Anonim

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mercado. O que o tornou tão popular foi o fato de ser o primeiro aplicativo móvel a oferecer mensagens gratuitas. Ele ofuscou o SMS, pois o usuário não precisa mais se preocupar com coisas como a contagem de caracteres.

Consulte também o nosso artigo Como verificar se outra pessoa está usando sua conta do WhatsApp

Outra coisa com a qual os usuários não precisam se preocupar é o nome de usuário. O WhatsApp não precisa disso. Ele se conecta ao seu próprio número de celular, para que você apareça aos outros usuários com o mesmo nome que eles atribuíram a você na lista de contatos deles.

Milhões de usuários em todo o mundo confiaram no WhatsApp com seus dados confidenciais, acreditando que o aplicativo não podia ser invadido. No entanto, eles estavam errados.

O evento que chocou o mundo

Se você ainda não ouviu, o Financial Times descobriu que o NSO Group, uma empresa de espionagem israelense, criou um aplicativo usado para infectar os telefones dos usuários do WhatsApp com malware. O maior problema é que eles conseguiram fazer isso com uma única chamada, à qual os usuários nem precisaram responder.

Para ajudá-lo a se proteger, procuraremos descobrir se você foi hackeado, explicará como resolver o problema e ofereceremos dicas sobre como evitar essas ocorrências no futuro.

Como saber se você foi hackeado

O problema com este último hack é que você não sabe ao certo se foi hackeado. A chamada que o levou a ler este artigo provavelmente nem está no seu registro de chamadas.

Existem, no entanto, algumas coisas que você deve fazer imediatamente se achar que seu telefone foi invadido. Primeiro, verifique se a duração da bateria caiu significativamente. Nesse caso, isso pode ser um sinal.

Outra coisa que é mais difícil de falsificar é a estatística de uso de dados. Veja se a quantidade de dados da Internet usada pelo seu telefone aumentou aparentemente sem motivo. Nesse caso, há uma chance de você ser hackeado.

Como você provavelmente já sabe, a temperatura do seu telefone aumenta se estiver sob pressão aumentada. No entanto, se você não estiver usando aplicativos grandes e com muitos recursos, pelo menos no momento, e seu telefone esquentar independentemente, considere o spyware o possível suspeito.

Como resolver este problema

O WhatsApp lançou uma atualização após o ataque, mas não há muito mais o que os usuários comuns de telefone possam fazer sobre isso. Esse é o único método conhecido para lidar com esse ataque específico. Pelo que parece, será suficiente para ajudá-lo a superar isso.

Também é uma boa idéia desativar rapidamente o WhatsApp Web. Há uma opção rotulada como "Sair de todos os computadores" que você deve usar. Ele também possui uma lista dos dispositivos dos quais sua conta foi usada pela última vez, para que você possa ver se há algum que não reconheça. Como você pode imaginar, isso seria um sinal infalível de um uso não autorizado da sua conta.

Os armários de aplicativos são uma consideração adicional, ajudando a bloquear qualquer aplicativo em seu smartphone. Dessa forma, os hackers terão que desbloquear o telefone antes de atacá-lo. Também existem armários destinados especificamente ao WhatsApp.

Por último, mas não menos importante, tente ativar a verificação em duas etapas nas configurações da conta para obter uma camada adicional de proteção.

Coisas para saber para o futuro

Ao contrário deste, muitos ataques de hackers podem ser evitados. Na maioria dos casos, inadvertidamente, concedemos aos hackers acesso aos nossos dispositivos quando abrimos uma mensagem infectada ou algum outro conteúdo enviado de uma fonte suspeita. Dessa forma, se você receber uma mensagem de um número desconhecido ou de um link suspeito, evite abri-lo. O mesmo vale para instalações de aplicativos. Você deve bloquear todas as instalações de fontes desconhecidas. A Play Store tem uma opção que permite fazer isso.

Redes públicas e não seguras são outra coisa da qual você deve estar atento. As redes em locais públicos geralmente são abertas e, portanto, devem ser evitadas, pois isso diminuirá o risco de ser invadido.

Se tudo falhar, é melhor bloquear o WhatsApp no ​​seu telefone com um armário de aplicativos ou simplesmente desativar sua conta do WhatsApp.

Deixar os outros saberem

Se você descobrir que foi hackeado antes que alguém lhe pergunte sobre atividades estranhas da sua conta, não deixe de contar a elas e publicá-las nas redes sociais que puder. Além disso, não se esqueça de relatar o problema ao WhatsApp, pois eles provavelmente o ajudarão a tomar outras medidas.

Quando tudo estiver dito e feito, você provavelmente não deve se preocupar muito. Com toda a probabilidade, você não é o principal alvo desses ataques, pelo menos se não estiver dando muitas informações nas mídias sociais. Tente compartilhar menos e se concentrar apenas no aspecto social desses aplicativos. Além disso, não se esqueça de tomar medidas preventivas, como bloquear o WhatsApp, apenas por uma questão de segurança.

Sua conta do WhatsApp já foi invadida? O que você fez e quais etapas você recomendaria que outras pessoas seguissem? Compartilhe suas dicas e experiências nos comentários abaixo.

O WhatsApp foi hackeado - o que fazer?