Anonim

As pessoas salvam páginas da web para garantir que podem recuperar informações mais tarde, sem precisar carregá-las na internet. Também é uma maneira de recuperar uma página da Web, caso o site original tenha uma interrupção ou fique offline por qualquer motivo.

Existem duas maneiras básicas de salvar páginas da Web, sendo através do navegador ou "imprimindo" em um PDF.

Pelo navegador

O navegador que possui o melhor recurso absoluto para salvar páginas da web é o Internet Explorer 8, pois ele pode salvar páginas inteiras como um "Arquivo da Web". Quando você clica em Arquivo / Salvar como (se não vir isso no seu IE 8, pressione ALT no teclado para abrir o menu), você verá como uma opção de salvamento:

Quando você escolhe salvá-lo, “triturará” tudo em um único arquivo:

Por que isso é o melhor? Porque é um único arquivo que contém tudo (e é por isso que é rotulado como arquivo morto). Todo o texto, todas as imagens e tudo incluído. Se você carregá-lo posteriormente, parece exatamente do jeito que era originalmente. É o melhor que eu sei, o único navegador que faz o que é certo.

Outros navegadores, como o Firefox, são salvos como "página da Web completa" e não passa de uma bagunça enorme. Será salvo um arquivo HTML, que é a página da web, mas também será criada uma subpasta com todas as imagens, arquivos JavaScript etc. Você pode literalmente obter mais de 20 arquivos com um único salvamento da página da web.

Ame ou odeie o IE 8, ele governa a polêmica quando se trata de arquivamento de páginas da web.

Desvantagens:

  • Apenas um - é proprietário do IE 8. Caso contrário, é a melhor maneira de arquivar uma página da web.

Via PDF Creator

Se você não usa o IE 8 e deseja que uma Web salve as páginas da Web em um único arquivo que inclui imagens e assim por diante, a melhor maneira de fazer isso é usar o PDF Creator para criar arquivos PDF. Este é um software gratuito que instala um driver de impressão virtual e pode ser usado no seu navegador preferido.

Depois de instalado, vá para qualquer página da Web, carregue-a e clique em Arquivo / Imprimir ou pressione CTRL + P.

Escolha PDF Creator na janela que aparece:

..Clique OK.

A página será compactada e preparada para renderização em PDF:

Você verá isso:

Clique no botão Salvar no canto inferior direito. Você será solicitado a nomear o arquivo e onde deseja salvá-lo. Depois de concluída, a página é arquivada como um PDF.

Desvantagens:

  • Muitas vezes, o criador do PDF usará como padrão uma fonte com serifa (Times New Roman), em vez da fonte vista na página da Web original.
  • Quaisquer links na página da web não funcionarão no PDF.

Essas desvantagens são geralmente aceitáveis, pois é o texto que mais lhe interessa quando se trata de uma página da web. Quaisquer imagens na página serão incorporadas no PDF; todo o texto também é pesquisável.

Além disso, o PDF criado mesmo para páginas da Web muito grandes será pequeno em tamanho de arquivo, adequado para o envio de email, se você desejar enviá-lo para um amigo.

Via ScreenGrab

Isso é apenas para o Firefox.

ScreenGrab é um plugin do FireFox. Ele permite salvar uma captura de tela PNG ou JPEG de qualquer página da Web, mas é muito melhor que o ALT + PrintScreen. O ScreenGrab fará uma imagem de toda a página, incluindo o tamanho total. A captura de tela tirada será idêntica à que você vê na tela.

Desvantagens:

  • Como o arquivo de saída é uma imagem, nenhum texto pode ser pesquisado e os links também não funcionarão.
  • O arquivo de saída padrão é um PNG. Se a página da web que você salvar for muito longa, o arquivo salvo será enorme.
  • Em páginas da Web muito grandes, o Firefox pode congelar ao tentar capturar uma tela inteira, principalmente em computadores mais lentos.

Você pode fazer a captura de tela que o ScreenGrab considera menor, propositadamente, não usando o navegador maximizado, porque sim, o ScreenGrab captura tudo - incluindo todo o espaço em branco nas laterais.

Para usar o ScreenGrab, instale o complemento e, em qualquer página da web, clique com o botão direito do mouse e escolha ScreenGrab:

“Página / Quadro Completo” salvará a página inteira, o comprimento e tudo.

"Parte visível" captura apenas o que o navegador está exibindo naquele momento.

"Seleção" permite selecionar o que você deseja capturar.

"Window" funciona como o ALT + PrintScreen.

Escolher Salvar salvará o arquivo. Escolher Copiar copiará a imagem para o buffer da área de transferência, onde você poderá colar em outro programa, como um editor de imagens, Word, etc.

Qual é a melhor maneira de salvar uma página da web?