Anonim

Há muitas razões pelas quais você pode precisar conhecer a marca e o modelo exatos da placa-mãe dentro do seu computador. Você pode não saber o que é, pode querer atualizar o BIOS ou drivers, adicionar mais RAM, esfriar com água ou algo completamente diferente. Aqui estão três maneiras de identificar rapidamente qual placa-mãe você está usando em um PC com Windows.

O hardware do computador tem tudo a ver com as especificações. Nem todos os componentes funcionam bem entre si e alguns funcionarão apenas com edições específicas de componentes específicos do fabricante. Portanto, é essencial descobrir as especificações exatas do seu computador. Felizmente, é realmente muito fácil de fazer.

Dois métodos usam as ferramentas internas do Windows, enquanto também usamos o excelente CPU-Z para descobrir o que você tem e onde.

Uma observação sobre a identificação de hardware : se você construiu seu próprio PC ou o construiu para você, todos esses métodos funcionarão bem. Se você comprou um multifuncional ou um PC fabricado da Dell ou da Hewlett Packard ou de outro fabricante, esses métodos podem ou não ser relatados no hardware. Alguns sistemas OEM relatam apenas sua marca e modelo, e não os componentes dentro deles. Tenha em mente se você comprou seu PC assim.

Informação do sistema

A maneira mais simples de identificar qual placa-mãe você está usando é usar o aplicativo Windows 10 System Information. Ele lhe dará uma visão geral de alto nível de tudo o que sabe sobre o hardware em sua máquina.

  1. Navegue para Painel de controle, Sistema e Ferramentas administrativas e de segurança.
  2. Selecione Informações do sistema e deixe o aplicativo carregar.
  3. A primeira tela deve mostrar em Modelo do sistema.

Informações do sistema também mostrarão o processador, BIOS, RAM e todos os tipos de informações. Não é infalível e não pode ler tudo sobre todos os dispositivos. Por exemplo, ele diz 'Não disponível' no meu próprio modelo de sistema, mesmo que os drivers corretos estejam carregados. Depende muito de quão boa é a instalação do Windows e se pode interrogar os drivers corretamente. Obviamente não no meu caso!

Linha de comando

Se as Informações do sistema não lhe disserem o que você precisa saber, a boa e antiga janela do CMD poderá. Como sempre, existe um método de linha de comando para conseguir a maioria das coisas em um PC com Windows, incluindo a identificação da placa-mãe que você está usando.

  1. Abra uma janela do CMD como administrador.
  2. Digite ou cole 'wmic baseboard get product, Manufacturer, version, serialnumber' e pressione Enter.
  3. O retorno deve mostrar o fabricante, a versão do produto, o número de série e a versão da sua placa-mãe.

Esta é uma maneira básica de identificar qual placa-mãe você está usando, mas funciona. Se tudo o que você procura é o tipo de versão ou chipset para drivers, firmware ou BIOS, essas são informações suficientes.

CPU-Z

Todo usuário de computador deve ter uma cópia da CPU-Z em sua máquina. É uma ferramenta gratuita que lê todos os aspectos do seu computador e os reporta de volta. Se você quiser saber alguma coisa sobre qualquer aspecto do seu hardware, esta é a ferramenta a ser usada.

  1. Baixe e instale o CPU-Z.
  2. Execute o software e permita que ele colete as informações no seu computador.
  3. Clique na guia Mainboard na CPU-Z.

Dentro da guia Mainboard, você verá tudo o que precisa saber sobre sua placa-mãe. Fabricante, versão, chipset e talvez nível de BIOS, dependendo da sua placa.

O CPU-Z é legal porque também identifica seu processador, RAM, GPU, voltagens, discos rígidos, núcleos e tudo o que você poderia querer saber sobre o seu hardware. Ele também contém uma ferramenta de benchmarking de CPU que pode ser útil para overclock e refrigeração. É grátis e sem adware também, o que é um bônus!

Outras maneiras de identificar qual placa-mãe você está usando

Esses três métodos obviamente não são as únicas maneiras de identificar qual placa-mãe você possui no seu computador. Eles são apenas os mais rápidos. Você também pode usar ferramentas do Windows, como o DXDiag, para identificar seu hardware, mas isso indica a mesma coisa que as Informações do sistema.

Você também pode simplesmente abrir o gabinete e dar uma olhada. Embora essa seja uma boa oportunidade para limpar a poeira, ela não indica necessariamente qual chipset ou modelo de placa-mãe você está usando. Por fim, inicializar seu computador no BIOS também informará tudo o que você precisa saber sobre sua placa-mãe. No entanto, isso significa reiniciar o computador. Por que fazer isso quando você pode descobrir as mesmas informações no Windows?

Existem outras maneiras legais de identificar qual placa-mãe você está usando? Conte-nos sobre eles abaixo, se o fizer.

Qual placa-mãe você tem? aqui está como dizer