Anonim

Você notará que o título deste artigo não diz formatar um disco rígido, mas sim apagar .

A maioria das pessoas pressupõe que a formatação de um disco rígido apaga tudo nele. Não é verdade. Uma unidade formatada pode recuperar seus dados facilmente com utilitários como este.

Os dados residuais que permanecem no disco rígido depois de formatados são chamados de remanência de dados.

Embora se diga que não há como apagar verdadeiramente um disco rígido, a formatação de baixo nível usando o que é conhecido como "DoD-7" tornará extremamente difícil recuperar dados depois que esse tipo de formatação for realizado.

O nome técnico do DoD-7 é o "Manual Operacional do Programa Nacional de Segurança da Indústria" do Departamento de Defesa dos EUA (US DoD 5220.22-M ECE). Esse método de formatação substitui um arquivo sete vezes e é considerado seguro.

A abordagem do Departamento de Defesa é: "Substitua todos os locais endereçáveis ​​por um caractere, seu complemento, depois um caractere aleatório e verifique".

Os formatos DoD-7 levam muito tempo para serem concluídos, geralmente várias horas. Para algumas unidades maiores, pode demorar metade do dia antes de terminar.

Quando é apropriado executar os formatos DoD-7?

Para uso doméstico normal, não é necessário, pois você é quem usa o disco rígido. No entanto, se você estiver vendendo um disco rígido ou vendendo um computador com um disco rígido que você já usou antes, você deve formatar o DoD-7. Ao fazer isso, você fica tranquilo em saber que quem recebe sua unidade ou computador não terá acesso aos dados que estavam lá antes.

Como você pode executar um formato DoD-7?

Existem utilitários gratuitos e pagos para executar esta tarefa.

Um dos utilitários mais bem pagos é o KillDisk. Este software é muito conveniente, pois além de instalar em um disquete, ele também cria um stick ou CD USB auto-inicializável. Muitos de vocês provavelmente usariam um pen drive. Basta colocar o stick, executar o software, escolher a letra da unidade apropriada e você terá um stick pronto para inicialização em alguns minutos. Possui opções para DOS e Windows, mas, para ser sincero, a versão do DOS é mais fácil e carrega muito mais rápido.

Um utilitário de freeware que muitos juram é o Darik's Boot and Nuke, comumente conhecido como DBAN. Não é tão fácil de usar ou configurar como o KillDisk, mas definitivamente faz o trabalho.

Nota final: No que diz respeito à formatação de baixo nível desse tipo, literalmente não há razão para ter um ambiente de estilo Windows para fazer isso. É completamente desnecessário ter resolução VGA e um ponteiro de mouse apenas para executar um formato. Faça da maneira DOS / terminal, porque é a melhor, mais rápida e mais eficiente.

Qual é a melhor maneira de apagar um disco rígido?