Se você deseja melhorar um sinal de WiFi em casa ou no local de trabalho, encontrará vários termos diferentes para produtos similares. Você pode encontrar extensores, boosters e repetidores para sua conexão sem fio. Mas qual é a diferença entre essas opções?
Consulte também o nosso artigo Como conectar seu Amazon Fire Tablet a WiFi
Antes de decidir qual produto melhor combina com você, você deve saber que esses produtos são muito semelhantes. Todos eles têm o mesmo objetivo - aprimorar sua conexão sem fio e aumentar seu sinal.
Não deve haver nenhuma diferença em sua eficácia. No entanto, existem pequenas diferenças no modo como elas funcionam. Se você quiser saber mais sobre esses produtos, continue lendo. Este artigo explica como eles funcionam e ajuda você a escolher entre eles.
O que é um WiFi Booster?
Fonte da imagem: repeaterstore.com
Um reforço de WiFi se conecta ao seu roteador sem fio para aprimorar o sinal existente.
Quando você configura uma conexão à Internet de alta velocidade, geralmente recebe um modem e um roteador da Internet e os vincula por meio de um cabo Ethernet. O modem recebe dados da sua rede e seu roteador transmite sinais sem fio em uma determinada área.
Você pode transmitir os sinais em um raio maior com amplificadores sem fio. Os reforços têm uma antena forte, então eles captam o sinal e o amplificam.
Esse tipo de aprimoramento de sinal sem fio é ótimo para espaços grandes e planos. Não reduzirá a velocidade da sua rede ou a qualidade da sua conexão. As grandes empresas de salas abertas costumam usar um reforço de WiFi para cobrir todos os cantos de seus escritórios.
O que é um repetidor WiFi?
Como o próprio nome diz, este dispositivo repete o sinal sem fio existente para outra sala. Ele não se conecta diretamente ao seu roteador sem fio - é um roteador próprio.
Seu modem se conecta ao roteador principal, que envia um sinal ao repetidor. O repetidor retransmite o sinal para a nova área e você tem duas áreas diferentes cobertas.
Um repetidor é o dispositivo perfeito para transmitir sinal em espaços onde seu sinal normal não pode chegar. Se você deseja cobrir outro andar da sua casa com um bom sinal de WiFi ou se deseja estabelecer uma conexão no porão, usar um repetidor é uma excelente opção. No entanto, é menos eficaz do que um reforço em espaços abertos, pois pode reduzir a velocidade da banda larga.
O que é um WiFi Extender?
Um extensor de WiFi possui muitas semelhanças com um repetidor de WiFi. É basicamente outro roteador que você conecta a um existente via cabo Ethernet.
Portanto, você usa um cabo Ethernet para conectar um modem de alta velocidade a um roteador. Então você usa outro cabo para conectar esse roteador a um extensor.
Este é o aprimorador de sinal WiFi mais confiável, porque depois de configurá-lo, você pode ter certeza de que funcionará enquanto o roteador principal funcionar. A conexão via Ethernet torna a conexão mais estável.
Você pode usar outro roteador WiFi como seu extensor sem fio. Ele atuará como seu roteador secundário e você não precisará se preocupar com interferências na rede. Você também garantirá uma velocidade de rede quase igual à velocidade obtida com o roteador principal.
Qual dispositivo você deve usar?
Todos esses dispositivos têm o mesmo objetivo; portanto, se você deseja aumentar o sinal sem fio, qualquer um deles funcionará bem. No entanto, algumas pequenas diferenças podem ser importantes em sua escolha.
Novamente, se você deseja aumentar uma área aberta muito grande, como escritórios, pode usar um reforço de WiFi. Com um reforço, você pode aprimorar seu sinal sem o uso de cabos extras e cobrir todas as bordas do escritório.
Se você deseja fazer um sinal nos chamados "espaços mortos" da sua casa, como em outras salas de outros andares, é melhor usar um extensor. Com um extensor, você pode conectar dois roteadores com um cabo Ethernet e cobrir áreas completamente novas com velocidade e estabilidade semelhantes.
Mas se você deseja alcançar lugares que são inconvenientes para um cabo ou se não deseja usá-lo, use um repetidor. Por exemplo, um repetidor é muito mais conveniente se você deseja configurar um sinal sem fio sólido em um barco ou no quintal. O problema, nesse caso, é que você terá uma velocidade de banda larga mais lenta (às vezes até 50%). Os repetidores também são propensos a interferir com sinal de outros dispositivos.
Até você
Você tem alguma experiência com o uso de amplificadores, extensores ou repetidores para o seu sinal sem fio? Nesse caso, você está satisfeito com o dispositivo que configurou ou está pensando em alterá-lo? Compartilhe suas experiências abaixo.