Se a sua experiência de jogo está sendo arruinada pelo atraso ou o seu episódio favorito da Netflix está baixando tão lentamente que você pensa que pode gritar, seu canal Wi-Fi pode precisar ser alterado.
Os canais que estão repletos de conexões serão significativamente mais lentos que os que não têm, e isso afetará o prazer e o uso que você obtém da sua conexão à Internet.
Mas como você sabe qual é o melhor canal de Wi-Fi para você? Honestamente, não há uma resposta definida para isso. A resposta dependerá de onde você mora e o número e a força das conexões ao seu redor.
O que podemos fazer é sugerir algumas dicas e métodos para descobrir mais sobre o roteador e a conexão, para que você faça a escolha mais informada sobre qual o melhor canal Wi-Fi para você.
Primeiro, encontre sua banda
Para diagnosticar qual canal Wi-Fi é melhor para você, primeiro você precisa encontrar a banda do roteador.
Muitos roteadores normalmente mostram sua banda na parte inferior do corpo. Cruze os dedos e verifique lá primeiro. Se você não conseguir encontrar sua banda na parte inferior do roteador, acesse o site da empresa e procure seu modelo. Lá, você também pode verificar se seus dispositivos - laptop, telefone celular, tablet e outros - têm capacidade de 5 GHz.
Se o site da empresa não exibir informações ou você não conseguir encontrar o modelo do seu roteador, qualquer um desses aplicativos disponíveis gratuitamente fará o seguinte:
Para desktops: InSSIDer, Fingbox, Scanner IP irritado, Acrílico
Para celular: Wi-Fi Analyzer, WiFi Connection Manager
2.4GHz vs 5GHz
A maioria dos roteadores usa o 2.4GHz. Essa frequência de banda oferece cobertura sólida em distâncias mais longas, mas é mais lenta que a de 5GHz.
A frequência de 5 GHz exige que os usuários estejam próximos ao roteador porque a frequência é alta e não viaja muito longe. Se você conseguir se sentar perto do roteador, você receberá velocidades muito mais altas.
Então pense em como você usa sua conexão com a Internet. Você se senta em um escritório com uma área de trabalho a apenas alguns metros do seu roteador? Nesse caso, você pode mudar para a conexão de 5 GHz e aproveitar seus benefícios. Se, por outro lado, é provável que você esteja constantemente em movimento, vagando de sala em sala enquanto estiver conectado ao Wi-Fi do seu tablet, a frequência de banda de 2, 4 GHz é uma opção melhor.
Fique longe do canal 6
A maioria dos roteadores usa a banda de 2, 4 GHz e, nesses roteadores, o canal padrão - o canal para o qual eles são definidos de fábrica e raramente são alterados - é o canal 6. Isso garante uma enorme concorrência ao roteador em um canal, o que significa que todas essas conexões concorrentes serão mais lentas. Se você pode alterar o seu canal Wi-Fi, sua conexão deve ficar lisa mais uma vez.
Dicas para escolher seu canal Wi-Fi
Se você decidir mudar seu canal Wi-Fi, há alguns indicadores a serem observados.
Antes de tudo, todos os dispositivos Wi-Fi na mesma rede precisam estar no mesmo canal. Caso contrário, as conexões falharão continuamente. Isso é importante lembrar.
Outro ponto a ser observado é que, na frequência de banda padrão de 2, 4 GHz, alguns canais se sobrepõem, enquanto outros não. Se os canais se sobrepõem, é provável que as velocidades caiam com a maior quantidade de tráfego. Aqueles que não se sobrepõem - canais 1, 6 e 11 - devem ter menos interferência entre os canais. Mas lembre-se de que o canal 6 é o padrão para a maioria dos roteadores; portanto, o canal 1 ou 11 é uma escolha melhor.
Para alterar seu canal Wi-Fi, use um programa mencionado na seção "Encontre sua banda" para inspecionar a quantidade de tráfego. Com esses programas, você pode ver claramente o volume de conexões para decidir qual é a menos cheia.
Não existe uma resposta única para o melhor canal Wi-Fi, mas conhecendo algumas informações, você pode melhorar a velocidade da sua conexão Wi-Fi.