Anonim

Se você vir o Windows 10 N ou Windows 10 KN edition ao procurar mídia de instalação ou ouvir ao discutir o sistema operacional e não tiver ideia do que é, não está sozinho. Eu só descobri essas versões há alguns meses e elas existem desde o Windows XP!

Ambas as edições ficam ao lado do Windows 10 Home e Professional padrão e parecem separadas do habitual. Então eles contêm algo especial? Estamos perdendo por não usá-los? Ou eles podem ser ignorados com segurança?

Na verdade, existem três edições especiais de cada versão do Windows. Windows 10 N, K e KN. A boa notícia é que elas não são versões sobrecarregadas do sistema operacional e não contêm nada que você esteja perdendo. Eles são realmente bastante mundanos.

Edições especiais do Windows 10

O Windows 10 N edition é uma versão européia especial do sistema operacional que teve o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker removidos.

O Windows 10 K edition é uma versão sul-coreana especial que possui links para utilitários de software concorrentes incluídos nele que competem com o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker.

O Windows KN edition é uma combinação de N e K que removeu o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker e inclui links para outras opções de software.

Por que fazer a edição do Windows 10 N?

Então, por que se preocupar com essas edições especiais? Se não gostarmos de um aplicativo ou recurso, podemos removê-los ou desativá-los, certo?

A resposta está ligada à legalidade. A União Européia contestou com êxito a inclusão da Microsoft do Windows Media Player, Windows Media Center e Windows DVD Maker no Windows, alegando que violava as leis antitruste. Eles disseram que agrupar esses programas no Windows deu à Microsoft uma vantagem injusta e eles deveriam ser removidos. A Microsoft não tinha opção a não ser cumprir ou tirar o Windows das prateleiras de toda a Europa. A decisão também incluiu o Windows Messenger quando isso era uma coisa, mas que não é mais incluída no Windows.

Além de multar a Microsoft em US $ 613 milhões, a UE insistiu que a Microsoft fornecesse uma versão do Windows sem esses produtos instalados, chamada de edição N. Portanto, os compradores europeus tiveram a opção de comprar a versão padrão do Windows ou a edição N. Então a teoria continua assim mesmo.

Por que fazer o Windows 10 K edition?

A edição do Windows 10 K é uma história semelhante, mas na Coréia do Sul. É uma versão padrão, mas com os aplicativos do media player removidos. A decisão foi tomada em 2005 e, na época, o Windows também vinha com o Windows Messenger. Novamente, foi a legislação antitruste que disse que a Microsoft ganhou uma vantagem injusta ao agrupar seu próprio software no Windows.

A edição do Windows K, ao contrário de N, tem o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker instalados. Como o Windows não inclui mais o Windows Messenger, esse aspecto não é mais relevante. Em vez disso, o sistema operacional também continha links para alternativas de software concorrentes a cada um desses programas.

A principal diferença entre N e K é que a Europa permitiu à Microsoft vender a edição padrão ao lado de N, a Coréia do Sul não. Portanto, se você mora no país, a única versão legítima à qual você tem acesso é a edição K ou KN.

E a edição do Windows 10 KN, então?

O Windows 10 KN edition é uma segunda edição lançada na Coréia do Sul com o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker removidos, além de conter links para outros programas.

A edição Windows 10 KN, ao lado de K, eram as únicas duas versões legítimas do sistema operacional oferecidas para venda na Coréia do Sul.

Windows 10 Media Feature Pack

Para impedir que usuários da UE e da Coréia do Sul fiquem de fora, a Microsoft criou o Media Feature Pack, um download opcional que inclui o Windows Media Player, o Windows Media Center e o Windows DVD Maker.

Você pode baixar o Windows 10 Media Feature Pack diretamente da Microsoft aqui.

E o ponto é?

Parece que as autoridades da UE e da Coréia do Sul estavam fazendo uma observação, em vez de fazer algo prático. Todas as economias de mercado livre oferecem escolha e a maioria dos consumidores pode exercê-la. Só porque um produto vem com outros produtos, não significa que usaremos apenas o brinde. Geralmente, usaremos o produto de que gostamos, independentemente de sua origem, mesmo que tenhamos que pagar por ele.

É bom que as leis referentes à antitruste existam, caso contrário, nossos mercados seriam mais dominados pelas grandes empresas do que já são. Também é bom que tenhamos a opção de usar o Windows Media Player, o Windows Media Center, o Windows Messenger e o Windows DVD Maker, se quisermos, embora o Windows Messenger não exista mais, os outros ainda estão fortes.

O que é o windows 10 kn edition?