BSOD durante a inicialização, e a Microsoft sugeriu que eu executasse o scanner on-line do Windows Live OneCare para verificar se havia algum malware, pois eles achavam que eu poderia ter spooldr.sys na máquina. A verificação relatou que a máquina estava livre de malware, após o que seguiu outro BSOD. Desta vez, na reinicialização, o recurso CHKDSK solicitou uma verificação de disco que eu permiti e excluiu vários setores corrompidos, além de reparar o sistema de arquivos e restaurá-los.
Ah; foi um erro no sistema de arquivos! ”pensei comigo mesmo, zangado com o fato de não ter pensado nisso antes da máquina. Eu decidi trabalhar, mas consegui um BSOD durante a redação de um artigo. Mais uma vez, o CHKDSK entrou em ação e reparou vários erros do sistema de arquivos. Depois de concluir o trabalho, a máquina BSOD'd novamente quando tentou reiniciar - toda vez que tentava reiniciar. Agora nem começaria corretamente.
Eu já tinha visto e ouvido falar desse comportamento recente antes, e estava claro para mim que o disco rígido principal que continha a unidade C: era um caso perdido.
Agora preste atenção; como você não quer cometer os mesmos erros que eu cometi
Eu tinha um backup recente que fiz usando a Recuperação automatizada do sistema do Windows na unidade D:, que também copiei para o disco rígido externo. A unidade D: era um segundo disco rígido maior que eu havia instalado dentro da máquina quando a construí e que costumava armazenar muitos arquivos dos quais eu também havia feito backup na minha segunda máquina. Como não havia discos rígidos sobressalentes, alterei as conexões SATA no controlador SATA da placa-mãe para fazer com que a unidade D: fosse vista como a principal unidade de inicialização: em outras palavras, desconectei o cabo SATA da unidade C: e conectei o D : cabo SATA da unidade em seu lugar.
Antes de prosseguir, verifiquei se estava tudo bem ao tentar inicializar. O computador relatou a mensagem esperada de que C: \ ntldr não foi encontrado; que estava correto, pois não estava instalado. Sem pensar direito, executei a Recuperação automatizada do sistema na tela do BIOS, inseri o disquete apropriado na unidade A: e a máquina leu as informações de que o backup estava na unidade D :. Em seguida, passou a formatar a nova unidade C: que tinha sido a unidade D :. Um - S ** t!
Felizmente, eu tinha uma cópia do backup no disco rígido externo; que eu conectei ao USB e que a máquina aceitou como unidade D ao instalar o Windows XP Pro. Deixei para instalar sozinho e fui para a cozinha fazer café.
No meu retorno, fiquei horrorizado ao descobrir que a Instalação do Windows havia decidido formatar a unidade D: e já estava fazendo isso. Meu backup recente foi perdido!
Para encurtar uma história ainda mais longa, decidi começar de novo com uma nova instalação, visto que a maioria, se não todos, os meus arquivos também estavam armazenados no meu segundo computador (como um golpe de sorte).
Como resultado do exposto, faço as seguintes recomendações:
- Não faça backup de seus dados em uma unidade interna; mesmo se você tiver um segundo disco rígido instalado em sua máquina.
- Não conecte nenhuma unidade externa durante a restauração, exceto aquela em que reside o backup que você está restaurando na máquina.
- Não use o Windows Automated System Recovery fornecido com o XP Professional. Foi desenvolvido há muito tempo pela Microsoft. Não foi suficiente pensar nisso durante a corrida habitual da Microsoft para lançar outro sistema operacional no mercado. Sim, eu sei que disse recentemente que o uso como um dos meus três sistemas de backup. Isso vai mudar: agora vou usar o Paragon Drive Backup.
- Se possível, tenha um segundo computador no qual as cópias dos seus arquivos estão armazenadas: para o pior caso.
- Se possível, use um recurso de backup online, como Backblaze ou Carbonite, além de um backup offline, como um disco rígido externo. Isso vai te custar; mas isso pode economizar tempo e dinheiro.
- Utilize o Acronis True Image ou o Paragon Drive Backup como o seu software de backup offline. Pessoalmente, eu os recomendo nessa ordem.
- E finalmente: não seja preguiçoso ou tente cortar cantos como eu fiz acima, usando uma unidade interna existente como um substituto: não seja um Sharron - não seja firme e impaciente. Você pode acabar se arrependendo, mesmo que saiba ou pense que sabe o que está fazendo. Eu devo seguir meus próprios conselhos a partir de agora.