Para que um sistema operacional seja realmente nerd, ele precisa atender a certos requisitos.
- Não deve ser o Windows.
- Não deve ser Mac.
- Deve ter uma enorme curva de aprendizado e levar meses para dominar.
- Deve ser feio. Um sistema operacional verdadeiramente nerd não é bonito. A GUI deve ser apenas o mínimo absoluto para realizar o trabalho.
- Deve ter a grande maioria das funções de comando executadas via CLI. E se você não sabe o que é CLI, então, que droga, você não é nerd o suficiente para usá-lo. ????
Alguns de vocês podem ter adivinhado o FreeBSD. Bom palpite, mas errado.
Você também deve ter adivinhado a computação antiga dos tempos de 8 ou 16 bits. Também errado.
O SO mais nerd ao lado de ter um mainframe IBM S / 390 em sua casa é o Plano 9.
O que é o Plano 9?
O plano 9 pretende ser um sucessor do UNIX, codificado originalmente no Bell Labs, as pessoas que trouxeram o UNIX original.
Se você conhece o UNIX, terá alguma familiaridade com o Plano 9. Aparentemente, o UNIX e o Plano 9 parecem agir da mesma maneira, mas a “coragem” de como ele funciona é distintamente diferente. Você pode fazer isso na seção Conceitos de Design do Plano 9 da Wikipedia. Você também pode ler os documentos do Plano 9 diretamente.
Como é o Plano 9?
Como algo de 1988:
O coelho visto é chamado Glenda, o mascote do Plano 9. Linux tem um pinguim; O plano 9 tem um coelho.
O que torna o Plano 9 tão nerd?
A natureza nerd vem do fato de que, mesmo se você já conhece o UNIX, terá que aprender tudo de novo quando começar a usar o Plano 9. E mesmo que consiga se contentar com o modo como funciona, obtendo as coisas feito será um desafio na melhor das hipóteses. É um desafio digno? Isso depende de você decidir.
O que você pode fazer com o Plano 9?
Você pode usá-lo para o propósito a que se destina, para pesquisas para ver como seria o próximo UNIX. Mas, tanto quanto usá-lo como seu sistema operacional diário, bem … provavelmente não. Você seria melhor com o pinguim para a computação do dia-a-dia, em vez do coelho. ????