Modems e roteadores são dispositivos quadrados com cabos entrando e saindo e LEDs piscando. Além disso, eles servem a propósitos muito semelhantes - estão lá para conectar seu (s) dispositivo (s) à Internet. Não é de admirar que algumas pessoas achem difícil diferenciar entre os dois.
Consulte também o nosso artigo Como usar o computador ou laptop do PC como um roteador sem fio?
No entanto, eles têm funções diferentes quando se trata de estabelecer e direcionar a comunicação entre o (s) seu (s) dispositivo (s) e a Internet., você descobrirá quais tarefas o modem executa e quais pertencem ao roteador. Também abordaremos as populares soluções de modem / roteador 2 em 1 e redes mesh.
Modem
Nos tempos em que a internet estava na infância, havia apenas o modem. Era um dispositivo interno que conectava o computador à linha telefônica. Com o advento dos serviços de cabo e DSL, os modems mudaram de aparência, tornando-se dispositivos externos. Sua principal função, no entanto, permaneceu inalterada.
O modem (desmodulador do modulador) existe para desmodular o sinal de entrada do seu ISP e modular o sinal de saída do seu computador para o ISP. A maioria deles possui apenas uma porta Ethernet para conexão com fio a um dispositivo, um computador ou um roteador (se você tiver uma rede de computadores / dispositivos). Ao contrário do roteador, o modem é necessário para a conexão à Internet.
Os recursos mais comuns incluem uma porta Ethernet, conector coaxial (ou tomada de telefone, se for um modem DSL), chave liga / desliga e tomada de energia. Estes são encontrados principalmente na parte traseira do modem. A parte frontal está equipada com uma série de LEDs. Isso pode incluir ligar / desligar, entrar, sair, online e, dependendo do modelo, outros indicadores.
Roteador
O roteador é um desenvolvimento mais recente, que ganhou destaque com a Internet de alta velocidade e a necessidade de redes locais. Eles funcionam entre o modem e o computador (e outros dispositivos), servindo como um tipo de terminal de dados. Os roteadores garantem que os dados corretos cheguem ao dispositivo certo.
A função principal de um roteador é receber os dados recebidos do modem, empacotá-los e enviá-los ao dispositivo apropriado e vice-versa. Para isso, o roteador cria uma LAN (rede local) e atribui um endereço IP interno a cada dispositivo conectado. Por outro lado, os dados que saem do roteador e do modem terão um endereço IP externo único (o endereço que seu ISP atribuiu ao seu modem). Dentro da LAN, todos os dispositivos se comunicam e trocam dados através do roteador.
Diferentemente do modem, o roteador possui várias portas Ethernet, pois se comunica com vários dispositivos ao mesmo tempo. Além disso, ele terá o soquete WAN (wide area network) que o conecta ao modem. Os LEDs de status estão localizados na frente.
Os roteadores modernos também costumam usar antenas para conexão sem fio. Essa é a maneira mais comum de smartphones e tablets se conectarem à Internet. A grande maioria dos modelos terá uma ou duas antenas externas e outros possuem antenas internas. Modelos com mais de duas antenas geralmente são consideravelmente mais caros.
Roteador 2 em 1 Modem
Também existem dispositivos 2 em 1 que combinam as funções e propriedades do modem e roteador em uma unidade. Eles executam tarefas de ambos os dispositivos simultaneamente. Embora seja bastante útil se você deseja eliminar a confusão de cabos, pode ser uma verdadeira dor de garganta quando um roteador de modem 2 em 1 quebra.
Os sistemas 2 em 1 conectam seus dispositivos ao ISP de maneira mais direta e simplificada. Eles se parecem com um modem comum, embora também incluam um roteador por dentro. Na parte traseira, eles terão todas as tomadas e portas de um modem e um roteador, incluindo várias portas Ethernet para conexões com fio a vários dispositivos. Na frente, eles podem incluir indicadores adicionais, como canal (2, 4 GHz ou 5 GHz). Além disso, eles terão antenas para conexão sem fio (interna ou externa).
Malha
Às vezes, um único roteador não é suficiente para estender o sinal sem fio de qualidade para toda a casa. Os motivos podem incluir paredes impenetráveis, mau posicionamento do roteador, sinais fortes da rede do seu vizinho e muito mais. É aí que entram as redes baseadas em malha.
Para configurar uma rede mesh, você precisará adquirir extensores de sinal individuais e conectá-los ao roteador. A maneira mais comum de fazer isso é sem fio. A desvantagem da conexão sem fio é que o nó individual capta um sinal já enfraquecido para posterior distribuição aos dispositivos. Você também pode conectar os nós ao roteador via cabo Ethernet para preservar a força do sinal.
O interessante das redes mesh é a transição contínua de dispositivos sem fio de um nó para outro. Você também pode comprar os nós em kits (os pacotes mais comuns têm três unidades individuais). As redes mesh oferecem grande facilidade de uso, mas não possuem opções de personalização, pois são controladas principalmente por aplicativos móveis.
Conclusão
Modems e roteadores, enquanto trabalham em um objetivo comum e parecem bastante semelhantes, têm tarefas diferentes. Os modems recebem e enviam dados para a Internet enquanto os roteadores garantem que cada dispositivo na sua rede doméstica obtenha e remova os dados corretos. Felizmente, este artigo foi útil e informativo para você. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em perguntar na seção de comentários abaixo.