Anonim

Um leitor do TechJunkie nos escreveu no início desta semana perguntando como descobrir qual versão do Windows eles têm no computador. Como sempre, estou mais do que feliz em ajudar nossos fiéis leitores. Aqui está como descobrir qual versão do Windows você está executando no seu computador.

Todo usuário de computador deve saber o básico do que está sendo executado em sua máquina. Conhecer a versão e o tipo de bit do Windows permitirá que você selecione o software e os drivers certos quando precisar deles. Enquanto o Windows 10 cuida da maioria dos drivers para você, ele não lida com todos eles.

Você deve conhecer a versão do Windows e se é de 32 ou 64 bits. Um driver de 32 bits pode ser executado em um computador de 64 bits, mas não será otimizado para o sistema. Um driver de 64 bits não funcionará em um computador de 32 bits porque ele foi gravado especificamente para essa arquitetura. Felizmente, é muito simples descobrir qual é qual.

Como identificar sua versão do Windows

No nível mais básico, você deve ver qual geração do Windows você possui quando inicializa o computador. O logotipo do Windows informa se você está executando o Windows 7, Windows 8 ou Windows 10. Se você configurou o seu para não mostrar o logotipo ou a tela de inicialização, faça o seguinte:

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
  2. Selecione Sistema e, em seguida, Sobre na parte inferior do menu esquerdo.
  3. Verifique a edição e versão no painel central.

Como você pode ver na imagem principal, estou executando o Windows 10 Professional versão 1703 e é um sistema operacional de 64 bits. Para drivers e aplicativos, essas são as informações necessárias ao selecioná-las.

Se você estiver executando uma versão mais antiga do Windows, poderá usar a tecla Windows + I para acessar informações ou usar Informações do Sistema. Digite 'sysinfo' na caixa de pesquisa e selecione Informações do sistema. Isso exibirá uma janela do Painel de Controle que mostrará as mesmas informações.

Saiba mais sobre o seu computador

Se esse pequeno exercício de detetive tiver despertado seu apetite por mais, há muito mais que você pode descobrir sobre o seu computador.

  1. Clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de tarefas.
  2. Selecione a guia Desempenho.
  3. Selecione cada componente por vez no menu esquerdo.

O Performance Monitor lhe dirá que tipo e velocidade de processador você possui, quanta RAM está instalada e quanto está em uso e por quê. Ele também listará todas as unidades de disco, o fabricante e o número do modelo e as letras de unidade atribuídos a cada disco físico.

Se você realmente deseja cavar, selecione o link de texto Open Resource Monitor na parte inferior da janela para obter ainda mais dados. Este aplicativo mostra exatamente o que sua CPU e RAM estão fazendo no momento, qual tráfego de rede está sendo transmitido, quantos erros de memória você está recebendo, quão saudáveis ​​são suas unidades de disco e uma tonelada de coisas que você nunca usará.

Se você estiver mais interessado em suas placas gráficas e de som, podemos usar um aplicativo herdado chamado Dxdiag. Isso é incorporado ao Windows como a ferramenta de diagnóstico do DirectX.

  1. Digite 'dxdiag' na caixa de pesquisa do Windows e selecione a ferramenta de diagnóstico do DirectX.
  2. Deixe a ferramenta abrir e executar. Pode levar alguns segundos para coletar as informações.
  3. Leia o relatório e salve-o, se quiser.

O Dxdiag mostra qual placa gráfica você instalou, qual versão do Windows, versão do BIOS, memória, arquivo de paginação, versão do DirectX e muito mais. As guias na parte superior permitem aprofundar ainda mais e mostrarão seus monitores, placa de som e todos os dispositivos de entrada conectados.

O Dxdiag não é mais muito usado, mas antes que os drivers de gráficos e som se tornassem mais confiáveis, era uma valiosa ferramenta de solução de problemas para problemas de som ou gráficos. Agora é usado principalmente para informações. A guia Entrada é mais útil, pois lista todos os dispositivos USB atualmente conectados ao seu computador. Se você estiver solucionando problemas, o USB pode fornecer as informações necessárias para isolar o problema ou descobrir as informações do fabricante.

É assim que identifica sua versão do Windows e descobre muito mais sobre o seu computador. Você pode não precisar saber muito do que vê, mas pelo menos agora sabe como encontrá-lo, se precisar!

Existem outras maneiras úteis de identificar sua versão do Windows ou qualquer outra coisa sobre o seu dispositivo? Conte-nos sobre isso abaixo, se você o fizer!

Qual versão do Windows eu tenho?