Anonim

Se você administra uma empresa, a recuperação de desastres é algo que você precisa gastar um pouco de tempo planejando. De freelancer a multinacional, planejar o que fazer quando ocorrer um desastre com bastante antecedência economizará tempo e estresse quando acontecer. Dois termos usados ​​muito na recuperação de desastres são RTO e RPO. Qual é a diferença entre RPO e RTO e por que você deveria se importar?

O objetivo do ponto de recuperação (RPO) e o objetivo de tempo de recuperação (RTO) se preocupam com duas medidas específicas. Quantos dados sua empresa precisa proteger e quanto tempo ela pode operar, caso seus sistemas não estejam disponíveis. Qualquer empresa de qualquer tamanho que precise de TI para ser produtivo precisa levar em conta essas duas medidas.

Objetivo do ponto de recuperação (RPO)

O objetivo do ponto de recuperação se preocupa com o elemento de dados da recuperação de desastres. Por quanto tempo sua empresa mantém níveis de produtividade sem dados importantes? Por exemplo, se você acabou de terminar o design do site de um cliente e seu computador recebe um vírus, quanto tempo você pode ficar sem esse design até que o cliente seja impactado ou seu chefe fique chateado?

Se você fizer backup do seu design em um backup externo ou na nuvem a cada hora, seu RPO será menor do que se você fizer backup uma vez por dia. Como você perde uma hora de trabalho em vez de um dia inteiro, o dano potencial é menor. Multiplique isso pelo tamanho da empresa para criar um RPO adequado.

Um RPO também considera o tipo de negócio em que você atua. Uma empresa de comércio eletrônico não pode perder dados de um minuto, pois os pedidos podem ser perdidos e os clientes ficam decepcionados. Um designer gráfico freelancer pode lidar com mais tempo, dependendo dos prazos e do procedimento de backup.

Calculando seu RPO

O cálculo do seu RPO pode ser muito simples, mas não haverá dois iguais. Se sua empresa puder perder dados de cinco horas sem afetar os clientes, seu RPO será de cinco horas. Se você pudesse perder apenas uma hora, seu RPO seria de apenas uma hora.

Tudo depende do que sua empresa faz. Se você administra um contact center ocupado, seu RPO terá no máximo 15 minutos. Se você é freelancer, seu RPO será o período necessário para recuperar ou reconstruir os dados antes do término do trabalho. Quanto mais responsivo o negócio, menor o RPO.

Objetivo de tempo de recuperação (RTO)

O objetivo do tempo de recuperação está mais preocupado com o tempo que leva para se recuperar da interrupção e menos com o tempo de recuperação de dados. Quanto tempo sua empresa pode funcionar sem seus computadores? Quanto tempo você pode gerenciar sem uma conexão com a internet? É mais sobre produtividade geral do que perda de dados, mas não é menos importante que RPO.

A determinação do seu RTO depende de como você trabalha. O designer gráfico freelancer que faz backup na nuvem a cada hora seria completamente perdido sem o computador. Eles não estariam tão perdidos sem uma conexão com a Internet, desde que não usassem programas em nuvem para projetar. A produtividade pode ser afetada por não ser possível acessar recursos on-line, mas não necessariamente será interrompida.

Uma multinacional, por outro lado, pode ficar paralisada sem suas redes. Isso pode significar ausência de VoIP, reuniões, acesso a compartilhamento de arquivos, acesso a aplicativos na nuvem, backups e muito mais.

Cálculo de RTO

O cálculo do RTO exige que você calcule o tempo em que pode permanecer produtivo sem sistemas críticos. Ele deve levar em consideração backups, peças críticas, planos de recuperação de desastres, sites de recuperação de desastres e até a disponibilidade de BYOD ou computadores sobressalentes. Ele também precisa levar em consideração os vários cenários que você pode enfrentar, como ataques cibernéticos, DDoS, falha de hardware, falha na Internet ou até mesmo a criação de incêndios. Muitos podem ser categorizados, mas muitos são únicos e precisarão de cálculos RTO exclusivos. Os vários SLAs de fornecedores também precisam ser levados em consideração.

No exemplo do contact center acima, sua RTO depende se você possui sistemas de backup, uma solução em nuvem na qual os funcionários podem trabalhar em casa ou se você pode alternar para outro local para lidar com chamadas enquanto se recupera.

No exemplo do freelancer, o RTO depende de quanto tempo você pode gerenciar sem o seu computador antes de perder dinheiro ou perder um prazo.

Como seu nível mais simples, a diferença entre RPO e RTO são dados e sistemas. RPO é quanto tempo você pode lidar sem seus dados e RTO é quanto tempo você pode lidar sem seus sistemas. Embora simples de explicar, ambos podem ser incrivelmente complexos de calcular!

Qual é a diferença entre rpo e rto?